UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Levantamento

Você está em: Projetos > Competências Midiáticas > Levantamento

Levantamento de projetos e grupos de pesquisa especializados em mídia-educação

 

GABINETE COMUNICACIÓN E EDUCACIÓN

O Gabinete de Comunicación y de Educación é um grupo que pertence ao Departamento de Periodismo y Ciencias de la Comunicación da Universidad Autónoma de Barcelona (UAB) que tem por objetivo potencializar a pesquisa no campo de confluência dessas duas áreas.

Link: http://www.gabinetecomunicacionyeducacion.com/es 

 

PROJETOS DO OFICINA DE IMAGENS

Criada em 1998, a Oficina de Imagens – Comunicação e Educação é uma organização de sociedade civil de Belo Horizonte, MG, que atua há 18 anos para garantir os direitos de crianças, adolescentes e jovens. A instituição desenvolve projetos nos campos da comunicação e da educação por meio da criação de processos inovadores e de metodologias participativas.

Link: http://oficinadeimagens.org.br/produtos/videos/ 

 

ARUANDA LAB.DOC. – PESQUISAS E ANÁLISES SOBRE MÉTODOS DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE NÃO FICÇÃO

ARUANDA lab.doc. – Laboratório de pesquisas e análises sobre métodos de produção audiovisual de não ficção, em funcionamento desde 2004, é um laboratório dedicado a pesquisas teóricas e práticas sobre produção audiovisual de não ficção. Está vinculado ao programa de pós-graduação de Ciências da Comunicação da ECA – USP, tendo seu espaço de atividade dentro do CTR – Departamento de Cinema, Rádio e TV.

Link: http://www.mnemocine.com.br/aruanda/index.htm 

 

ÁBACO – GRUPO DE PESQUISAS INTERDISCIPLINARES SOBRE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO – UNB

O Ábaco inclui as linhas de pesquisa: Informática e formação de professores, Mídia, inclusão digital e juventude, Novas tecnologias de informação, comunicação e expressão e suas aplicações pedagógicas, TICE e divulgação científica.

Link: https://www.facebook.com/lababaco/

 

CULTURA MIDIÁTICA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO – UCB/DF

O Grupo de Pesquisa Cultura midiática, educação e tecnologias da comunicação está voltado para interesses científicos da cultura midiática que proporcionem retorno à melhoria da educação em estreito vínculo com as tecnologias da Comunicação.

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1077990725395095

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – UFPE

O Grupo de Estudos e Pesquisa Mídias na Educação faz parte de um esforço coletivo de investigação que visa compreender a implantação e os resultados do Programa Mídias na Educação que se configura como uma política pública para atender a demanda por formação continuada voltada ao uso da comunicação, suas linguagens e suas tecnologias em projetos educativos.

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8141946096410861

 

COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA – COMÍDIA – UFRN

O COMÍDIA visa atender a aspirações, no sentido de possibilitar que professores e alunos consolidem sua produção acadêmica e ampliem os campos de estudos do departamento de comunicação social da UFRN. A base de pesquisa busca contribuir com os estudos de comunicação social relativos ao estado e ao país para incrementar a dinâmica acadêmico-social.

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3575660194716691 

 

MIDIAÇÃO – GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCOMUNICAÇÃO – UFSM

O grupo Midiação – Grupo de Pesquisa e Extensão em Educomunicação, que funciona desde 2009, já realizou pesquisa e extensão nos três estados da Região Sul do Brasil, empreendendo o estudo da gestão da comunicação em espaços educativos e ofertando oficinas de formação em educomunicação para docentes de escolas públicas.

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4522890821681299

 

COMKIDS

O Comkids é uma iniciativa para a promoção e produção de conteúdos digitais, interativos e audiovisuais de qualidade para crianças e adolescentes, a partir de pressupostos de responsabilidade social, desenvolvimento cultural e economia criativa no Brasil, na América Latina e na Península Ibérica.

Link: http://comkids.com.br/

 

PROJETO GARANTINDO DIREITOS: FORTALECENDO O FÓRUM DCA

O Projeto Garantindo Direitos busca fortalecer a comunicação do fórum DCA, apoiar à Campanha Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, pesquisar sobre crianças e adolescentes viajando clandestinamente no trem da vale.

Link: http://matraca.org.br/category/noticias

 

GABINETE DE INVESTIGACIÓN EN COMUNICACIÓN Y EDUCACIÓN – PROJETO I+D+I “DINAMIC” (Desarrollo de Indicadores de Alfabetización Mediática Individuales, Corporativos y Ciudadanos)

Projeto sobre indicadores de alfabetização midiática.

