Fechar menu lateral

Laboratórios associados

1) LABORATÓRIO DE ECOLOGIA AQUÁTICA (LEA/UFJF): O Laboratório de Ecologia Aquática da UFJF é um dos mais conceituados laboratórios em estudos limnológicos do país. Equipado com alguns dos mais modernos equipamentos para estudos de emissão de gases em ambientes aquáticos, conta com diversos GPS, barco com motor de 50 HP, barco com motor de 5 HP, cromatógrafo gasoso, analisador de gás por infravermelho, analisador de carbono e nitrogênio, espectrofotômetro, microscópios opticos, microscópios esteroscópios, microscópios invertidos, microscópio de epifluorescencia, estufa, mufla, câmara de germinação, freezers, espectrômetro de massa, autoclave, radiômetros, sondas multiparamétricas, capelas de fluxo laminar, balança de alta precisão, analisador de clorofila e atividade fotossintética, cintilador, sala de experimentação microbiológica com controle de temperatura, sala de análises químicas com ar condicionado e exaustores e sala de estudos. Docentes Responsáveis: Fábio Roland, Nathan Barros, André Megali, Simone Jaqueline Cardoso e Raquel Mendonça.

2) LABORATÓRIO AVANÇADO DE ZOOLOGIA PROF. ERIK DAEMON (LAZ/UFJF): O Laboratório Avançado de Zoologia Prof. Erik Daemon foi fundado em 2007 e inteiramente reformado com recursos da FINEP em 2016. É atualmente um prédio de dois andares no qual se encontram instalados os Laboratórios de Mirmecologia, Protozoologia, Artrópodes Parasitos, Ecologia Comportamental de Insetos, Biocidas e, ainda, o Laboratório de Captura e Análise de Imagens, que possui potencial para implementação de uma Plataforma multiusuária de Microscopia Fotônica de amplo acesso por docentes de diferentes áreas do conhecimento e estudos em diferentes linhas temáticas: controle de patógenos, ação de substâncias de origem natural sobre parasitos e pragas, testes de substâncias bioativas em nível populacional e ecossistêmico e identificação e caracterização de organismos com potencial biotecnológico. Nesses laboratórios são desenvolvidos estudos sobre Taxonomia, Sistemática, Evolução Molecular, Ecologia Comportamental e Controle Biológico.  O LAZ conta com diversos equipamentos, entre eles: Fitotron EL011 Eletrolab, Microscópio Estereoscópico de Alta Resolução, Microscópio fotônico com contraste interferencial diferencial e Multímetro Digital de Precisão. Docentes responsáveis: Ralph Maturano, Juliane Lopes, Mariana Rossi e Roberto Júnio Pedroso Dias.

3) LABORATÓRIO DE ARTRÓPODES PARASITOS  (LAP/UFJF): No laboratório de Artrópodes Parasitos da UFJF são realizados estudos referentes à biologia, comportamento, controle e ecologia de artrópodes parasitos e dos agentes por eles transmitidos. O laboratório possui diversas estufas incubadoras para a manutenção dos objetos de estudo, balanças analíticas, microscópios estereoscópicos convencionais, microscópio estereoscópico e estufas de esterilização e secagem. Existe ainda um conjunto de 10 baias com cobertura com isolamento termoacústico, destinada a abrigar animais de pequeno e médio porte utilizados em experimentos e manutenção de colônia de carrapatos. Docente responsável: Ralph Maturano.

4) LABORATÓRIO DE PROTOZOOLOGIA (LabProto/UFJF): No laboratório de Protozoologia da UFJF são desenvolvidos projetos nas seguintes áreas de pesquisa (a) Parasitologia e Protozoologia Parasitária Animal, com ênfase na biologia, taxonomia e relações parasito-hospedeiro de animais domésticos e silvestres; (b) morfologia, taxonomia e fatores que influenciam as comunidades de ciliados do rúmen de ruminantes domésticos; (c) Protozoários de vida livre: taxonomia, morfologia, fisiologia e comportamento de protozoários ciliados de vida livre de águas continentais e sua utilização potencial como indicadores da qualidade da água; (4) Macroevolução.  O laboratório é dividido em sala de triagem e cultivo de micro-organismos, ambiente para microscopia e espaço para estudos em biologia molecular. Possui microscópios, estéreomicroscópios, fluxo laminar, banho-maria, centrífuga para tubos Falcon e para microtubos, autoclave digital, termociclador, sistema do fotodocumentação para gel com captura de imagens, transluminador, fontes para eletroforese, cubas de eletroforese, estufa analógica, vórtex, refrigeradores e freezer. Docentes responsáveis: Marta D´Agosto, Mariana Rossi e Roberto Júnio Pedroso Dias.

5) LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE CAPTURA E ANÁLISE DE IMAGENS (UFJF): Este laboratório é constituído de duas salas, uma sala de triagem e processamento de mateiral biológico (16m2) e uma sala (21m2) contendo equipamentos de microscopia de alta resolução, a saber: (a) Microscópio Olympus BX51 com contraste interferencial diferencial (DIC), sistema de captura de imagens, e software de análise de imagens ImagePro-Plus 5.0; (b) Microscópio Estereoscópicos de Alta Resolução (Olympus) com sistema de captura de imagens, software de análise e processamento de imagens; Microscópio Estereoscópico de Alta Resolução Zeiss Discovery v20, com sistema de captura de imagens, software de análise e processamento de imagens, bem como reconstrução de planos de foco. Todos os equipamentos desse Laboratório foram financiados pela FINEP.

6) LABORATÓRIO DE BIOCLIMATOLOGIA (UFJF):  O Laboratório de Bioclimatologia da UFJF consiste em dois Fitotrons com controle de temperatura umidade relativa, fotoperíodo e CO2 para estudos de Biologia Animal e Ecotoxicologia.

7) LABORATÓRIO DE ECOLOGIA COMPORTAMENTAL DE INSETOS SOCIAIS (UFJF): No laboratório de Ecologia Comportamental de Insetos Sociais da UFJF são desenvolvidas atividades de pesquisa relacionadas com Ecologia Comportamental de Insetos Sociais, Etologia, Etologia Aplicada e Conservação. O laboratório conta com microscópio estereoscópico e instrumentos para experimentação com formigas e vespas como câmeras fotográficas digital, termohigrômetros, termômetros digitais e ferramentas para estudos de campo. Docente responsável: Fábio Prezoto.

8) LABORATÓRIO DE BIOCIDAS (UFJF): No laboratório de Biocidas da UFJF são desenvolvidos experimentos com diferentes biocidas naturais. O laboratório conta com microscópio de campo claro, estufa para esterilização e secagem, placa aquecedora, micrótomo manual, banho histológico, aparelho de clevenger, aparelho rotavapor e coifa. Responsáveis: Coordenação do PPG Biodiversidade.

9) LABORATÓRIO DE HERPETOLOGIA (UFJF): No laboratório de Herpetologia da UFJF são desenvolvidas atividades de pesquisa nas áreas de diversidade sistemática, ecologia (dieta, reprodução e morfometria) e observações de comportamento de lagartos, cágados, tartarugas marinhas e serpentes. O laboratório conta com microscópio estereoscópico, câmaras fotográficas, termohigrômetro, termômetro digital de leitura rápida, cronômetros, lanternas, balanças digitais, pesolas (100, 500 e 1000gr), paquímetros manuais e digital, trenas, vidros para armazenamento dos espécimes, ferramentas de campo, equipamentos para amostragem como funis, baldes, direcionadores, GPS e material bibliográfico. O laboratório possui ainda uma área cercada de 36 m2 para manutenção e observações do comportamento de quelônios de água doce e lagartos. Localizado no LAZ (Laboratório Avançado de Zoologia), esse cercado apresenta áreas cobertas com telha e vegetação, além de torneira que possibilita constante renovação da água, provendo aos animais em observação áreas sombreadas e ensolaradas e permitindo que se termorregulem naturalmente. Docente responsável: Bernadete Maria de Sousa.

10) LABORATÓRIO DE ECOLOGIA COMPORTAMENTAL E BIOACÚSTICA (LABEC/UFJF): No laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica da UFJF são desenvolvidas atividades de pesquisa em Ecologia Comportamental de Insetos Sociais, Etologia, Etologia Aplicada e Conservação. O laboratório possui diversos GPS, esteremicroscópios, balança de precisão digital,  câmeras fotográficas, incluindo uma infravermelha, gravadores, microfones de arrasto para captura de sons subaquáticos, sensores de temperatura/umidade/luminosidade/velocidade do vento, sala de experimentação microbiológica e sala de estudos. Docentes responsáveis:  Artur Andriolo e Fábio Prezoto.

