UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Social TV

Você está em: Projetos > Narrativas Seriadas > Social TV

O projeto Social TV pretende discutir as novas formas de participação, interação e produção de conteúdo estabelecidas pela Social TV. O conceito, discutido por Proulx e Shepatin (2012), se refere a postagem de comentários nas redes sociais de maneira síncrona a exibição da grade de programação.

No fenômeno, o watercooler é transportado para a instantaneidade da social media, o appointment televison se transforma em uma grande comunidade online, e a relação entre produtores e telespectadores ganha configurações inéditas. Além de proporcionar uma simbiose entre o ambiente televisivo e o computacional, a Social TV propícia o surgimento de novas métricas de audiência, em que as emissoras podem acompanhar em tempo real o perfil demográfico e psicográfico do seu público.

No backchannel – o canal secundário de compartilhamento de conteúdo gerado durante a exibição dos programas – os comentários, que antes eram restritos à sala de estar, ganham as redes sociais e, consequentemente, inúmeros interlocutores.

Neste sentido, procuraremos refletir sobre as características e as potencialidades da Social TV ao analisar estudos de casos. As análises abrangem cases envolvendo as narrativas ficcionais seriadas, os reality shows, entre outros programas da televisão estadunidense.

 

Confira as análises em: http://observatoriodoaudiovisual.com.br/resultados/social-tv/analise-2/

Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática