Fechar menu lateral

Centro de Ciências terá programação de férias em janeiro

Período:

04/01/2020 a 02/02/2020

 

Horário de funcionamento: 

Terça-feira a sexta-feira, de 14h às 18h

Terça-feira e quinta-feira, de 19h às 21h

Sábado, de 14h às 17h

Domingo, de 10h às 13h

 

Imagem programação de férias 2020.

 

Para as férias de janeiro de 2020, o Centro de Ciências preparou uma programação especial: todas as exposições estarão abertas durante o período (Tabela Periódica Interativa, Aprenda Brincando, A Célula ao Alcance da Mão, Laboratório de Ciências e Educação Matemática, Espaço Interativo do Museu de Malacologia, Museu de Arqueologia e Etnologia Americana, Planetário e Observatório Astronômico). Além dessas exposições, iremos promover a pré-estreia da exposição “Vias do Coração”, apresentaremos uma nova sessão do planetário, denominada “Sol: Nossa Estrela Viva”, teremos cinco Oficinas de Ciências e a primeira Colônia de Férias Científica, realizada em parceria com o Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e o Instituto de Ciências Biológicas da UFJF.

 

Oficinas:

As Oficinas ocorrerão no horário de 15h às 16h, de terça-feira a sábado, sendo necessário fazer inscrição pelo site do Centro de Ciências. Tanto as crianças como os responsáveis devem fazer inscrição para participarem das oficinas.

 

Terça-feira: “Matemática e Arte”

A Oficina tem por objetivo mostrar na prática a relação entre dois campos do conhecimento humano, a Matemática e a Arte, demonstrando como a chamada por Gauss de a “Rainha das Ciências” está tão presente nas Artes, seja na música, na pintura ou outras áreas, como arquitetura e designe, envolvendo renomados artistas historicamente conhecidos e contemporâneos.

Vagas: 20 (inclui crianças e pais ou responsáveis).

Faixa etária: a partir de 8 anos.

 

Quarta-feira: “Física sem Mistério”

A Oficina apresenta relações entre o conhecimento científico estabelecido e várias aplicações e fenômenos do nosso cotidiano. O poder da água e do ar, o calor para a modernidade, as maravilhas da eletricidade, o equilíbrio das estruturas e dos seres vivos e as utilizações de espelhos e lentes são alguns dos temas a serem abordados.

Temas:

– 08/01/2020 – “Centro de Gravidade”.

– 15/01/2020 – “Termodinâmica”.

– 22/01/2020 – “Fluidos”.

– 29/01/2020 – “Ótica”.

Vagas: 20 (inclui crianças e pais ou responsáveis).

Faixa etária: a partir de 6 anos.

 

Quinta-feira: “Luzes”

Em nosso cotidiano, observamos diversas formas de emissão de luz. Esta Oficina mostrará como a Química contribui para essas diferentes formas, e como a luz está presente em nosso dia-a-dia. Iremos demonstrar como identificar a presença de sangue na cena de um crime, a origem da lenda de fantasmas em cemitérios, de onde vêm as cores dos fogos de artifício, como objetos brilham no escuro e muitos outros experimentos brilhantes!

Vagas: 20 (inclui crianças e pais ou responsáveis).

Faixa etária: a partir de 6 anos.

 

Sexta-feira: “Biologia em Ação”

Serão quatro temáticas diferentes, todas relacionadas à Biologia:

10/01/2020 – “Contação de Histórias: Os Animais do Mundinho” – Uma divertida história com o livro “Os Animais do Mundinho”, em que as crianças terão contato com a diversidade do reino animal, suas características, habitats e montarão exemplares de animais em peças de Tangram.

Vagas: 20 (inclui crianças e pais ou responsáveis).

Faixa etária: 4 a 7 anos.

17/01/2020 – “Na Trilha da Célula” – Essa Oficina conta com um jogo de tabuleiro que aborda o conhecimento sobre corpo humano. Dinâmico e desafiador, traz cartas com perguntas e curiosidades durante as fases. Venha trilhar esse caminho!

Vagas: 20 (inclui crianças e pais ou responsáveis).