11) LABORATÓRIO DE DIVERSIDADE MALACOLÓGICA (UFJF): No Laboratório de Diversidade Malacológica da UFJF são desenvolvidas atividades de pesquisa tais como: diversidade, sistemática, taxonomia integrativa e comportamento de moluscos terrestres e de água doce. O laboratório é equipado com microscópio estereoscópico, geladeira, freezer, estufas, balança de precisão, vórtex, banho-maria, banho seco, micrótomo manual, banho histológico, sistema de coloração para histologia, além de kits para extração de DNA e material bibliográfico. Docente responsável: Sthefane D´ávila de Oliveira e Paula

12) LABORATÓRIO DE MIRMECOLOGIA (MirmecoLab/UFJF): No Laboratório de Mirmecologia da UFJF são desenvolvidos projetos nos diferentes aspectos de estudo com formigas, tendo como alvo principal a pesquisa com formigas cortadeiras, pertencentes aos gêneros Atta e Acromyrmex, que incluem a investigação e caracterização do sistema de forrageamento coletivo e individual. O laboratório conta com GPS, sistema de respirometria de fluxo,  balanças analíticas,  estereomicroscópios, sendo um deles com sistema de captura de imagens,  BOD,  estufa,  sonda de CO2,  termômetros de superfície a laser, trena laser, termo-higro-anemoluxímetro, câmaras fotográficas, filmadora e microcâmera de alta resolução analógica. Docente responsável:  Juliane Floriano Lopes Santos.

13) LABORATÓRIO DE INVERTEBRADOS BENTÔNICOS (LIB/UFJF): No Laboratório de Invertebrados Bentônicos da UFJF são desenvolvidas triagem, montagem de lâminas e identificação taxonômicas de insetos e oligoquetas de água doce, análise de matéria orgânica e granulométrica. O laboratório é equipado com microscópios ópticos, microscópios esteroscópios, estufas, mufla, agitador mecânico, peneiras para análise granulométrica, dragas e redes de coleta da fauna. Docente responsável: Roberto da Gama Alves.

14) LABORATÓRIO DE BRIÓFITAS (UFJF): O laboratório de Briófitas da UFJF foi reformado em 2019 e dispõe de capela de exaustão, centrífuga, banho maria, placa aquecedora, microscópios de luz – um deles com câmara clara acoplada para ilustração e microscópios estereoscópicos – um deles com câmera fotográfica que pode ser compartilhada com um microscópio. Docente responsável:  Andrea Luizi Ponzo.

15) LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA VEGETAL (LFV/UFJF): O Laboratório de Fisiologia Vegetal da UFJF foi implantado no ano de 2002 e inicialmente as pesquisas desenvolvidas se concentraram na área de propagação de plantas, mais especificamente na área de cultura de tecidos e micropropagação. Posteriormente, as pesquisas se expandiram para as áreas de bioquímica de plantas e ecofisiologia vegetal, o que somente foi possível após a aquisição de equipamentos de maior custo e complexidade. O laboratório conta com Analisador de Gás no Infra Vermelho (Li-Cor LI-6400-XT), Bomba de pressão de Scholander modelo 1505-D (PMS), clorofilômetro SPAD-502 (Konica-Minolta), Espectrofotômetro UV/VIS (Shimadzu), Sistema de eletroforese vertical Mini-Protean Tetracell + fonte (Bio-Rad), Centrifugas refrigeradas (Eppendorf e Thermo), Fluorímetro HandyPea Hansatec, Espectroradiômetro PSI, Biorreatores de imersão temporária TECNAL, Balança analítica eletrônica (Mettler-Toledo AB-204-S), GPS (Garmin), Rádios de comunicação (Motorola), Botijão armazenamento nitrogênio líquido (MVE), Dispositivo de descarga de botijão de nitrogênio líquido (MVE), Microscópio estereoscópico (Micronal), Máquina de gelo (Springer), Lavadora de vidrarias (Brastemp), sistemas de Ar refrigerado split, deionizadores de água, destilador de água, sala de crescimento, câmara de fluxo laminar horizontal Veco, autoclaves Fabbe-Primar, banho-maria Jouan, medidores de pH, mufla Jung, germinadores Tecnal, Casa de Vegetação com Sistema de Nebulização Automatizado, betoneira e peneira elétrica (ambos para preparo de substratos). Atualmente,  um importante projeto vinculado à Chamada Fapemig – Tecnologias para a recuperação da bacia do Rio Doce, impactada pelo rompimento da Barragem de Fundão, encontra-se em desenvolvimento no LFV da UFJF. Docente responsável: Paulo Peixoto

