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1º . passo Fluxograma

Para todos os projetos de pesquisa que forem realizados, integral ou parcialmente, no HU-UFJF/EBSERH, o primeiro passo para submissão do seu projeto é a avaliação pela Comissão Permanente de Avaliação de Viabilidade Econômica e Financeira. O objetivo é avaliar o impacto dos custos dos projetos e a conformidade entre o orçamento apresentado e os recursos disponíveis. Esta comissão se reúne na 1ª e 3ª sexta-feira de cada mês. A documentação abaixo deverá ser apresentada para análise:

 

1. Cadastro de projetos GEP HU-UFJF. (Modelo)

 

2. Cadastro pesquisador GEP HU-UFJF (Modelo). Caso o pesquisador já tenha cadastro, trazer apenas o número do mesmo.

Importante: O pesquisador responsável por projetos que forem realizados, integral ou parcialmente, no HU-UFJF/EBSERH deve ter vínculo institucional fixo (geralmente, o orientador).

 

3. Carta de encaminhamento. (Modelo)

 

4. Projeto de pesquisa. (Modelo)

 

5. Termo de consentimento livre e esclarecido de acordo com Carta Circular nº 003/2011 CONEP/CNS (Modelo) ou Dispensa de TCLE (Modelo). No caso de menores de idade ou indivíduos legalmente incapazes, utilizar os seguintes termos:

 

6. Orçamento financeiro detalhado informando quem será o responsável pelo financiamento da pesquisa. A planilha de orçamento deve seguir o modelo apresentado e a mesma deve ser assinada e carimbada pelo pesquisador principal. (Modelo)

 

7. Declaração de infraestrutura e concordância, assinada pelo responsável pelo setor/serviço do HU-UFJF onde será realizada a pesquisa. A mesma deve ser carimbada e assinada, com o prazo de validade de 03 meses para a submissão. (Modelo)

 

8. Comprovante de atualização do currículo do pesquisador principal e demais participantes ou recibo de atualização de currículo, emitido pela Plataforma Lattes do CNPq, com prazo de 03 meses anteriores ao início do processo de submissão (contado a partir da data da análise pela Comissão de Viabilidade Econômica e Financeira). (Apenas a primeira página do currículo).

 

9. Termo de Confidencialidade e Sigilo (Em casos de utilização de prontuários). (Modelo)

 

10. Folha de rosto do projeto gerada pela Plataforma Brasil após cadastro. (Assinada e carimbada pelo pesquisador responsável, no campo pertinente).

 

Orientações importantes sobre submissão na Plataforma Brasil. ATENÇÃO!!!

          1. O pesquisador responsável precisa se cadastrar na Plataforma. Durante o cadastro é necessário que seja declarado vínculo com a instituição, HU-CAS/UFJF, identificada através do CNPJ 21.195.755/0002-40; 

          2. Para quem já tem cadastro na instituição entrar em “alterar meus dados” – “adicionar instituição” e digitar o CNPJ 21.195.755/0002-40;

No momento do cadastro da instituição no projeto a mesma tem que aparecer conforme consta abaixo:

Sem título

          3.Quando da submissão do projeto, a instituição proponente a ser adicionada também deve ser HU-CAS/UFJF, com o mesmo CNPJ.

Sem título3

          4. Dúvidas adicionais consultar Manual de Submissão na Plataforma Brasil (verificar na página 10 que consta informações sobre a instituição proponente) (Manual de submissão). As dúvidas deverão ser encaminhadas ao e-mail: plataformabrasil@saude.gov.br.

 

AVISO IMPORTANTE!!!

Para projetos que NÃO serão realizados no HU-UFJF/EBSERH, NÃO É NECESSÁRIA avaliação da Comissão Permanente de Avaliação de Viabilidade Econômica e Financeira. Também não são necessários os cadastros do pesquisador e do projeto na GEP HU-UFJF.

O pesquisador submete o projeto à Plataforma Brasil, anexando os documentos listados no 1o. Passo, EXCETO: Cadastro do Pesquisador e Cadastro do Projeto.

 

2º Passo Fluxograma

Após a avaliação na Comissão Permanente de Avaliação de Viabilidade Econômica e Financeira, a folha de rosto é assinada pelo Superintendente do HU-UFJF, e o pesquisador recebe por email a orientação para retirar toda a documentação, digitalizá-la e anexá-la na Plataforma Brasil.

Muito importante: o pesquisador deve acompanhar o status do projeto via Plataforma Brasil, pois o sistema não envia email para o responsável, neste caso.

Os projetos deverão ser submetidos, com no mínimo 15 dias de antecedência para serem avaliados na próxima reunião. (Calendário)

 

3º Passo Fluxograma

Avaliação pelo CEP HU-UFJF

O pesquisador deverá acompanhar pela Plataforma Brasil o status do projeto após a avaliação pelo CEP.

 

O pesquisador deverá elaborar e apresentar relatório de conclusão do projeto de pesquisa, no máximo seis meses após o prazo de execução do projeto (Modelo). A partir de janeiro de 2017, só serão aceitos para avaliação projetos de pesquisadores em dia com relatórios de pesquisas finalizadas.