UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Grupos de Pesquisa

Você está em: Ações > Grupos de Pesquisa

CPCine: História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual

É um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, as linhas de pesquisa concentram-se tanto em pesquisas e reflexões teóricas sobre a história do cinema e da produção audiovisual (documentários e ficções) quanto na criação de projetos em cinema e audiovisual. O grupo recebe o apoio da Pró-reitoria de Cultura, Pró-reitoria de Extensão, FAPEMIG e CNPq para o desenvolvimento de pesquisa e material audiovisual.

Mais informações em: www.ufjf.br/cpcine


_____________________________________________________________________________________

ENTELAS: grupo de pesquisa em conteúdos transmídia, convergência de culturas e telas

A pesquisa desenvolvida pelo ENTELAS: grupo de pesquisa em conteúdos transmídia, convergência de cultura de telas abre para as possibilidades das múltiplas telas dos conteúdos transmídia e da convergência no espaço plurimidiático, através da diversidade das linhas de pesquisa que vão desde as narrativas televisivas aos conteúdos transmidiáticos deslizantes, englobando a maior diversidade de suportes como a televisão, o cinema, os dispositivos móveis, os computadores, os games e as histórias em quadrinhos. A diversidade, contudo, não se limita aos suportes e se apresenta também na urgente demanda das discussões sobre sexualidade e gênero e como ela é representada e trabalhadas nos mais diversos meios.

Mais informações em: www.entelas.com


_____________________________________________________________________________________

Historiografia Audiovisual

O Grupo de Pesquisa Historiografia Audiovisual, financiado pelo CNPq e pela Fapemig, objetiva levantar, investigar e divulgar a produção de filmes que apresentem como tema e objeto de reflexão a história da atividade cinematográfica no Brasil. O levantamento abrange, em um processo permanente de pesquisa, filmes documentais e ficcionais, de curta, média e longa-metragem, realizados em suportes analógico e/ou digital para circulação em cinema, vídeo, televisão e internet. Interessa-nos, assim, a história do cinema “escrita” pelos filmes, a partir de múltiplas perspectivas, desde o panorama cronológico mais tradicional até o filme-ensaio e as biografias de cineastas, técnicos e atores, passando por recortes mais específicos, como movimentos, filmografias, gêneros e estilos. 

Mais informações em:  https://historiografiaaudiovisual.com.br/


_____________________________________________________________________________________

LAVIDOC – Laboratório de Antropologia Visual e Documentário

O Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC) objetiva estudos, experimentações e diálogos entre Cinema e as Ciências Sociais, especificamente com as áreas de antropologia, sociologia e história. Criado em 2011, está vinculado tanto ao curso de Cinema e Audiovisual da UFJF do Instituto de Artes e Design quanto ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, ambos da UFJF. O LAVIDOC, certificado pelo DGP do CNPq é coordenado por prof. Carlos P. Reyna e, visa estabelecer um ambiente de pesquisa onde professores, pesquisadores e estudantes dessas áreas tentam, constantemente, refletir as especificidades, potencialidades e, sobretudo, algumas considerações metodológicas e epistemológicas a respeito da utilização fílmica e fotográfica na pesquisa de campo.

Mais informações em: http://www.ufjf.br/lavidoc/

 

Bacharelado em Cinema e Audiovisual