O setor de Comunicação, Cultura e Eventos é responsável por planejar, executar e coordenar todas as atividades de comunicação do campus avançado, atendendo ao público interno (docentes, técnico-administrativos e discentes) e externo (imprensa e sociedade). As atividades do setor facilitam o acesso e a distribuição da informação de caráter institucional e pública, de forma responsável, transparente e ética. Desse modo, o setor busca posicionar e fortalecer a UFJF-GV no contexto acadêmico e na sociedade valadarense.   Entre as atividades desenvolvidas estão a divulgação de notícias institucionais nas mídias oficiais da UFJF-GV, envio de releases à imprensa da cidade, acompanhamento em entrevistas da Universidade, apoio na realização de eventos, atividades culturais que envolvem a comunidade acadêmica, e ainda criação de materiais para divulgação de atividades acadêmicas.