UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Tabela Periódica

Você está em: Projetos > Tabela Periódica

– Roteiro temporariamente suspenso para visitação agendada. –

É uma tabela periódica gigante, com mais de 3 metros de comprimento e dois metros de altura, totalmente interativa. Nela, os visitantes encontrarão 83 amostras de elementos químicos, além de 33 espécies minerais, nas quais podem ser encontrados vários elementos e diversas aplicações dos elementos químicos no cotidiano.

Através de um monitor touch-screen o visitante pode escolher um elemento específico, e ao tocar em seu símbolo, a luz correspondente à caixa, em que o elemento se encontra, acenderá e no monitor irão aparecer diversas informações. Além disso, o visitante pode escolher acender luzes coloridas para cada grupo específico da tabela: metais, não-metais, gases nobres e hidrogênio.

 

Tabela Periódica Interativa

Tabela Periódica Interativa

 

Roteiro de visitação

A visita à tabela periódica é constituída de quatro atividades:

1 – Visitação à tabela: os visitantes podem interagir com a tabela periódica.
2 – Sala de áudio-visual: são apresentados vídeos sobre a tabela periódica e sobre os elementos químicos, descrevendo suas características e propriedades.
3 – Sala de informática: os visitantes serão apresentados a uma tabela periódica virtual e irão obter diversas informações acerca da tabela e dos elementos químicos.
4 – Laboratório de química: são realizadas atividades experimentais envolvendo os elementos químicos.

 

Público alvo

Alunos do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. Também podem agendar visitas estudantes de graduação e o público em geral.

Número máximo de estudantes por visita: 40.

 

Horários

Manhã: 09 horas.

Tarde: 14 horas e 30 minutos.

Duração aproximada de duas horas.

 

Centro de Ciências