UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ART323 – TEORIA DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL II

Você está em: Curso > Ementas > ART323 - TEORIA DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL II

ART323 – TEORIA DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL II

Carga Horária: 60h

Ementa:

Esta disciplina consiste numa introdução a algumas das principais teorias do cinema (continuação de teoria do Cinema e do Audiovisual I, agora com foco na teoria moderna ou contemporânea do cinema), por meio da reflexão sobre a obra de autores que pensaram a arte, o fazer, a técnica e a recepção cinematográfica ao longo do século XX. Assim, os alunos serão estimulados a conhecer e debater sobre o que já se pensou a respeito de primeiro cinema, cinema clássico, gêneros cinematográficos, documentário, ilusionismo, realismo, cinema moderno, modos de recepção e outros tópicos.

Bibliografia Básica:

AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus, 2004.

AUMONT, Jacques. Moderno? Por que o cinema se tornou a mais singular das artes. Campinas: Papirus, 2008.

DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento: Cinema I. Portugal: Assírio & Alvim, 2004.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo: Cinema II. Portugal: Assírio & Alvim, 2006.

MITRY, Jean. Estetica y psicologia del cine I: las estructuras. Siglo XXI, 1996.

MITRY, Jean. Estetica y psicologia del cine 2vol: las estructuras. Siglo XXI, 1996.

RAMOS, Fernão. Teoria Contemporânea do Cinema v. 1: Pós-Estruturalismo e Filosofia Analítica. São Paulo: SENAC, 2005.

RAMOS, Fernão. Teoria Contemporânea do Cinema v. 2: Documentário e Narratividade Ficcional. São Paulo: SENAC, 2005.

STAM, RoberT. Introdução à Teoria do Cinema. Campinas: papirus, 2004.

TUDOR, Andrew. Teorias do cinema. Lisboa: Edições 70, 2009.

XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 2008.

Bibliografia Complementar:

ALTMAN, Rick. Film/Genre. London: British Film Institute, 1999.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BORDWELL, David & CARROL, Noël. Post-theory: reconstructing film studies. Madison: University of Wisconsin Press, 1996.

CASETTI, Francesco. Teorías del cine: 1945-1990. Madrid: Cátedra, 1994.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

GIACOMANTONIO, Marcello. Os meios audiovisuais. Lisboa: Edições 70, 1976.

JAMESON, Fredric. As marcas do visível. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura da Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

LYOTARD, Jean-François. A condição Pós-Moderna. rio de janeiro: José Olympio, 2010.

MACEY, David. Penguin Dictionary of critical theory. londres: Penguin Books, 2001.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1996.

MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

MATTELART, Armand. História das teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.

MILLER, Toby & STAM, Robert. A companion to film theory. John Wiley Professio, 2004.

POLISTCHUK, Ilana & TRINTA, Aluizio Ramos. Teorias da Comunicação: o pensamento e a prática da comunicação social. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

ROSENFELD, Anatol. Cinema: arte e indústria. São Paulo: perspectiva, 2002.

SORLIN, Pierre. Cines Europeos, Sociedades Europeas, 1939-1990. Barcelona: Paidos, 1996.

TZIOUMAKIS, Yannis. American Independent Cinema: an introduction. EUA: Rutgers University Press, 2006.

Bacharelado em Cinema e Audiovisual