Fechar menu lateral

Centro de Ciências atinge a marca de 200 mil visitantes

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alcançou a marca de 200 mil visitantes no mês de Outubro. Foram cerca de 120 mil visitantes contabilizados na sede antiga e mais cerca de 80 mil na nova sede localizada no campus da universidade. Ao longo dos últimos 13 anos, o Centro atuou como um complexo de divulgação científica em Juiz de Fora com objetivo de estreitar os laços entre ciência e sociedade. Inaugurado no dia 26 de agosto de 2006, o Centro de Ciências recebe visitantes de várias faixas etárias e possui diversas atividades e exposições para escolas e para o público geral, recebendo diariamente estudantes das escolas públicas e privadas de Juiz de Fora e região, assim como visitantes esporádicos. 
De acordo com o Diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira, atingir essa marca representa a consolidação de um importante espaço para ciência a nível local e nacional. Elói ainda comenta sobre o novo prédio do Centro de Ciências no campus, uma vez que em apenas dois anos após a inauguração da sede, foram contabilizados 80 mil visitantes. “Isto demonstra a importância de se construir este novo prédio, que possibilitou o acesso além do público escolar, também para a população em geral”, afirma.  
Segundo o professor do Grupo de Estudos do Ponto de Apoio de Cataguases, Carlos Vital, o Centro de Ciências da UFJF supre a necessidade de um espaço que apresente a ciência para adolescentes e crianças nas cidades do entorno. Ainda de acordo com o professor, os jovens muitas vezes não possuem uma referência de como a ciência está presente no nosso cotidiano, e que ter um espaço que apresente isso a elas é importante para que estas se interessem mais pelos estudos. “Muitos dos nossos alunos chegam aqui e se veem em um parque de diversões. Eles se sentem surpreendidos ao descobrir aqui sobre o quanto a ciência pode ser atrativa e divertida, porque na escola eles até tem acesso a esse conhecimento, mas sempre de uma forma muito abstrata”. 

O grupo de alunos e professores do Ponto de Apoio de Cataguases completou o número de 200 mil visitantes no Centro.  Foto: Bruna Esteves

O grupo de alunos e professores do Ponto de Apoio de Cataguases completou o número de 200 mil visitantes no Centro. Foto: Bruna Esteves

A aluna do grupo de estudos Cecília Ribeiro, de 16 anos, afirma que a visita ao Centro de Ciências a ajudou a conhecer mais sobre assuntos que ela tinha interesse mas não sabia ao certo onde procurar. “Eu sempre me interessei pelo estudos das galáxias, mas nunca tive uma referência de como é realizado o estudo sobre esse tema. Quando eu cheguei no planetário para assistir a sessão, foi como se eu pudesse entender de forma desenhada como algumas das coisas do universo funcionam. Esse espaço foi fundamental para eu enxergar que é possível continuar estudando sobre esses assuntos”, afirma.  O grupo de alunos e professores do Ponto de Apoio de Cataguases completou o número de 200 mil visitantes no Centro.
O bolsista da química Frans Wagner, afirma que em um período em que a universidade tem sido alvo de constantes ataques, o espaço do Centro de Ciências se apresenta como um lugar que responde a sociedade sobre como são utilizados os recursos e os mostra a importância de se investir na ciência. “O trabalho realizado no Centro de Ciências contribui para um maior letramento científico da comunidade leiga. É muito gratificante fazer parte dessa equipe e saber que estamos tendo esse retorno”. 

Parte da equipe de bolsistas do Centro de Ciências da UFJF. Foto: Bruna Esteves

Parte da equipe de bolsistas do Centro de Ciências da UFJF. Foto: Bruna Esteves