UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Reinscrição

Você está em: Outros Ingressos > Vagas Ociosas > Reinscrição

 

Ingresso por Reinscrição ao Curso de Origem

 

Para solicitação de reinscrição ao curso de origem é necessário que haja vaga para a respectiva modalidade no curso pretendido em  edital  de vagas ociosas com inscrições abertas.

A reinscrição ao curso de origem poderá ser pleiteada pelo discente desligado em função da não efetivação de matrícula por mais de um período letivo, observadas as seguintes condições:

I – haja vaga para a reinscrição ao curso de origem, de acordo com o edital de vagas ociosas;

II – a discente ou o discente tenha cursado ao menos dois semestres letivos no curso de origem;

III – só pode ser deferida uma única vez, observado o prazo máximo de 4 (quatro) períodos letivos, contados a partir da perda do vínculo;

IV – a discente ou o discente não tenha sido reprovada ou reprovado por infrequência ou nota zero, ou com registro de “SC” (sem conceito), em todas as disciplinas nas quais esteve matriculada ou matriculado em um determinado período letivo;

V – haja prazo para a discente ou o discente integralizar o curso, considerando o semestre letivo de ingresso no curso e o prazo para integralização da respectiva grade curricular, conforme parecer da respectiva Coordenação de Curso, homologada pela PróReitoria de Graduação.

Sempre que houver mais candidatos do que vagas, o ingresso será feito por classificação do maior Índice de Rendimento Acadêmico. Em caso de empate, a classificação obedecerá ao critério de maior carga horária cursada com aproveitamento no curso de destino.

Para efeito de integralização do curso, é computado o período em que o discente esteve anteriormente vinculado, bem como o prazo em que permaneceu desligado.

É mantido o registro acadêmico inicial do discente no curso, com seu número de matrícula e todas as ocorrências constantes de seu histórico escolar. O discente reinscrito permanecerá no currículo ao qual estava vinculado. Caso este esteja inativo, será vinculado ao currículo ativo cuja integralização ocorra em prazo menor.

O discente reinscrito não tem direito ao trancamento do curso nem à dilatação de prazo para a integralização do curso.

 

Dúvida Frequente:

Perdi o vínculo com curso diurno da UFJF e quero solicitar reinscrição. Porém, no edital de vagas ociosas, tem vaga somente para o noturno do mesmo curso. Posso solicitar reinscrição mesmo havendo vaga somente para turno diferente do qual estava matriculado?

Não. As vagas dos turnos diurno e noturno de um mesmo curso não se confundem, portanto, o pedido de reinscrição será indeferido se não houver vaga no edital de vagas ociosas para modalidade “reinscrição ao curso de origem” no mesmo curso e mesmo turno ao qual o interessado estava vinculado.