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Dia 6 de maio – Dia Nacional da Matemática

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Dia 6 de maio – Dia Nacional da Matemática

Todo dia 6 de maio, a partir de 2013, comemora-se no Brasil o Dia Nacional da Matemática, data
escolhida por ser o dia do nascimento de Julio Cesar de Mello e Souza (1895-1974), conhecido
como Malba Tahan, pseudônimo escolhido pelo professor Júlio e usado na maioria de seus livros,
entre eles, o “Homem que Calculava” publicado pela primeira vez em 1938 e que já ultrapassou a
70ª edição, e em mais de 10 países.
O Centro de Ciências e o Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – UFJF irão
oferecer atividades voltadas para o ensino e aprendizagem da matemática. Os materiais, jogos e
atividades estarão à disposição no LaCEM – Laboratório de Ciências e Educação Matemática do
Centro de Ciências – UFJF, neste domingo, dia 6 de maio, das 9 às 12h. Compareça! Não é
necessário agendamento.
Conheça um pouco mais sobre o professor Julio Cesar de Mello e Souza em seus mais de 50 livros,
ou ainda na Tese de Doutorado de Cristiane Coppe de Oliveira, professora da UFU/MG.
OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. A sombra do arco-íris: um estudo histórico/mitocrítico do discurso
pedagógico de julio cesar de mello e souza e mais conhecido como Malba Tahan. 2008. Tese
(Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
Disponível em: <http://www.teses.usp.br/…/dis…/48/48134/tde-22022008- 114921/>. Acesso em:
01/05/2018. 171 p.

Texto de Marco A. Escher (Coordenador do Programa de Pós-graduação e Educação Matemática da UFJF)

 

 

Conheça um pouco mais sobre o Dia da Matemática
A verdadeira história do Dia Nacional da Matemática
Por Antônio José Lopes, o “Bigode”.

O Dia da Matemática no Brasil é comemorado todo dia 6 de maio, nascimento de Julio Cesar de
Mello e Souza (1895-1974), o professor carioca que passou sua infância na cidade de Queluz, na
divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, mas que ficou conhecido no mundo todo pelo heterônimo
Malba Tahan que usou para assinar cerca de 120 livros sobre matemática, cultura, história e didática
da Matemática, que escreveu.
A iniciativa de instituir o dia da matemática partiu da comissão organizadora do Centenário de
Malba Tahan em 1995, formada por Pedro Paulo Salles (educador musical e sobrinho neto de MT),
André Pereira (historiador e neto de MT), Antonio José Lopes Bigode (educador matemático e
autor de livros didáticos), Valdemar Vello (editor, educador e artista) e Atílio Bari (teatrólogo),
todos especialistas em Malba Tahan, cada um na sua especialidade.
A proposta do Dia da Matemática foi apresentada e entusiasticamente abraçada pelo saudoso
educador Darcy Ribeiro então senador da República. Naquele ano de 1995 o Dia da Matemática já
havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal de São
Paulo em 2010 pela Câmara Municipal de Salvador, Bahia.
A proposta original de um dia da Matemática foi apresentada pelo educador Darcy Ribeiro, criador
da Universidade de Brasília e dos CIEPS, na época senador pelo Estado do Rio de Janeiro. Deve-se
a Darcy e não a outros parlamentares a iniciativa de instituir o Dia da Matemática, porém devido a
seus problemas de saúde e falecimento precoce em 1997, o projeto parou e depois perambulou entre parlamentares.
Por iniciativa da diretoria da SBEM o projeto foi reapresentado na Câmara dos
Deputados onde tramitou por quase 10 anos, sendo enfim aprovado por pressão do deputado Chico
Alencar e em seguida sancionado pela Presidenta da República no ano em 2013, instituindo o 6 de
maio como o Dia Nacional da Matemática.
A data tem como objetivos, incentivar a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à
Matemática, com o propósito de mobilizar alunos e professores para desenvolver projetos, explorar
e promover a Matemática em suas várias dimensões, entre elas a recreativa, a cultural, a utilitária e
outras que lhe dão significado.
Nos últimos anos milhares de escolas brasileiras têm organizado eventos do tipo Semana da
Matemática ou feiras e festivais de Matemática em dias próximos ao 6 de maio, com exposições de
trabalhos de alunos sobre a presença da matemática no cotidiano e suas aplicações nas várias áreas
de conhecimento; apresentações de trabalhos de pesquisa sobre episódios da História da
Matemática; temas de Geometria e suas conexões com as Artes, a Arquitetura e a Natureza;
atividades de encenação de peças teatrais e exibições de filmes com temáticas matemáticas;
festivais de Música com recitais de poesia matemática, exposições de Arte e de fotografias
matemáticas; gincanas e olimpíadas de Matemática Recreativa com desafios, quebra-cabeças, jogos
lógicos entre outras atividades culturais e criativas.
Em vários países se comemora um dia da matemática, na Espanha, no ano 2000 aproveitando as
atividades do Ano Mundial da Matemática declarado pela UNESCO, foi instituído o “Dia Escolar
da Matemática” a ser comemorado todo dia 12 de maio, data de nascimento de Pedro Puig Adam, o
mais importante educador matemático espanhol. Em outros países como nos EUA a data é
comemorada no dia 14 de março, o “dia do Pi”, pois lá a data se escreve 3,14; (o mês de março (3)
antes do dia da semana (14)); em alguns lugares a data é comemorada no dia 22 de julho em alusão
a 22/07 que é uma aproximação de Pi descoberta por Arquimedes de Siracusa.

[1] Lei 12.835 de 26 de junho de 2013
Texto retirado do site: www.sbembrasil.org.br