UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Escolas e grupos

Você está em: Visite o Centro de Ciências > Escolas e grupos

<< Voltar

 

Selecione o turno no qual deseja fazer sua visita. Leia também as informações adicionais abaixo.

 

 

A marcação de visitas para escolas e grupos se aplica a turmas e grupos de no mínimo 20 pessoas e no máximo 40.

Os agendamentos seguirão o seguinte cronograma:

 

 

Conheça os roteiros de visitação para escolas e grupos

 

Para as visitas agendadas, o Centro de Ciências conta com os seguintes roteiros guiados. O responsável pelo agendamento deverá escolher um dos roteiros para a visita, lembrando que nas terças-feiras à noite o roteiro inclui o Observatório Astronômico, se as condições climáticas forem favoráveis.

 

“Tabela Periódica Interativa”: Tabela Periódica Interativa + Química dos Elementos + Vídeo + Planetário

Faixa etária: 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Este roteiro inclui uma visita à Tabela Periódica Interativa, uma grande tabela com amostras de quase todos os elementos químicos, com a qual os alunos podem interagir. Logo em seguida, os visitantes seguem para a oficina Química dos Elementos, em que são explorados, de forma experimental, diversos aspectos sobre os elementos químicos, como suas propriedades, aplicações e ocorrências no cotidiano, tornando muito mais lúdico e agradável conhecer a classificação periódica dos elementos. Depois, os alunos assistem um vídeo que complementa a visita e, por fim, uma sessão do Planetário.

 

“Que Bicho é Esse? Interações entre parasitoses, corpo, ambiente e sociedade”: Planetário + Laboratório de Biologia + Exposição A Célula ao Alcance da Mão

Faixa etária: 11 a 14 anos.

Após a sessão no Planetário, os visitantes continuam pelo roteiro “Que Bicho é Esse? Interações entre parasitoses, corpo, ambiente e sociedade”.

Neste roteiro, os visitantes são convidados a entrar no mundo das parasitoses. Para isso, a visita será desenvolvida em dois momentos: exposição “A Célula ao Alcance da Mão” e o Laboratório de Biologia. Fazem parte desse cenário: órgãos e sistemas do corpo humano em gesso, animais e parasitos em feltro, lâminas de microscopia e organismos conservados em formol, de modo que o visitante não só reconheça “Que Bicho é Esse?”, mas compreenda as diversas interações de alguns parasitos com o corpo humano, o meio ambiente e os impactos na sociedade.

 

“Malacologia”: Planetário + Museu de Malacologia + Exposição Aprenda Brincando

Faixa etária: a partir de 6 anos.

Esse roteiro conta com uma sessão no Planetário e depois os visitantes vão para o Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira – onde podem aprender sobre o tema com atividades e os itens da exposição, que conta com uma extensa coleção de conchas. Na exposição “Aprenda Brincando”, os visitantes aprendem sobre alguns conceitos científicos de Física através de diversos equipamentos interativos e lúdicos. Em nosso salão, temos desde um espelho que cria uma ilusão de antigravidade até uma sala que divide sua sombra em três! E também o Gerador de Van de Graaff, que deixa os visitantes literalmente de cabelo em pé! Além de vários outros equipamentos interativos que demonstram como a Ciência se faz presente em nosso cotidiano.

 

“Matemática”: Planetário + Laboratório de Ciências e Educação Matemática + Exposição Aprenda Brincando

Faixa etária: a partir de 6 anos.

Esse roteiro conta com uma sessão no Planetário e depois os visitantes vão para o Laboratório de Ciências e Educação Matemática (LaCEM) – com um roteiro cheio de descobertas e aprendizado envolvendo materiais e conceitos sobre o mundo da Matemática. Um lugar para brincar e aprender! Na exposição “Aprenda Brincando”, os visitantes aprendem sobre alguns conceitos científicos de Física através de diversos equipamentos interativos e lúdicos. Em nosso salão, temos desde um espelho que cria uma ilusão de antigravidade até uma sala que divide sua sombra em três! E também o Gerador de Van de Graaff, que deixa os visitantes literalmente de cabelo em pé! Além de vários outros equipamentos interativos que demonstram como a Ciência se faz presente em nosso cotidiano.

 

“Física”: Planetário + Laboratório de Física + Exposição Aprenda Brincando

Faixa etária: a partir de 11 anos.

Esse roteiro conta com uma sessão no Planetário e depois os visitantes vão para o Laboratório de Física, onde realizam experimentos sobre essa ciência que podem incluir temas como eletricidade, calor, espelhos, lentes, entre outros. Na exposição “Aprenda Brincando”, os visitantes aprendem sobre alguns conceitos científicos de Física através de diversos equipamentos interativos e lúdicos. Em nosso salão, temos desde um espelho que cria uma ilusão de antigravidade até uma sala que divide sua sombra em três! E também o Gerador de Van de Graaff, que deixa os visitantes literalmente de cabelo em pé! Além de vários outros equipamentos interativos que demonstram como a Ciência se faz presente em nosso cotidiano.

