UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Quark

Você está em: Projetos > Quark

Quark sentado

       Nosso mascote Quark espera por você            Quark cientista

 

Quark é o nome do simpático mascote do Centro de Ciências da UFJF.

O nome vem do estudo da Física de Partículas e é um dos dois elementos básicos que constituem a matéria – o outro é o Lépton.

Já o animal que o encarna, é em homenagem ao esperto mamífero, muito parecido com um guaxinim, de nome Quati –  derivada do termo tupi akwa’tim, que significa “nariz pontudo”.

O Quati se tornou o nosso mascote  porque passeava pelas instalações do Centro de Ciências quando este era anexo ao Colégio de Aplicação João XXIII, o qual é cercado por um belo espaço de mata preservada. Sua alimentação se baseia em minhocas, frutas, insetos e ovos. Vivem em grupos de fêmeas e machos jovens e os machos adultos só se unem ao bando para reprodução.

 Quark tem grande importância na construção da nossa história, por isso, mesmo após a mudança do Centro de Ciências para a UFJF, ele foi mantido.

O mascote foi concebido pela ex-bolsista do Centro, Marcillene Ladeira, agora formada, e que veio a destaque com a exposição no saguão da reitoria da UFJF “Depois da Chuva”, com pinturas de tirar o fôlego.  Para ler a matéria completa, acesse: Ex-bolsista do Centro de Ciências expõe no Saguão da UFJF.

Nosso mascote Quark espera por você!!

Centro de Ciências