UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Escolas e grupos

Você está em: Agendamento > Escolas e grupos

Para ver a lista de escolas e grupos agendados, clique aqui.

A marcação de visitas para escolas e grupos se aplica a turmas e grupos de no mínimo 20 pessoas e no máximo 45. E o agendamento deverá ser feito exclusivamente online, clicando aqui.

Os agendamentos seguirão o seguinte cronograma:

 

 

Conheça os NOVOS ROTEIROS de visitação para escolas e grupos

 

Para as visitas agendadas, o Centro de Ciências conta, atualmente, com três roteiros guiados. O responsável pelo agendamento deverá escolher um dos roteiros para a visita, lembrando que nas quintas-feiras à noite, se as condições climáticas permitirem, será oferecida uma sessão de observação astronômica em troca de uma das atividades à escola.

ATENÇÃO: Os novos roteiros serão oferecidos nas visitas que ocorrerão a partir de maio de 2018. Visitas até abril de 2018 contarão com um dos dois roteiros anteriores, que eram “Aprenda Brincando” e “Energia Nuclear”. Qualquer dúvida, ligue para nossa secretaria nos telefones: (32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914.

 

Roteiro 1: Planetário (sessão “Astronomitos”) + “Aprenda Brincando” + Laboratório de Construção de Brinquedos Científicos

Faixa etária: 6 a 10 anos.

Esse roteiro conta com a sessão “Astronomitos” no Planetário, e depois os visitantes vão para a exposição Aprenda Brincando e para o laboratório.

Na exposição, os visitantes aprendem sobre alguns conceitos científicos de Física através de diversos equipamentos interativos e lúdicos. Em nosso salão da exposição “Aprenda Brincando”, temos desde uma maquete de uma casa com uma simulação de consumo de energia elétrica até uma sala que divide sua sombra em três! E também o Gerador de Van de Graaff, que deixa os visitantes literalmente de cabelo em pé! Além de vários novos equipamentos interativos que demonstram como a ciência se faz presente em nosso cotidiano.

No laboratório de construção de brinquedos científicos, os alunos fazem com as próprias mãos um brinquedo que envolve conceitos físicos de um jeito muito divertido.

 

Exposição Equipamentos Interativos

 

Roteiro 2: Planetário (sessão “As Origens da Vida”) + “Que Bicho é Esse? Interações entre parasitoses, corpo, ambiente e sociedade”

Faixa etária: 11 a 14 anos.

Após a sessão “As Origens da Vida” no Planetário, os visitantes continuam pelo roteiro “Que Bicho é Esse? Interações entre parasitoses, corpo, ambiente e sociedade”.

Neste novo roteiro, os visitantes são convidados a entrar no mundo das parasitoses. Para isso, a visita será desenvolvida em três momentos: exposição “A Célula ao Alcance da Mão”, laboratório de ciências e Museu de Malacologia. Fazem parte desse cenário: órgãos e sistemas do corpo humano em gesso, animais e parasitos em feltro, lâminas de microscopia, organismos conservados em formol e organismos vivos, de modo que o visitante não só reconheça “Que Bicho é Esse?”, mas compreenda as diversas interações de alguns parasitos com o corpo humano, o meio ambiente e os impactos na sociedade.

 

photo5035322476061632492

 

Roteiro 3: Planetário (sessão “As Origens da Vida”) + “Aprenda Brincando” + Show da Química

Faixa etária: 15 anos ou mais.

Esse roteiro inclui a sessão “As Origens da Vida” no Planetário, uma visita à exposição “Aprenda Brincando”, com brinquedos interativos com conceitos de Física, e um Show da Química: os visitantes acompanham no laboratório uma série de experimentos de Química com efeitos visuais surpreendentes. Um verdadeiro show!

 

roteiro3

 

O Centro de Ciências está localizado no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, logo ao lado da Praça Cívica, na Rua José Lourenço Kelmer, s/n, no Bairro São Pedro.

Contamos com a sua visita!

Centro de Ciências