Faixa etária: a partir de 10 anos.

24/01/2020 – “Lembranças do Planeta Terra” – Embarque em uma aventura junto a animais fantásticos, como os dinossauros e os mamutes. Conheça um pouco mais sobre a origem de nosso planeta e sua biodiversidade histórica, além de compreender como é o trabalho do paleontólogo e o que é e como surgiram os fósseis.

Vagas: 20 (inclui crianças e pais ou responsáveis).

Faixa etária: a partir de 6 anos.

31/01/2020 – “Cine-Molusco e Jogo Interativo do Caracolino” – Conheça mais sobre a vida dos moluscos através de um filme e de um jogo muito divertido.

Vagas: 20 (inclui crianças e pais ou responsáveis).

Faixa etária: 5 a 7 anos.

 

Sábado: “Na Pegada da Ciência: Uma Gincana Científica”

Seguindo as pegadas de grandes cientistas, os participantes serão desafiados em quatro experimentos (de Física, Química, Biologia e Matemática). Durante o percurso, temas do cotidiano serão apresentados de forma lúdica e divertida, mostrando para as crianças a importância das Ciências em nossas vidas.

Vagas: 20 (apenas para as crianças, pais ou responsáveis devem estar presentes, mas não precisam fazer inscrição).

Faixa etária: 7 a 10 anos.

 

I Colônia de Férias Científica:

Esta atividade terá a duração de 4 dias, ocorrendo de 28 a 31 de janeiro de 14h às 18h. Recomenda-se que as crianças tragam um lanche em todos os dias.

Nesta colônia de férias, as crianças terão a oportunidade de experimentar na prática a rotina de um cientista, desde o levantamento de uma hipótese, passando pela realização do experimento e por fim, o registro e a divulgação dos resultados obtidos, desmistificando a visão do “cientista maluco”. Serão quatro dias de intensa brincadeira e muito aprendizado! Venha colocar a mão na massa e viver essa experiência conosco!

Vagas: 30, divididas entre as seguintes faixas etárias (apenas para as crianças, pais ou responsáveis não precisam fazer inscrição):

7 a 8 anos – 10 vagas.

9 a 10 anos – 10 vagas.

11 a 12 anos – 10 vagas.

 

Exposição “Vias do Coração”:

Esta exposição terá sua pré-estreia no mês de janeiro, e combina conteúdo, jogos eletrônicos, observação de lâminas no microscópio, atrações e atividades monitoradas para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a prevenção das doenças cardiovasculares. Durante todos os dias do período de férias, será realizada uma Oficina de Anatomia, na qual o visitante poderá conhecer peças anatômicas reais do coração humano e também de alguns animais. A Oficina terá capacidade para 12 visitantes por vez, sendo realizada de 3 a 4 vezes por dia. Os crachás para a participação poderão ser retirados 10 minutos antes de cada oficina na recepção do Centro de Ciências, sem necessidade de inscrição online.

– Horários previstos para a Oficina de Anatomia:

Terça a sexta-feira:

de 14h30 às 15h;

de 15h às 15h30;

de 15h30 às 16h;

de 16h às 16h30.

Sábado:

de 14h30 às 15h;

de 15h às 15h30;

de 15h30 às 16h.

Domingo:

de 10h30 às 11h;

de 11h às 11h30;

de 11h30 às 12h.

 

Sessões de Planetário e Observatório:

Terça-feira, de 19h às 21h: Planetário “Do Centro de Ciências às Galáxias” + Observatório.

Quarta-feira, de 17h30 às 18h: apenas Planetário “Sol: Nossa Estrela Viva”.

Quinta-feira, de 19h às 21h: Planetário “Do Centro de Ciências às Galáxias” + Observatório.

Sexta-feira, de 17h30 às 18h: apenas Planetário “Sol: Nossa Estrela Viva”.

Sábado, de 16h30 às 17h: apenas Planetário “Sol: Nossa Estrela Viva”.

Domingo, de 12h30 às 13h10: apenas Planetário “O Segredo do Foguete de Papelão”.

* Os visitantes inscritos para o Planetário devem se apresentar na recepção com meia hora de antecedência do início da sessão.