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Descrição dos Kits da Experimentoteca

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Kits da Experimentoteca

  1. Decomposição das rochas para formar o solo,
         Decomposição do solo e
         Decomposição de materiais no solo
         (Solo 1, 4 e 5)
  2. Permeabilidade do solo (Solo 1)
  3. Preparação de um solo agrícola (Solo 3)
  4. Existência do ar e Combustão em recipiente fechado (Ar 1 e 6)
  5. Expansão e contração elásticas e térmicas do ar,
         O ar quente sobe no meio do ar frio e
         Princípio da máquina térmica
         (Ar 2, 3 e Física 6)
  6. Pressão atmosférica A e B (Ar 4 e 5)
  7. Estados físicos da água (Água 1)
  8. Destilação (Água 2)
  9. Flutuação e empuxo e Tensão Superficial (Água 3 e 4)
  10. Evolução (Seres 1)
  11. Microscopia (Seres 2)
  12. Doenças do Brasil (Seres 3)
  13. Reprodução (Seres 4)
  14. Metabolismo das plantas (Seres 5)
  15. Cadeia alimentar (Seres 6)
  16. Interações dos seres vivos e Sucessão ecológica (Seres 7 e 9)
  17. Adaptação dos seres vivos (Seres 8)
  18. Morfologia dos Invertebrados (Seres 10)
  19. Aparelho digestório (Corpo 1)
  20. Aparelho respiratório (Corpo 2)
  21. Aparelho Excretor (Corpo 4)
  22. Estrutura óssea (Corpo 5)
  23. Aparelho Reprodutor Masculino e Feminino (Corpo 6)
  24. Sistema nervoso – Órgãos dos Sentidos (Corpo 7)
  25. Dimensão do átomo (Química 1)
  26. Processos físicos e químicos (Química 2)
  27. Separação de misturas (Química 3)
  28. Eletrólise da água (Química 4)
  29. Ácidos e bases (Química 5)
  30. Noções de concentração (Química 6)
  31. Estequiometria (Química 7)
  32. Olímpiada das Coordenadas (Física 1)
  33. Máquina Simples (Física 2)
  34. Espaço Tempo e Velocidade (Física 3)
  35. Termometria (Física 4)
  36. Transferência de Calor (Física 5)
  37. Eletrostática (Física 7)
  38. Caminho da Eletricidade (Física 8)
  39. Lei de Ohm (Física 9)
  40. Magnetismo e Eletromagnetismo (Física 10)

 

Decomposição das rochas para formar o solo

Observar e comparar como o aquecimento/resfriamento das rochas geram rachaduras e contribuem para a formação do solo. Faz-se através do aquecimento de lâminas e lamínulas na lamparina e posterior resfriamento em água.

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Decomposição do solo

O kit contém material que permite aos alunos aquecerem um pouco de terra, possibilitando o reconhecimento de diferentes componentes nesta amostra de solo. Os alunos responderão a um questionário no decorrer da prática que os orientará e possibilitará um melhor entendimento do processo. Reconhecer a matéria orgânica e inorgânica que compõe o solo. Através do aquecimento, os materiais são decompostos e podem ser observados durante a experiência.

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Decomposição de materiais no solo

O kit contém material para que os alunos enterrem diferentes itens (insetos, folhas, pregos, vidros) e durante as semanas posteriores, observem e anotem o que aconteceu com o material enterrado, comparando seus diferentes tempos de decomposição. A duração da atividade desse kit é de 4 a 5 semanas.

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Permeabilidade do solo

Diferenciar a permeabilidade de diversos tipos de solo, suas características e usos específicos. Através do kit, pode-se instigar o aluno sobre o tema da impermeabilização das cidades e as enchentes. Faz-se através de diferentes materiais do solo que são misturados e colocados em funil com filtro de papel, e observa-se o tempo que a água passa através deles.

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Preparação de um solo agrícola

O kit contém amostras de areia, argila seca, calcário e húmus e material para plantio. Equipes de alunos devem preparar uma amostra de solo agrícola e plantar sementes de feijão nesse solo e realizar ainda um experimento controle plantando sementes de feijão no substrato “puro”. Com isso pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre a composição do solo e germinação de sementes.

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Existência do ar

Algumas coisas que existem na natureza são chamativas para os olhos. Outras, como o ar que respiramos, nem mesmo conseguimos enxergar. Mas como provar a existência de algo que não podemos ver? Neste experimento, de uma forma simples e com experiências fáceis de realizar, mostra-se que o ar existe e ocupa espaço. Apagam-se velas e enchem-se bexigas de formas diferentes de modo que, ao fim da apresentação, seja possível enxergar o ar com os olhos do conhecimento e se perceber que a ciência pode ir além do que podemos ver tocar ou enxergar.

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Combustão em recipiente fechado

Baseado nos preceitos físicos, pode-se dizer que os experimentos com recipientes fechados tem o objetivo básico de mostrar a evidência do oxigênio , seus efeitos sobre os corpos, e suas propriedades quando submetido a uma determinada situação. O Kit possibilita realizar experiências que discutem o preenchimento real do chamado “vazio” discutindo o que pode estar dentro de um recipiente após um processo de queima do oxigênio. Será que o oxigênio desapareceu simplesmente?

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Expansão e contração elásticas e térmicas do ar,

Este experimento tem por finalidade familiarizar o aluno com a expansão e contração térmica do ar, e mostrar como o mesmo se comparta quando é aquecido e resfriado, bem como a idéia de que, objetos se deformam quando submetidos à variação de temperatura.

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O ar quente sobe no meio do ar frio

O processo de aquecimento do ar por meio de uma chama mostra o surgimento de correntes de convecção, ou seja, o ar quente sobe, enquanto o ar frio desce. Neste Kit, se observa o ar quente saindo de uma lata de alumínio, ou impulsionando o movimento de uma ventoinha. Tal experimento permite explicar muitas aplicações do movimento do ar em equipamentos e fenômenos do nosso dia-a-dia.

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Pressão atmosférica A e B (Ar 4 e 5)

Pressão atmosférica é a pressão exercida pela atmosfera, devido a existência do ar em torno de nosso planeta. Este kit permite a realização de experiências com artefatos simples como, por exemplo, seringas de injeção. Assim é possível perceber os efeitos interessantes da ação da pressão atmosférica, seus efeitos e suas aplicações na ciência em geral e no cotidiano.

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Estados físicos da água (Água 1)

Devido à variação da temperatura, as moléculas da água podem se reorganizar, mudando assim o seu estado físico. Esse Kit permite fazer com que sejam visualizados os modos pelos quais podem ser atingidos os estados sólido, líquido e de vapor (ou gasoso) da água.

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Destilação (Água 2)

A ebulição de cada substância ocorre em temperaturas diferentes. O Kit permite realizar a experiência, que mostra a destilação de uma mistura sólido-líquido. Mostra-se, então, que é possível separar a parte sólida da parte líquida através desta técnica.

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Flutuação e empuxo

O Kit tem como objetivo mostrar a ação da força de empuxo, uma força que qualquer fluido exerce sobre um corpo nele mergulhado e, que não tem relação com a natureza do corpo imerso no fluido.

São utilizados diversos materiais, e é demostrado o funcionamento de submarinos com base na aplicação do conceito de empuxo.

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Tensão Superficial

A água, assim como outros líquidos, se comporta como se tivesse uma pequena membrana, que é uma película bem fina que se forma sobre os líquidos. Uma maneira de observar sua presença é colocar objetos sobre a mesma. Este kit permite realizar experimentos utilizando a água e que comprovam a existência dessa membrana.

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Evolução (Seres 1)

O Kit é composto por três Experimentos:

  1. Conhecendo os seres:
    Com o auxílio de painéis e cartas contendo informações sobre as Eras Geológicas, o aluno será capaz de identificar as etapas do processo evolutivo, correlacionando-as com as Eras.
  2. Medindo o tempo:
    O aluno poderá mensurar a duração de cada Era Geológica adquirindo, assim, a noção do tempo de duração de cada uma.
  3. “Fabricando” um fóssil:
    O experimento enfatiza a importância dos fósseis como indicativos do processo evolutivo. Utilizando materiais simples como recipientes plásticos, argila, folhas, ossos, os alunos poderão “fabricar” fósseis e analisá-los.

OBS.: O Kit contém um DVD que aborda temas como origem da vida, naturalismo, criacionismo, evolucionismo e seleção natural.

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Microscopia

O kit possui 5 microscópios e material para fazer lâminas com esfregaço bucal, sangue e tecido vegetal.

