Centro de Ciências da UFJF inaugura seu novo prédio na próxima segunda

O novo espaço contará com quatro andares com diversas atividades para os visitantes. (Foto: Adriano Santos)

Próximo a completar onze anos de trajetória, o Centro de Ciências da UFJF, inaugura seu novo espaço, ampliado e modernizado, na área central da Universidade Federal de Juiz de Fora. O evento será nesta segunda, dia 3 de julho, às 19h e contará com a participação do Reitor, Pró-Reitores, funcionários, professores e alunos da UFJF, bem como de autoridades da cidade.

Com três mil metros quadrados distribuídos em quatro andares, o Centro oferecerá diversas atividades, a partir da inauguração: os visitantes poderão apreciar três exposições: da Tabela Periódica Interativa, da “Energia Nuclear” e “Aprenda Brincando”, sendo esta última composta por 22 experimentos de física que permitem a participação direta do visitante na investigação dos conceitos envolvidos.

Além dessas atrações, os visitantes vão conhecer o Espaço Interativo do Museu de Malacologia “Prof. Maury Pinto de Oliveira” e o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana “Prof. Franz Hochleitner”. Já o Planetário e o Observatório serão disponibilizados ao público somente em meados de agosto deste ano.

O novo espaço do Centro de Ciências é composto por três auditórios, dois salões de exposições, quatro laboratórios de ciências, planetário, observatório, sala de informática, oficina de manutenção e área administrativa.

Seguindo sua tradição de disseminação da ciência, o Centro se estende para além da Universidade e será disponibilizado para visitações guiadas a todos os interessados em observar de perto o universo e conhecer diversos aspectos do conhecimento científico de forma interativa, seja por meio de visitas agendadas ou de visitas espontâneas.

Inaugurado em agosto de 2006, o Centro de Ciências atuou durante dez anos em prédio anexo ao Colégio de Aplicação João XXIII. Durante esse período, o Centro promoveu inúmeras ações de promoção da divulgação e popularização da Ciência, como cursos, palestras, jornadas de divulgação científica, noites de observação astronômica e diversas exposições interativas, atingindo cerca de 130 mil visitantes de Juiz de Fora e toda região.

O Centro de Ciências funcionará de terça à domingo, com seus respectivos horários e com entrada franca. Neste mês de julho, excepcionalmente, o espaço apenas receberá visitas espontâneas, seguindo os horários de funcionamento do local. Já as visitas agendadas só serão abertas no mês de agosto.

Há um limite de 100 visitantes espontâneos simultâneos no nosso espaço. É obrigatório guardar os pertences em nossos armários ao entrar no Centro.

Para mais informações, basta ligar para o Centro de Ciências nos telefones: (32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914.