UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

A Célula ao Alcance da Mão

Você está em: Projetos > A Célula ao Alcance da Mão

– Roteiro temporariamente suspenso para visitação agendada. –

O Centro de Ciências da UFJF oferece também como roteiro de visitação, a exposição permanente “A Célula ao Alcance da Mão”.

A exposição é fruto de uma parceria entre o Centro de Ciências e o Museu de Ciências Morfológicas da UFMG e oferece uma experiência única ao visitante ao ter contato com a Coleção de Arte-Educação constituída por 65 réplicas tridimensionais do corpo humano, representando suas células, tecidos, órgãos e sistemas. A exposição possibilita a inclusão de pessoas com deficiência visual, uma vez que as peças foram elaboradas em relevo, facilitando a percepção tátil de suas características morfológicas. Além das peças, a exposição conta com um livro em braile, oferecendo aos alunos novas possibilidades para a aprendizagem de Ciências.

 

As visitas são compostas de três atividades: 

Visitação à exposição: Os visitantes poderão conhecer, interagir com as peças e participar de dinâmicas e jogos com a mediação dos bolsistas;

Laboratório de Biologia: Os visitantes terão contato com microscópios através dos quais poderão ser observadas lâminas com células e tecidos do corpo humano;

Oficina de modelagem: A visita será finalizada com uma atividade de modelagem de estruturas do corpo humano em massinha, proporcionando ao visitante um momento de expressão artística onde todos, independentemente da idade, poderão aprender Ciências de forma lúdica.

 

O público alvo são os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, estudantes de graduação e público em geral. O número limite de visitantes por sessão é de 30 pessoas e os horários são: pela manhã, às 9h ou à tarde, às 14h30, com duração aproximada de 2h cada.

 

???????????????????????????????

Veja mais fotos em Galeria.

 

logossite

Centro de Ciências