 

Roteiros noturnos:

Nas terças à noite, os roteiros são adaptados para comportarem uma visita ao Observatório Astronômico, quando as condições climáticas são favoráveis. Portanto, há duas opções de roteiros noturnos, que são:

Faixa etária: a partir de 15 anos.

Esse roteiro engloba, além do Planetário e do Observatório, a oficina Química dos Elementos e uma visita ao Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira.

Faixa etária: a partir de 6 anos.

Nesse roteiro, os visitantes assistem às sessões do Planetário e do Observatório, e visitam o laboratório de Ciências e Educação Matemática (LaCEM) e a exposição Aprenda Brincando.

 

Para maiores informações sobre os roteiros, ligue para a secretaria do Centro de Ciências nos telefones: (32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914.

O Centro de Ciências está localizado no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, logo ao lado da Praça Cívica, na Rua José Lourenço Kelmer, s/n, no Bairro São Pedro.

Contamos com a sua visita!

 

 

__________________________________________________

 

Termos de agendamento de visitas de escolas e grupos ao Centro de Ciências:

 

01. Ao finalizar a inscrição, o responsável receberá um e-mail de confirmação de inscrição com um arquivo PDF anexado: esse arquivo é o seu ingresso. É OBRIGATÓRIO TRAZER O INGRESSO IMPRESSO E COM ASSINATURA E CARIMBO DA DIREÇÃO DA ESCOLA, sem o qual não será permitida a entrada no Centro de Ciências. Atenção: o e-mail é enviado pela Eventbrite assim que a inscrição é finalizada. Confira na caixa de entrada do e-mail e, se não estiver lá, confira também na caixa de spam. Se não tiver recebido nada até meia hora após a inscrição, entre em contato com o Centro de Ciências por telefone ou e-mail imediatamente.

 

02. Os agendamentos para 2019 serão feitos de acordo com o seguinte cronograma:

 

03. Os agendamentos deverão ser feitos exclusivamente online, não sendo aceitos agendamentos por telefone ou presenciais.

 

04. Os agendamentos devem ser feitos pelos responsáveis da escola ou do grupo, não sendo aceitos agendamentos feitos por terceiros. Agendamentos feitos por terceiros serão cancelados sem aviso prévio.

 

05. Cada grupo ou escola poderá ter no máximo 8 agendamentos anuais.

 

06. O número mínimo de estudantes por visita é 20 e o máximo é 40. E o número máximo de acompanhantes é 5.

 

07. As visitas ocorrem de terça a sexta-feira nos turnos da manhã e da tarde e terça-feira no turno da noite.

 

08. O horário de visita é o seguinte:

 

09. Após a marcação da visita, será feita a confirmação através do telefone fornecido no formulário de visitação.

 

10. Cancelamentos podem ser feitos através da plataforma Eventbrite (fazendo login com o e-mail e a senha que foram cadastrados na inscrição, clicando aqui) ou por nossos telefones: (32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914. Caso seja necessário fazer um cancelamento, solicitamos que seja feito com o máximo de antecedência possível.

 

11. Caso tenha dúvidas no processo de agendamento, ligue para a nossa secretaria nos telefones: (32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914.

 

12. Não é permitido portar qualquer tipo de alimento ou bebida durante a visitação. O Centro de Ciências possui espaço específico para a realização do lanche. Recomendamos que os lanches dos visitantes sejam etiquetados com os nomes de cada um, pois todo o material é guardado em nossos armários e geladeiras logo no início da visita.

 

13. Recomendamos que celulares e máquinas fotográficas dos estudantes fiquem guardados para que não se perca o foco nas exposições. Caso queiram tirar fotos, sugerimos que um membro da escola ou grupo fique responsável por tirá-las.

 

14. Para manter a organização e a qualidade da apresentação do Planetário, solicitamos aos visitantes durante as sessões:

 

15. Os ônibus de transporte dos visitantes devem estacionar paralelos à academia ao ar livre, que fica em frente ao Centro de Ciências.

 

16. Ocasionalmente, o Centro de Ciências reserva-se o direito de fotografar as atividades das escolas em nosso espaço, bem como seus participantes. Dessa forma, ao fazer sua inscrição, você declara estar ciente disso e também autoriza o uso de sua imagem e das pessoas sob sua responsabilidade para fins de divulgação do Centro de Ciências e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tanto por meio digital – como pelo website do Centro de Ciências e da UFJF e suas respectivas redes sociais, o que possibilita compartilhamento e replicação desse conteúdo por terceiros, pelos quais nós não nos responsabilizamos -, quanto por meio físico – através de cartazes, fôlderes, filipetas, outdoors e similares -, e para ilustrar e enriquecer trabalhos realizados por membros do Centro de Ciências, sejam mediadores ou funcionários, como apresentações em congressos, artigos, livros e similares.

Centro de Ciências