UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Planetário

Você está em: Mais informações > Exposições > Astronomia > Planetário

O novo Planetário do Centro de Ciências da UFJF conta com uma cúpula de projeção de 12 metros de diâmetro e um sistema de projeção Zeiss Skymaster ZKP 4. Com capacidade para 90 pessoas sentadas em poltronas reclináveis, são apresentadas sessões com temas relacionados à Astronomia.

Os filmes exibidos atualmente são “Astronomitos”, com faixa etária sugerida de 6 a 14 anos, “As Origens da Vida”, com faixa etária sugerida a partir de 13 anos, e “Fantasma do Universo”, com faixa etária sugerida a partir de 15 anos. Durante a exibição “Astronomitos”, é possível aprender sobre conceitos físicos dos corpos celestes, do planeta Terra e sobre a história das constelações e sua relação com a mitologia grega. O material selecionado para a sessão “As Origens da Vida” trata sobre teorias das origens da vida na Terra, extinção dos dinossauros e fenômenos físicos do planeta. Já a sessão “Fantasma do Universo” trata sobre a exploração em busca de matéria escura.

Todas as sessões têm cerca de 30 minutos de duração.

A inscrição para o Planetário deve ser feita exclusivamente pela plataforma online, no link a seguir. Atenção para as visitas de quintas-feiras à noite, que incluem também uma visita ao Observatório Astronômico e às demais exposições do Centro de Ciências. Nos demais horários, a inscrição é unicamente para o Planetário.

Para acessar a plataforma para fazer sua inscrição clique aqui. Lembre-se de ler atentamente os termos de visitação.

 

Foto-Planetário

 


 

O antigo Planetário do Centro de Ciências

 

Durante os anos 2008 a 2016, o Centro de Ciências possuía um Planetário Inflável, que contava com um equipamento de projeção do céu em um domo de lona de 6 metros de diâmetro.

Os visitantes podiam vislumbrar um verdadeiro céu estrelado, observar o movimento de rotação da Terra, o céu em diferentes latitudes e viajar pelo espaço sideral através de nossas diferentes sessões temáticas, adequadas às diversas faixas etárias.

Eram exibidas duas sessões diárias, uma pela manhã e outra à tarde, com duração de cerca de 30 minutos cada. As sessões eram direcionadas às escolas e grupos agendados, mas o público em geral podia participar também, sendo incluído nas mesmas sessões das escolas, desde que avisado com antecedência.

Os participantes assistiam às apresentações sentados no chão sobre um tatame, em um ambiente ventilado e termicamente isolado.

 

planetarioantigo

Centro de Ciências