INICIAL

Em 04/12/1998 foi criada a Comissão de Ética na Experimentação Animal (CEEA) do Instituto de Biologia da UNICAMP, pela Portaria 07/98-IB (Processo nº07-P-23688/98) para atender a demanda das agências de fomento e periódicos internacionais indexados.

O Centro de Biologia da Reprodução (CBR) da Universidade Federal de Juiz de Fora, seguindo o exemplo de UNICAMP, e tendo por base os princípios éticos em Experimentação Animal adotados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA), cria a CEEA do Centro de Biologia da Reprodução que passa a funcionar em 1998 até o ano de 2000 de forma educativa, analisando protocolos de pesquisas do próprio Centro e outros órgãos de pesquisas locais. Pela Portaria 001/2001 de 22 de janeiro de 2001, o CEEA do CBR é criado oficialmente e mantém seu funcionamento até o término de 2002.

Em 8 de março de 2002, o CBR propõe à Reitoria da Universidade a institucionalização da CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais). Em 29 de agosto de 2002, o Conselho Setorial de Pós Graduação e Pesquisa aprova a institucionalização da CEUA, sendo elaborada a resolução 39/2002 que institui a Regulamentação sobre Ética para Trabalho Científico com Animais na Universidade Federal de Juiz de Fora. Através da Portaria 01/2002 de 19 de Novembro de 2002 é publicado a constituição da Primeira Comissão para análises de Protocolos de Ensino e Pesquisa em que se usam animais como modelo biológico.

Em 18 de julho de 2013, o regimento da CEUA recebeu nova redação para melhor adequação às normativas do CONCEA, assim a composição dos membros da CEUA foi alterada. A resolução que trata das atividades e composição da CEUA/UFJF encontra-se neste site.

Em atendimento as normativas do CONCEA hoje a Comissão de Ética só analisa os protocolos da própria Instituição.