Centro de Ciências

centro-de-cincias-630x378
O Centro de Ciências é um órgão suplementar da Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo como meta atender o público acadêmico de todos os níveis de ensino, bem como a sociedade em geral.

Está aberto para visitas agendadas e espontâneas de acordo com o horário de funcionamento, disponível clicando aqui.

Inaugurado no dia 26 de agosto de 2006, o Centro de Ciências foi criado a partir de iniciativas das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Extensão da UFJF, e de professores dos Institutos de Ciências Exatas e de Ciências Biológicas, do Colégio de Aplicação João XXIII e da Faculdade de Engenharia.

Tem como prioridade estabelecer elos e parcerias entre a UFJF e escolas de ensinos básico e superior, e quaisquer outras instituições que mostrem interesse em apresentar projetos compatíveis com as atividades e objetivos do Centro de Ciências.

Missão

•   Levar os visitantes a perceberem a importância da prática de investigação científica ao longo da história da humanidade.
  •  Despertar um olhar para a ciência com mais curiosidade, consciência, rigor e espírito crítico.
  •  Fazer ver que a ciência não é constituída de respostas prontas, mas resultado de muito trabalho de observação, experimentação, análise e investigação.

Objetivo

• Desenvolver atividades relacionadas à Educação Científica em todos os níveis de ensino, com a participação de docentes e acadêmicos de diversas Unidades Acadêmicas da UFJF.
  • Contribuir para a formação inicial de professores para a Educação Básica em todas as áreas do conhecimento, apoiando atividades de Educação Científica e o trabalho docente em geral. Oferece atividades, cursos e programas, desenvolvendo atividades relacionadas à Educação Científica não formal e à divulgação das Ciências e da Cultura Científica, dirigidas tanto ao público escolar quanto à sociedade como um todo.
  • Realizar eventos e facultar o uso de suas instalações e recursos disponíveis para as Escolas de Educação Básica, além dos diversos cursos e áreas da UFJF e de outras instituições.
  • Investigar questões relacionadas à Educação Científica e desenvolver inovações, recursos e materiais pedagógicos, fomentando o interesse na população e nos estudantes pela atividade científica, despertando talentos e facilitando ações de divulgação e popularização da ciência, tecnologia e cultura.

mosaico

Quem Somos

Somos professores, pesquisadores, técnicos-administrativos e estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora, abrangendo as áreas de Biologia, Química, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Geografia, História, Turismo, Física, Matemática, Artes, Design, Comunicação, além de outras áreas que de alguma forma interajam com as atividades do Centro.

A divulgação e disseminação da Ciência e Tecnologia é nosso grande interesse, de modo a contribuir para o despertar de vocações, bem como fazer da popularização da Ciência uma forma de tornar nossa sociedade mais consciente de suas potencialidades.

Para entrar em contato conosco ou saber a localização do Centro de Ciências, clique aqui.