Fechar menu lateral

Nosso mascote: Quark

Quatro desenhos do mascote Quark: o primeiro de braços abertos de maneira receptiva e sorridente; o segundo com jaleco de cientista e óculos de proteção, passando um líquido de um tubo de ensaio para outro, sorrindo; o terceiro olhando sorridente através de uma luneta em nossa direção; o quarto com um jaleco de cientista e segurando um skate, sorrindo fazendo um sinal de vê com os dedos.

Quark é o nome do simpático mascote do Centro de Ciências da UFJF.

O nome vem do estudo da Física de Partículas e é um dos dois elementos básicos que constituem a matéria – o outro é o Lépton.

Já o animal que o encarna, é em homenagem ao esperto mamífero, muito parecido com um guaxinim, de nome Quati – derivada do termo tupi akwa’tim, que significa “nariz pontudo”.

O Quati se tornou o nosso mascote porque passeava pelas instalações do Centro de Ciências quando este era anexo ao Colégio de Aplicação João XXIII, o qual é cercado por um belo espaço de mata preservada. Sua alimentação se baseia em minhocas, frutas, insetos e ovos. Vivem em grupos de fêmeas e machos jovens, e os machos adultos só se unem ao bando para reprodução.

Quark tem grande importância na construção da nossa história, por isso, mesmo após a mudança do Centro de Ciências para a UFJF, ele foi mantido.

O mascote foi concebido pela ex-bolsista do Centro, Marcillene Ladeira, hoje mestra em Artes Visuais, e que veio a destaque com a exposição no saguão da reitoria da UFJF “Depois da Chuva”, com pinturas de tirar o fôlego. Para ler a matéria completa, acesse: Ex-bolsista do Centro de Ciências expõe no Saguão da UFJF.

Nosso mascote Quark espera por você!!