Link: http://www.micinn.es/portal/site/MICINN/menuitem.7eeac5cd345b4f34f09dfd1001432ea0/?vgnextoid=83b192b9036c2210VgnVCM1000001d04140aRCRD

 

PROJETO EMEDUS

A Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), através do Departamento de Comunicação e Educação e um consórcio com seis outras instituições começará o projeto European Media Literacy Education Study, EMEDUS destinado a melhorar recomendações de políticas para a educação no campo da educação para os meios nos países da UE e do resto da Europa, assim como analisar recursos de educação de mídia para os professores, e as habilidades e meios de alfabetização e sua relevância.

Link: http://eumedus.com/

 

PROJETO SAFE SOCIAL MEDIA

O Projeto Safe Social Media busca resultados no estudo sobre o estilo de vida de jovens italianos e espanhóis. No futuro, espera envolver mais os alunos e dar mais famílias a oportunidade de treinar em segurança na internet. A coordenação é de Francesca Ranni.

Link: http://www.safesocialmedia.eu/

 

GRUPO CATAVENTO

Sediada no Ceará, a ONG Catavento concentra as ações nos contextos vividos no semi-árido. Com o intuito de  contribuir para a compreensão do papel educativo da comunicação, priorizando os processos formativos com crianças, adolescentes e jovens do semi-árido brasileiro, buscando a democratização da produção e do acesso ao conhecimento. Entre os projetos se destaca o “Eu prometo já morreu” vencedor do concurso REDE ANDI.

Link: http://www.catavento.org.br/index.php

 

GRUPO COMUNICAR

Em 1993, o “Comunicar” lança seu primeiro número. É uma plataforma consolidada e aberta para todos os profissionais da área de comunicação interessados em Educação em Mídia e Comunicação. Trabalha com dezenove temas de monografia na revista; seis temas de aulas práticas que são inseridas em escolas de ensino médio em conjunto com os professores.

Link: www.grupocomunicar.com

 

GIRA SOLIDÁRIO

A GIRA Solidário – Promoção e Defesa da Infância e Adolescência é uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos, certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e atua em Mato Grosso do Sul. Fundada em 26 de janeiro de 2002, por iniciativa da jornalista Patrícia Nascimento e do publicitário suíço Stephan Hofmann e com apoio da jornalista Moema Urquiza, a GIRA Solidário nasceu com o propósito de se tornar uma agência de notícias especializada em direitos da criança e do adolescente.

Link: http://www.girasolidario.org.br

 

MED ITÁLIA

O MED, a Associação Italiana para a Educação em Mídia e Comunicação, foi criado pela vontade de um grupo de acadêmicos, profissionais de mídia e educadores. Tem por finalidade atuar como um órgão de ligação entre aqueles que são sensíveis às questões relacionadas com a educação para a mídia e aqueles que querem se comprometer com uma nova qualidade de comunicação, que respeite a dignidade da pessoa e aberto à solidariedade.

Link: http://www.mediaeducationmed.it/?ui=desktop

 

VIRAÇÃO

A Revista Viração é mensal, com uma tiragem média de 8 mil exemplares e distribuição nacional. Seu conteúdo é produzido pelos Conselhos Jovens (Virajovens), presentes atualmente em 20 Estados brasileiros e no Distrito Federal, com uma metodologia de participação inovadora que procura aglutinar e favorecer a comunicação entre outras experiências do mesmo tipo, até então muito localizadas na comunidade, no bairro, na cidade.

Link: http://www.viracao.org/index.php/projetos/revista-viracao.html 

 

AGÊNCIA JOVEM DE NOTÍCIAS

A Agência Jovem de Notícias é uma iniciativa colaborativa que envolve diversas organizações, movimentos e projetos sociais e escolas no Brasil e no exterior. Promovida pela Viração Educomunicação, tem como objetivo principal ser um espaço virtual para compartilhar notícias produzidas por adolescentes e jovens a partir dos núcleos regionais, Conselhos Jovens da Viração e centros de produção de comunicação popular e juvenil das organizações parceiras.

Link: http://www.agenciajovem.org/wp/

 

MÍDIA E EDUCAÇÃO UFF

O curso Mídia e Educação: o audiovisual em sala de aula é um Projeto de Extensão vinculado ao Departamento de Cinema e Vídeo do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS/UFF). Tem como público alvo docentes e estudantes de licenciatura e vem sendo oferecido gratuitamente todos os semestres desde 2005.

Link: http://www.midiaeduca.uff.br

 

INSTITUTO ALANA

No Instituto Alana, o objetivo do Projeto Criança e Consumo é divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim como apontar caminhos para minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes dessa comunicação mercadológica. Recebe denúncias de pais e educadores de publicidade abusiva dirigida às crianças e atua por meio de ações jurídicas, de pesquisa e educação influenciando a formulação de políticas públicas e o debate na sociedade civil.

