UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ART316 – TEORIA DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL I

Você está em: Curso > Ementas > ART316 - TEORIA DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL I

ART316 – TEORIA DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL I

Carga Horária: 60h

Ementa:

Esta disciplina consiste numa introdução a algumas das principais teorias do cinema, por meio da reflexão sobre a obra de autores que pensaram a arte, o fazer, a técnica e a recepção cinematográfica ao longo do século XX. Assim, os alunos serão estimulados a conhecer e debater sobre o que já se pensou a respeito de primeiro cinema, cinema clássico, gêneros cinematográficos, documentário, ilusionismo, realismo, cinema moderno, modos de recepção e outros tópicos.

Bibliografia Básica:

AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus, 2004.

DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento: Cinema I. Portugal: Assírio & Alvim, 2004.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo: Cinema II. Portugal: Assírio & Alvim, 2006.

LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura da Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

MITRY, Jean. Estetica y psicologia del cine I: las estructuras. Siglo XXI, 1996.

MITRY, Jean. Estetica y psicologia del cine 2vol: las estructuras. Siglo XXI, 1996.

RAMOS, Fernão. Teoria Contemporânea do Cinema v. 1: Pós-Estruturalismo e Filosofia Analítica. São Paulo: SENAC, 2005.

RAMOS, Fernão. Teoria Contemporânea do Cinema v. 2: Documentário e Narratividade Ficcional. São Paulo: SENAC, 2005.

STAM, RoberT. Introdução à Teoria do Cinema. Campinas: papirus, 2004.

TUDOR, Andrew. Teorias do cinema. Lisboa: Edições 70, 2009.

XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 2008.

Bibliografia Complementar:

ARNHEIM, Rudolf. A arte do cinema. Lisboa: Edições 70, 1989.

AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.

BALAZS, Bela. Theory of the film. Nova York, Dover Public. Inc., 1970.

BAZIN, André. O cinema. São Paulo, Brasiliense, 1991.

MATTELART, Armand. História das teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.

Bacharelado em Cinema e Audiovisual