UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Eventos

Você está em: Eventos

II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas (2017)

 

O II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro de 2017, na Faculdade de Comunicação da UFJF. Com o objetivo de promover o intercâmbio de informações sobre as Competências Midiáticas e os resultados encontrados no projeto conjunto que está sendo desenvolvido pela Rede Alfamed, teve a presença de palestrantes do Brasil e do exterior em discussões sobre o panorama atual midiático e os desafios para a popularização deste campo de estudos a fim de promover o desenvolvimento da Competência Midiática no século XXI.

A competência midiática é a capacidade de acessar, analisar e avaliar as imagens, os sons e as mensagens que confrontam o sujeito contemporâneo, assim como comunicar de forma competente através das mídias disponíveis. Habilitando os cidadãos para o pensamento crítico e a resolução criativa de problemas, temos consumidores sensatos e produtores de informação. Nesse sentido, a competência midiática visa aumentar o conhecimento sobre as diversas formas de mensagens midiáticas presentes na vida contemporânea e ajudar os cidadãos a compreenderem a forma como as mídias filtram percepções e crenças, formatam a cultura popular e influenciam as escolhas individuais.

 

Acesse o site do Congresso: http://cicom.observatoriodoaudiovisual.com.br

 

II Simpósio de Literacia Midiática (2016)

 

Realizado na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM/UFJF), nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, o II Simpósio de Literacia Midiática foi organizado pelo projeto de pesquisa Observatório da Qualidade no Audiovisual. Sob a coordenação da Prof.ª Dra. Gabriela Borges, este ano o evento discute a produção audiovisual fora do circuito comercial com representantes da sociedade civil, acadêmicos e profissionais que pensam novas formas de expressão e, de certa forma, promovem o desenvolvimento das competências midiáticas dos cidadãos.

A programação incluiu mesas de debate com convidados dos coletivos Mídia NINJA, Jornalistas Livres e Intervozes, o apresentador do programa Ver TV, Lalo Leal; a profª da UFRJ e ex-secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes, e representantes da rede interuniversitária euroamericana de investigação sobre competências midiáticas, a Rede AlfaMed.

Através do estímulo ao debate de ideias, o Simpósio teve como conceito-chave a “Literacia Midiática”, que está relacionada com os processos de produção e consumo de mensagens midiáticas na sociedade digital e pretende promover tanto a leitura crítica das mídias quanto a capacitação para a produção criativa de qualquer mensagem midiática.

 

I Simpósio Internacional de Literacia Midiática (2014)

 

O I Simpósio Internacional de Literacia Midiática esteve integrado em uma série de eventos que o PPGCOM/FACOM promoveu no início do segundo semestre de 2014, entre eles as II Jornadas Internas do PPGCOM.

O Simpósio teve como objetivo promover o debate sobre a literacia midiática, em voga no contexto internacional, mas que ainda se encontra em fase embrionária no Brasil. Deu início ao projeto Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos, coordenado pela UFJF e que tem como parceiros as universidades UNB, UFSC, UEPG, UFF e UFTM e a Universidade de Huelva, na Espanha. Além disso, busca fomentar as atividades da rede de pesquisa ALFAMED, que agrega pesquisadores da área da alfabetização midiática composta pelos seguintes países: Brasil, Portugal, Espanha, Itália, Colômbia, Venezuela, Equador, Argentina e Chile. É importante ressaltar que estas atividades estão integradas no projeto de pesquisa Observatório da Qualidade no Audiovisual, financiado pela Fapemig, que prevê a formação de uma rede interdisciplinar de pesquisa.

Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática