UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Escolas e grupos

Você está em: Visite o Centro de Ciências > Escolas e grupos

A marcação de visitas para escolas e grupos se aplica a turmas e grupos de no mínimo 20 pessoas e no máximo 40. E o agendamento deverá ser feito exclusivamente online, clicando aqui.

A plataforma de agendamento para está divida em três grupos:

 

Os agendamentos seguirão o seguinte cronograma:

 

 

Conheça os roteiros de visitação para escolas e grupos

 

Para as visitas agendadas, o Centro de Ciências conta com os seguintes roteiros guiados. O responsável pelo agendamento deverá escolher um dos roteiros para a visita, lembrando que nas terças-feiras à noite o roteiro inclui o Observatório Astronômico, se as condições climáticas forem favoráveis.

“Tabela Periódica Interativa”: Tabela Periódica Interativa + Química dos Elementos + Vídeo + Planetário

Faixa etária: 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Este roteiro inclui uma visita à Tabela Periódica Interativa, uma grande tabela com amostras de quase todos os elementos químicos, com a qual os alunos podem interagir. Logo em seguida, os visitantes seguem para a oficina Química dos Elementos, em que são explorados, de forma experimental, diversos aspectos sobre os elementos químicos, como suas propriedades, aplicações e ocorrências no cotidiano, tornando muito mais lúdico e agradável conhecer a classificação periódica dos elementos. Depois, os alunos assistem um vídeo que complementa a visita e, por fim, uma sessão do Planetário.

“Que Bicho é Esse? Interações entre parasitoses, corpo, ambiente e sociedade”: Planetário + Laboratório de Biologia + Exposição A Célula ao Alcance da Mão

Faixa etária: 11 a 14 anos.

Após a sessão no Planetário, os visitantes continuam pelo roteiro “Que Bicho é Esse? Interações entre parasitoses, corpo, ambiente e sociedade”.

Neste roteiro, os visitantes são convidados a entrar no mundo das parasitoses. Para isso, a visita será desenvolvida em dois momentos: exposição “A Célula ao Alcance da Mão” e o Laboratório de Biologia. Fazem parte desse cenário: órgãos e sistemas do corpo humano em gesso, animais e parasitos em feltro, lâminas de microscopia e organismos conservados em formol, de modo que o visitante não só reconheça “Que Bicho é Esse?”, mas compreenda as diversas interações de alguns parasitos com o corpo humano, o meio ambiente e os impactos na sociedade.

“Malacologia”: Planetário + Museu de Malacologia + Exposição Aprenda Brincando

Faixa etária: a partir de 6 anos.

Esse roteiro conta com uma sessão no Planetário e depois os visitantes vão para o Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira – onde podem aprender sobre o tema com atividades e os itens da exposição, que conta com uma extensa coleção de conchas. Na exposição “Aprenda Brincando”, os visitantes aprendem sobre alguns conceitos científicos de Física através de diversos equipamentos interativos e lúdicos. Em nosso salão, temos desde um espelho que cria uma ilusão de antigravidade até uma sala que divide sua sombra em três! E também o Gerador de Van de Graaff, que deixa os visitantes literalmente de cabelo em pé! Além de vários outros equipamentos interativos que demonstram como a Ciência se faz presente em nosso cotidiano.

“Matemática”: Planetário + Laboratório de Ciências e Educação Matemática + Exposição Aprenda Brincando

Faixa etária: a partir de 6 anos.

Esse roteiro conta com uma sessão no Planetário e depois os visitantes vão para o Laboratório de Ciências e Educação Matemática (LaCEM) – com um roteiro cheio de descobertas e aprendizado envolvendo materiais e conceitos sobre o mundo da Matemática. Um lugar para brincar e aprender! Na exposição “Aprenda Brincando”, os visitantes aprendem sobre alguns conceitos científicos de Física através de diversos equipamentos interativos e lúdicos. Em nosso salão, temos desde um espelho que cria uma ilusão de antigravidade até uma sala que divide sua sombra em três! E também o Gerador de Van de Graaff, que deixa os visitantes literalmente de cabelo em pé! Além de vários outros equipamentos interativos que demonstram como a Ciência se faz presente em nosso cotidiano.

Roteiros noturnos:

Nas terças à noite, os roteiros são adaptados para comportarem uma visita ao Observatório Astronômico, quando as condições climáticas são favoráveis. Portanto, há duas opções de roteiros noturnos, que são:

Faixa etária: a partir de 15 anos.

Esse roteiro engloba, além do Planetário e do Observatório, a oficina Química dos Elementos e uma visita ao Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira.

Faixa etária: a partir de 6 anos.

Nesse roteiro, os visitantes assistem às sessões do Planetário e do Observatório, e visitam o laboratório de Ciências e Educação Matemática (LaCEM) e a exposição Aprenda Brincando.

Para maiores informações sobre os roteiros, ligue para a secretaria do Centro de Ciências nos telefones: (32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914.

O Centro de Ciências está localizado no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, logo ao lado da Praça Cívica, na Rua José Lourenço Kelmer, s/n, no Bairro São Pedro.

Contamos com a sua visita!

Centro de Ciências