16) LABORATÓRIO DE ECOLOGIA VEGETAL (UFJF): O Laboratório de Ecologia Vegetal da UFJF possui acervo pessoal do Coordenador com aproximadamente 200 livros disponíveis para consulta in loco, estrutura para aulas e palestras no local, além de equipamentos para análise de dados ecológicos, para uso em trabalhos de campo, cursos e eventos científicos: Geladeira, Freezer, tesouras de alta poda, diversos GPS, câmeras fotográficas, esferodensiômetro, trado para coleta de solos, trado dendrométrico, suta dendrométrica, clinômetro eletrônico, scanner portátil , estufa eletrônica, estufa elétrica, balança semi-analítica e Conjunto “gap analyser” de fotografias hemisféricas. Docente Responsável: Fabrício Alvim Carvalho.

17) LABORATÓRIO DE BIOLOGIA REPRODUTIVA DE PLANTAS UFJF): No Laboratório de Biologia Reprodutiva de Plantas da UFJF são desenvolvidas pesquisas na área da Taxonomia, Sistemática e Biologia Reprodutiva de Angiospermas, especialmente em estudos na família Bromeliaceae. O laboratório conta com GPS, estereomicroscópio com câmera digital acoplada e software para medição de imagens, câmera digital com zoom, refratômetro de bolso e espaço reservado para biblioteca e estudo dos alunos. Docente responsável: Ana Paula Gelli de Faria

18) LABORATÓRIO DE PARASITOLOGIA (UFJF): No Laboratório de Parasitologia da UFJF são desenvolvidas atividades de pesquisa tais como:  Quimioterapia   das Leishmaniose, malária humana, imunoepidemiologia da malária humana, diversidade genética do Plasmodium falciparum e quimioteria de malária (modelos in vitro e in vivo), atividade antimalárica de extratos vegetais e substâncias quimicamente definidas, aspectos genéticos da Biomphalaria tenagophila do Taim, Interação Biomphalaria-Schistosoma mansoni e padronização de um modelo para controle da transmissão da esquistossomose. O laboratório é dividido em: sala para ensaios in vitro de cultivo de células e parasitos; sala de lavagem e esterilização de material; sala de manutenção e manejo de animais (camundongos) com controle de temperatura e luminosidade; duas salas para ensaios experimentais; sala para microscopia de fluorescência e fluorimetria; sala de criogenia onde encontram-se tanques de nitrogênio liquido e ultrafreezer; sala para extração de DNA e sala para manutenção e criação de moluscos. O Laboratório conta ainda com fluxos laminares (Vecco), estufas de CO2 (Thermo), microscópio invertido com sistema de fluorescência e de câmera acoplada (Nikon), incubadoras BOD (Fanem), fluorimetro (Bio-teck), microscópios opticos (Olympus), leitor de placas (Thermo), centrífuga refrigerada (Eppendorf), microcentrifuga, Phmetro, balanças eletrônicas, agitadores de tubo tipo vortex, freezer -20oC, freezer -80oC, termociclador e estufa de secagem e esterilização de material. Docentes responsáveis:  Kézia Scopel e Florence Rosa

19) LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA DO RÚMEN E DE ANÁLISES AMBIENTAIS (EMBRAPA GADO DE LEITE):  O Laboratório de Microbiologia do Rúmen e de Análises Ambientais está localizado na sede da Embrapa em Juiz de Fora e conta ainda com uma base de apoio no Campo Experimental da Embrapa em Coronel Pacheco – MG. Esse laboratório é equipado com GPS, sonda multi-parâmetro da marca Hanna, fotocolorímetro, chapas aquecedoras, banhos maria, estufas BOD, incubadora DBO-track, microscópios óticos, estufa, capelas de fluxo laminar, balança de alta precisão, balança analítica, biorreator com controle de temperatura, gases e agitação, acoplado a bomba para realização de pulsos de alimentação, câmara anaeróbia, Centrífuga refrigerada e aparelho Kjeldahl. Docente responsável: Marcelo Henrique Otenio

20) LABORATÓRIO DE SERVIÇO DE REFERÊNCIA NACIONAL EM VETORES DAS RIQUETSIOSES (FIOCRUZ/RJ): No Laboratório de serviço de Referência Nacional em Vetores das Riquetsioses, situado na FIOCRUZ/RJ, são desenvolvidas atividades de extensão, pesquisa e diagnose de vetores do Serviço de Referência, além da manutenção da Coleção de Artrópodes Vetores Ápteros de Importância em Saúde das Comunidades. Essa Coleção é institucional, reunindo mais de 18 mil espécimes brasileiros e exóticos em um acervo dividido nas seções Ixodológica (carrapatos), Acarológica (ácaros), Siphonaptera (pulgas) e Phthiraptera (piolhos). Esse número cresce continuamente em decorrência das atividades de pesquisa e da atividade de diagnose de vetores do Serviço de Referência. O laboratório é equipado com estereomicroscópio (lupa) Olympus SZH 10, agitador de tubos AP 56, balança de precisão Bl 320 m (shimadzu), banho-maria Intec, fluxo laminar Veco, fluxo laminar Veco projeto 240, fluxo laminar vertical Hygroterm, capuz extensor para câmara de eletroforese Bio-rad, 1 centrífuga 541r-eppendorf, centrífuga Minisplinplus (eppendorf), cuba de eletroforese Loccus, Phmetro, placa aquecedora Barnstead/thermolyne-17600-dri-bath, termociclador, UvtransluminadorBio-rad 2000, Scaner de gel, estufa de secagem de lâminas Aba vermelha, capela de exaustão, estufa incubadora microprocessada de cultura bacteriológica Quimis Q316M, centrífuga para tubos Quimis, autoclave AHMC Sercon, máquina seladora R. Baião, câmara climática MSM 831, conjunto de reprodução, tenda dobrável e placa aquecedora. Docente responsável: Gilberto Salles Gazêta

21) LABORATÓRIO DE ENTOMOLOGIA (EMBRAPA Gado de Leite): No Laboratório de Entomologia da Embrapa Gado de Leite são realizados o desenvolvimento de métodos de controle de insetos-praga das forrageiras, atividades de extensão e formação de recursos humanos. O laboratório é equipado com câmaras climatizadas do tipo BOD, câmaras climatizadas do tipo Fitotron, câmaras digitais, microscópio estereoscópico, casa-de-vegetação com controle de temperatura, umidade e fotoperíodo, espectrofotômetro e freezers. Docente responsável: Alexander Auad.

22) LABORATÓRIO DE BIOLOGIA CELULAR (LBC): O Laboratório de Biologia Celular da UFJF, estabelecido em 1995 pela Professora Rossana Melo, desenvolve principalmente pesquisas básicas sobre mecanismos celulares envolvidos em diferentes formas de inflamação. O objetivo destas pesquisas é entender como as células do sistema imune, incluindo macrófagos, eosinófilos e neutrófilos, respondem frente à situações de inflamação, como por exemplo, na defesa do hospedeiro à doenças infecciosas (como Doença de Chagas e Tuberculose) ou durante doenças alérgicas (como asma), através do estudo da atividade funcional e organização estrutural dessas células. Diversos processos e vias celulares têm sido investigados: transporte vesicular e mecanismos de secreção de mediadores da resposta imune, vias de sinalização associadas com inflamação incluindo as do metabolismo lipídico, formação de corpúsculos lipídicos e processos patológicos. Outra área de interesse do Laboratório envolve pesquisas de interface entre a Biologia Celular e Ecologia, com ênfase na ultraestrutura de microrganismos aquáticos, processos de morte de bactérias aquáticas, interações vírus-bactérias e relações patógeno-hospedeiro-meio ambiente.