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Doenças do Brasil

O kit possui fichas com informações contendo o causador, sintomas e etc, de diversas doenças comuns no Brasil, através da utilização da chave de identificação, é possível descobrir o nome das mesmas. Nas resinas observa-se alguns hospedeiros (molusco e insetos) dessas doenças.

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Reprodução

O kit possibilita a realização de 2 práticas relacionadas ao ciclo de vida animal e vegetal. Em uma delas, o professor poderá demonstrar aos alunos os diferentes estágios de germinação de sementes e diferenciação de estruturas. Na segunda, deverá ser observado o desenvolvimento e reprodução de moscas drosôfilas em cativeiro (ovo, larva, pupa, adulto).
* A duração da prática é em torno de 10 dias

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Metabolismo das Plantas

O kit contém material para realização de 3 experimentos que demonstram os processos de condução, fotossíntese e transpiração, permitindo ao aluno compreender a importância desses processos para a manutenção da vida das plantas.

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Cadeia Alimentar

O kit possui fichas com informações sobre animais e plantas para a construção de diversas cadeias alimentares. Também contém instruções e viseiras para as dramatizações com os temas: “Presa e Predador” e “Controle Biológicos”, através dos quais compreende-se a transferência de energia ao longo dos níveis tróficos e o funcionamento dos controladores biológicos.

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Interações dos seres vivos

O objetivo desse kit é apresentar as principais relações entre os seres vivos, salientando a importância dessas para a sua sobrevivência. Para isso dispõe de um vídeo que apresenta relações como inquilinismo, protocooperação, mutualismo, competição, etc. Há ainda instruções para a realização de um jogo com os alunos onde eles, divididos em grupos, terão que agrupar determinado componente (p.ex. cobra, criança com piolho, flor, peixe comendo minhoca) em uma categoria (homem, plantas, animais) exclusiva ou em suas interseções.

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Sucessão ecológica

O kit contém uma fita de vídeo de aproximadamente 7 minutos e ilustrações em lâmina de transparência e papel couche (7 unidades). Os alunos sobrepõem as ilustrações mediante as informações fornecidas, de maneira que ocorra uma seqüência evolutiva de acontecimentos. Em seguida lêem um texto, respondem um questionário e fazem um jogo de palavras cruzadas

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Adaptações dos Seres Vivos

O kit contém 5 painéis com figuras coloridas e um conjunto de 6 seres vivos em resina plástica e réplica que tratam das adaptações relacionadas à defesa, alimentação, reprodução e ambientes vegetal e animal, e que permitem ao aluno conhecer as adaptações de alguns seres vivos, relacionando-as à sua sobrevivência no meio ambiente. Contém ainda uma fita de vídeo de aproximadamente 5 minutos e um álbum de fotos.

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Invertebrados

O kit contém: réplicas de diversos invertebrados; crustáceos, insetos e moluscos fixados em resina; fotos e esquemas; e fichas. Nas fichas existem informações quanto à morfologia desses e quando trabalhadas em conjunto com as réplicas, resinas e fotos, auxiliam na identificação e memorização dos mesmos.

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Aparelho Digestório

O kit possui materiais para a realização de experiências, que demostrarão a digestão in vitro através de reagentes químicos e produtos orgânicos. São sugeridas 2 práticas, sendo uma de curta duração (1h) e outra que os resultados só poderão ser avaliados depois de 24 hrs.

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Aparelho Respiratório

O kit é composto por 3 práticas que possibilitam o professor demonstrar os aspectos básicos da respiração, como a presença de CO2 na expiração através de reações químicas. Também há modelos de pulmões artificiais e a demonstração da capacidade respiratôria que varia de uma pessoa para outra.

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Aparelho Excretor

(Através da pele) O kit permite a visualização da perda diferenciada de água pelo organismo, através do suor, em diferentes partes do corpo humano utilizando-se de tiras de papel cobalto que mudam de cor em contato com a água.

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Estrutura Óssea

O kit evidencia os diferentes constituintes ósseos. Submetendo ossos de galinha a situações como fogo e meio ácido os alunos poderão comprovar a existências dos constituintes orgânicos e inorgânicos, observando o que a ausência de cada um destes provoca nos ossos.

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Aparelho Reprodutor Masculino e Feminino

O kit possui modelos anatômicos em resina plástica dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, possibilitando a visão externa e interna dos mesmos e relatórios que podem ser preenchidos pelos alunos.

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Sistema nervoso: Órgão dos sentidos

O kit traz um roteiro de uma série de experimentos para a percepção dos 5 sentidos e material tais como essências (para estímulo do olfato) e soluções (de sacarose, NaCl, ácido acético, etc. – para estímulo do paladar), que permitem ao aluno perceber como o sistema nervoso responde aos diferentes estímulos, que provêm do ambiente.

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Dimensão do átomo (Química 1)

Neste kit, os alunos podem ter uma idéia da dimensão do átomo através do uso de materiais comuns corno borracha, clipes…

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Processos físicos e químicos (Química 2)

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Separação de misturas (Química 3)

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Eletrólise da água (Química 4)

Neste experimento, com auxílio de urna bateria, passa-se uma corrente elétrica pela água e, são produzidos o gás hidrogênio (H2) e oxigênio (O2) em cada pólo da célula.

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Ácidos e bases (Química 5)

Neste kit fazem-se vários testes com diferentes soluções para indicar se elas apresentam um caráter acido ou básico. Para isto, utilizamos o azul de timol e a fenolftaleína como indicadores.
Soluções testadas:
a) Acido clorídrico
b) Hidróxido de sódio
c) Vinagre
d) Sabão em pó e água
e) Suco de limão
f) Leite de magnésia

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Noções de concentração (Química 6)

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Estequiometria (Química 7)

Em cinco tubos de ensaio contendo hidróxido de bário (Ba(OH)2) são adicionadas diferentes quantidades de CO2. Formando assim, diferentes quantidades de um precipitado. O CO2 adicionado foi gerado misturando bicarbonato de sódio com vinagre.

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Olímpiada das Coordenadas (Física 1)

Este kit tem como objetivo fazer com que os alunos se familiarizem com o sistema de eixos cartesianos, através de um jogo de localização de objetos.

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Máquina Simples (Física 2)

Este kit trabalha conceitos como alavanca, com um experimento de balança com a interação dos alunos, trabalha também. através de experimentos alguns conceitos sobre roldanas móveis e estáticas, e, ainda propõem uma discussão sobre torque e diagramas de forças.

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Espaço Tempo e Velocidade (Física 3)

Este kit tem como objetivo familiarizar os alunos com os conceitos de espaço, tempo e velocidade através de medidas sucessivas e, ainda propõem conceitos de energia e sua conservação envolvida no processo.

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Termometria (Física 4)

Este kit tem como objetivo trabalhar o conceito de temperatura e calor, tirando algumas concepções espontâneas sobre as propriedades físicas envolvidas, trabalha também o comportamento dos materiais quando são aquecidos e, ainda apresenta vários termômetros.

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Transferência de Calor (Física 5)

Esta prática tem como objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento das três formas mais importante de transferência de calor ( condução convecção e radiação). Ao final dos experimentos, os alunos serão capazes de associarem esses processos com fenômenos que ocorrem no dia-a-dia.

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Princípio da máquina térmica (Física 6)

Este kit tem como objetivo mostrar através de experimentos o funcionamento de uma máquina térmica. Essa prática propõe uma discussão sobre diferença de pressão.

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Eletrostática (Física 7)

Através desse kit, os alunos poderão fazer várias experiências sobre eletrização. As práticas têm como objetivo proporcionar para os alunos o conhecimento de cargas elétricas, tipos de eletrização (indução e condução) e forças elétricas. Além disso, os alunos terão uma noção de soma vetorial.

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Caminho da Eletricidade (Física 8)

Este kit tem como objetivo mostrar diversas formas de se acender uma lâmpada, e, através disso os alunos terão conhecimento do significado de materiais condutores e isolantes. Através de experimentos, os alunos aprenderão o que é corrente elétrica e seus percursos nos condutores. Assim, eles poderão fazer uma analogia desse conceito com os fenômenos que ocorrem em seus cotidianos.

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Lei de Ohm (Física 9)

Através das experiências contidas neste kit, os alunos poderão ter um conhecimento sobre corrente elétrica, tensão e resistência elétrica. Também é abordada a relação entre esses conceitos (lei de Ohm). Esse experimento propõe a montagem de um circuito elétrico e ensina a leitura de diversos valores de resistências.

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Magnetismo e Eletromagnetismo (Física 10)

Este kit propõe aos alunos experiências com imã, limalha de ferro e circuitos magnéticos. Através disso, os alunos terão conhecimentos de matérias magnéticos e não magnéticos e fenômenos os envolvendo.

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