Link: http://alana.org.br/project/crianca-e-consumo/

 

EDUCAÇÃO PARA OS MEDIAS – PORTUGAL

A Educação para os Media pretende incentivar os alunos a utilizar e decifrar os meios de comunicação social, nomeadamente o acesso e utilização das tecnologias de informação e comunicação, visando a adoção de comportamentos e atitudes adequados a uma utilização crítica e segura da Internet e das redes sociais.

Link:  http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaocidadania/index.php?s=directorio&pid=93

 

INSTITUTO RECRIANDO

O Instituto Recriando, que está localizado em Sergipe, defende a inclusão digital de crianças e adolescentes para a garantia de seus direitos. Utilizando princípios da Educomunicação, o projeto disponibiliza oficinas de rádio, vídeo, web e mídia impressa. Os temas discutidos têm por finalidade a formação da cidadania dos alunos e a conscientização da comunidade.

Link: http://www.institutorecriando.org.br/

 

CIRANDA

Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência é uma organização da sociedade civil cuja sede é estabelecida em Curitiba, Brasil. É constituída por profissionais cujo objetivo de trabalho é efetivamente tendo crianças e adolescentes como prioridade absoluta em nossa sociedade, conforme determina a Constituição Federal.

Link: http://ciranda.org.br/

 

JORNALISTA AMIGO DA CRIANÇA

Criado em 1997, o projeto Jornalista Amigo da Criança resulta em uma rede de 376 profissionais com capacidade de interferência qualitativa e quantitativa na produção da mídia nacional. Esta, e a ética no exercício profissional, são características inalteradas das titulações que, a partir de 2012, acompanha o reposicionamento de atuação da ANDI.

Link: http://www.andi.org.br/pagina-minissite-jaca/objetivos

 

DONOS DA MÍDIA

O Projeto Donos da Mídia reúne dados públicos e informações fornecidas pelos grupos de mídia para montar um panorama completo da mídia no Brasil. Diversas informações estão detalhadas sobre os seguintes tipos de veículos: emissoras e retransmissoras de TV; rádios AM, FM, Comunitárias, OT e OC; operadoras de TV a cabo, MMDS e DTH; canais de TV por assinatura; e as principais revistas e jornais impressos.

Link: http://donosdamidia.com.br

 

EM DIÁLOGO

EM DIÁLOGO é um portal criado para estimular o diálogo, articular parcerias e socializar conhecimentos e experiências que contribuam para a melhoria do ensino médio público. A participação dos usuários é a chave para que o EM DIÁLOGO possa alcançar seu objetivo de ser um espaço de desenvolvimento colaborativo do conhecimento, onde pessoas de todo o Brasil possa contribuir com suas opiniões, suas experiências pessoais e relatos de propostas educativas inovadoras no ensino médio.

Link: http://www.emdialogo.uff.br/node/3458

 

BLOG MEDIA E LITERACIA

O projeto Media e Literacia são “encontros” onde formadores capacitados trabalham a área de educação para os media, que envolve educar com, sobre e através dos meios de comunicação. No final de cada projeto os formandos produzem sua própria mídia (ex. peça publicitária, documento audiovisual, etc). No caso dos docentes e outros formadores, estão previstas ações de formação que visam a partilha de técnicas e propostas de integração dos media e do seu conteúdo na sala de aula, demonstrando as suas potencialidades, e, também desenvolvendo uma análise mais crítica.

Link: http://midiaeliteracia.blogspot.com.br

 

REVISTA PONTOCOM

Voltada para pais, professores, responsáveis, profissionais da indústria de mídia, pesquisadores e acadêmicos, a revista pontocom busca informar, refletir e debater questões atuais na área de midiaeducação. Seu conteúdo são matérias, entrevistas, artigos, pesquisas, cases de sucesso e novidades sobre esta área no Brasil e no exterior, além de uma agenda de serviços e eventos sobre o assunto. A revistapontocom é um ambiente colaborativo de trocas de informações e experiências com crianças, jovens e adultos.

Link: http://www.revistapontocom.org.br/

 

EU KIDS ONLINE

EU Kids Online é uma rede coordenada pela professora Sonia Livingstone e pelo Dr. Leslie Haddon no Departamento de Mídia e Comunicação na Escola de Ciências Econômicas e Políticas de Londres. Sua finalidade é coordenar a investigação do modo como crianças utilizam as novas mídias, focando principalmente nos riscos e segurança online.

Link: http://www.lse.ac.uk/media@lse/research/EUKidsOnline/Home.aspx

 

KIDS ONLINE BRASIL

O Kids Online Brasil visa entender a percepção de jovens em relação à segurança on-line, bem como delinear as práticas de mediação de pais e responsáveis relacionadas ao uso da Internet. Utiliza a metodologia desenvolvida pela rede europeia EU Kids Online Network .

Link: http://www.cetic.br/

Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática