UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Oficinas

Você está em: Visite o Centro de Ciências > Público geral > Com inscrição > Oficinas

<< Voltar

 

Selecione a oficina que você deseja participar. Leia também as informações adicionais abaixo.

 

D01

D02

D03

 

Em 2019, Ano Internacional da Tabela Periódica, o Centro de Ciências oferecerá três oficinas para o público em geral: “Química dos Elementos”, “Física Sem Mistério” e “Biologia em Ação”.

 

Na “Química dos Elementos”, serão explorados, de forma experimental, diversos aspectos sobre os elementos químicos, como suas propriedades, aplicações e ocorrências no cotidiano, tornando muito mais lúdico e agradável conhecer a classificação periódica dos elementos.

A “Física Sem Mistério” apresenta relações entre o conhecimento científico estabelecido e várias aplicações e fenômenos do nosso cotidiano. O poder da água e do ar, a energia do calor, as maravilhas da eletricidade, o equilíbrio das estruturas e dos seres vivos, as utilizações de espelhos e lentes, são alguns dos temas, entre outros, a serem abordados.

A interação das pessoas com réplicas dos órgãos e sistemas do corpo humano através de um jogo divertido e dinâmico e o trabalho do paleontólogo são algumas das atividades desenvolvidas na oficina “Biologia em Ação”.

 

Cada oficina dura cerca de 1 hora e tem 20 vagas. Para participar, é necessário se inscrever online em uma data e horário disponíveis.

É necessário chegar com 10 minutos de antecedência do início da oficina, para fazer o check-in!

 

As inscrições seguirão o seguinte cronograma:

 

__________________________________________________

 

Termos de inscrição para as Oficinas do Centro de Ciências:

 

01. Ao finalizar a inscrição, o responsável receberá um e-mail de confirmação de inscrição com um arquivo PDF anexado: este é seu ingresso. É obrigatório trazer o ingresso impresso ou no celular, para que possa ser feito o check-in, sem o qual não será permitida a entrada na oficina. As informações dos inscritos, o QR Code e o código de barras precisam estar nítidos, para que possam ser reconhecidos no check-in.

 

02. As inscrições para 2019 poderão ser feitas de acordo com o seguinte cronograma:

 

03. Deve-se chegar com 10 minutos de antecedência do início da oficina, para fazer o check-in.

 

04. As oficinas começarão pontualmente no horário marcado, e não será permitido entrar no laboratório após seu início.

 

05. Após o check-in, o visitante deve se dirigir diretamente para o laboratório que será indicado, não podendo circular no restante do prédio.

 

06. Na inscrição devem constar todas as informações pessoais que o formulário pede de cada visitante.

 

07. A oficina tem duração de cerca de 1 hora.

 

08. São 20 vagas por oficina.

 

09. Cada pessoa terá direito a até 5 ingressos por oficina.

09.1. Os ingressos são individuais, sendo necessária inscrição de todos os participantes da oficina, inclusive dos responsáveis pelos menores de idade.

09.2. Conforme o Parágrafo único do Art. 75 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990): “As crianças menores de dez anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição quando acompanhadas dos pais ou responsável.”

 

10. Cancelamentos podem ser feitos através da plataforma Eventbrite (fazendo login com o e-mail e a senha que foram cadastrados na inscrição, clicando aqui).

 

11. Caso tenha dúvidas no processo de inscrição, ligue para a nossa secretaria nos telefones: (32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914.

 

12. Para manter a organização e a qualidade do atendimento e da apresentação da oficina, solicitamos aos visitantes:

 

13. Ocasionalmente, o Centro de Ciências reserva-se o direito de fotografar as atividades das oficinas em nosso espaço, bem como seus participantes. Dessa forma, ao fazer sua inscrição, você declara estar ciente disso e também autoriza o uso de sua imagem e das pessoas sob sua responsabilidade para fins de divulgação do Centro de Ciências e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tanto por meio digital – como pelo website do Centro de Ciências e da UFJF e suas respectivas redes sociais, o que possibilita compartilhamento e replicação desse conteúdo por terceiros, pelos quais nós não nos responsabilizamos -, quanto por meio físico – através de cartazes, fôlderes, filipetas, outdoors e similares -, e para ilustrar e enriquecer trabalhos realizados por membros do Centro de Ciências, sejam mediadores ou funcionários, como apresentações em congressos, artigos, livros e similares.

Centro de Ciências