UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Projetos de Extensão

Você está em: Inserção social > Projetos de Extensão

=> Dinamização do ensino de Ciências e Zoologia: integração escolas-DZOO através de visitas orientadas e modelos facilitadores.

O projeto coordenado pela Profa. Dra. Mariana Fonseca Rossi destina-se a receber alunos do ensino fundamental e médio, das escolas da rede pública e particular, de Juiz de Fora e região, para explanação sobre os a grupos animais e suas peculiaridades no que se refere as suas características morfológicas, comportamentais, preservação e importância. As visitas orientadas ocorrem todas as sextas-feiras, de 13 às 15 horas, nos laboratórios do Departamento de Zoologia ou podem ser agendadas segundo a solicitação do professor. São realizadas palestras, vídeos, e jogos interativos que facilitam o ensino e a fixação do conhecimento de forma lúdica.

 

Bolsista: Andrá Nascimento
Local das atividades: Laboratório de Vertebrado, Invertebrado e Microscopia do Departamento de Zoologia – ICB/UFJF.

Contato: mfonsecarossi@gmail.com

 

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

=> A ciência que fazemos. [CLIQUE AQUI]

O projeto coordenado pela Prof. Dr. José Guilherme Lopes do Departamento de Química da UFJF, é formado por uma série de palestras para o público jovem com o intuito de aproximar o cientista dos estudantes, mostrando que a ciência produzida pelos professores está presente no cotidiano de cada um, além de demonstrar que a possibilidade de aquele aluno se tornar um pesquisador não é remota. Com intuído de desmistificar a ideia de que o meio acadêmico produz o conhecimento e transmite de forma acabada para a escola, pensando o professor como um técnico que vai simplesmente reproduzir aquele conhecimento. Esse projeto é mais uma etapa do processo de interface entre a escola base e a universidade. O modelo foi desenvolvido em parceria com os professores das escolas e esperamos dar continuidade a esse projeto piloto para tornar esse diálogo mais comum.

 

Veja a participação do docente do PPGCB-CBA, Prof. Dr. Fábio Prezoto no projeto [CLIQUE AQUI]

 

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

=> Educação ambiental e controle do caramujo africano Achatina fulica, no bairro Jóquei Clube I, Juiz de Fora, Minas Gerais. [CLIQUE AQUI]

O projeto coordenado pelas discentes do PPGCB-CBA Profa. Helba Helena Santos Prezoto e Profa. Paula Ferreira de Abreu e nove alunos do curso de Ciências Biológicas do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), tem como foco a conscientização, através da educação ambiental, de funcionários, alunos e professores, do bairro no que se refere aos riscos da presença do caramujo africano nas áreas urbanas, por ser um a importante vetor de microrganismos patogênicos, como bactérias e vermes. Bem como, o fato que de as conchas podem se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti, quando ocorre o acumulo da água das chuvas.

 

O trabalho de educação ambiental atendeu 422 pessoas, entre professores, alunos e funcionários da Escola Estadual Teodoro Coelho, bem como alguns moradores do bairro.

 

Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas – Comportamento e Biologia Animal