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Perguntas Frequentes

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A Central de Atendimento da Universidade Federal de Juiz de Fora, em cumprimento ao previsto na Lei Nº. 12.527/2011, disponibiliza para acesso de todo o público interessado a relação de dúvidas e respostas mais frequentes sobre os serviços do setor:

 

Índice

 

  1. O que é a Central de Atendimento?
  2. Quais são os Canais de Comunicação disponibilizados para contatos com a Central de Atendimento da UFJF?
  3. A Central de Atendimento possui alguma página na internet que divulga as informações gerais da UFJF acerca de editais e atividade acadêmicas programadas no Calendário Acadêmico?
  4. Qual é o horário de funcionamento da Central de Atendimento da UFJF?
  5. Quais são as principais linhas de ônibus para acesso ao Campus de Juiz de Fora e à Central de Atendimento?
  6. Como faço para acessar o Calendário Acadêmico da UFJF? 
  7. Quais são os cursos de Graduação oferecidos pela UFJF?
  8. Qual o procedimento para confecção da Carteira de Estudante?
  9. Quais são os documentos disponíveis no SIGA para os alunos da Graduação acessarem?
  10. A Central de Atendimento oferece um catálogo telefônico para acesso aos telefones da UFJF?
  11. Como tenho acesso ao Estatuto da UFJF, ao Regimento Acadêmico da Graduação (RAG) e à outras normas da universidade?
  12. É possível mudar de curso na UFJF?
  13. Quais são as forma de ingresso na UFJF?
  14. Como funciona o processo de Transferência externa de alunos de outras Instituições de Ensino Superior (IES’s) para a UFJF?
  15. Quem pode solicitar, quando e quais são os requisitos para uma Transferência Ex-Officio (ou Transferência de Aceitação Obrigatória)?
  16. Posso ingressar em um curso de graduação na UFJF como portador de diploma?
  17. Onde encontro os editais de Vagas Ociosas, que oferecem oportunidades de ingresso na UFJF por Reinscrição, Mudança de Curso, Transferência, Mudança de Curso, Segundo Curso de Graduação e Ingresso como Graduados?
  18. Como faço para trancar curso na UFJF?
  19. O que é SIGA?
  20. Já cursei algumas disciplinas em outra Instituição de Ensino Superior e gostaria de solicitar dispensa das disciplinas semelhantes do curso no qual estou matriculado na UFJF. Como proceder?
  21. A UFJF possui algum mapa?
  22. Como faço para revalidar um curso de Graduação, de Mestrado ou de Doutorado que fiz fora do Brasil?
  23. A UFJF oferece serviço de Ouvidoria?

 

Respostas

 

1. O que é a Central de Atendimento?

R. A Central de Atendimento da UFJF (CAT) é o seu canal de comunicação com a Universidade. Ela é responsável por atender ao público interno (alunos, professores e servidores) e ao público externo, centralizando os atendimentos das Pró-Reitorias e da Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA).

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2. Quais são os Canais de Comunicação disponibilizados para contatos com a Central de Atendimento da UFJF?

R. O atendimento é realizado presencialmente na sede localizada no prédio central da Reitoria no Campus de Juiz de Fora, localizada na Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Campus Universitário, Bairro São Pedro, Juiz de Fora-MG, Cep 36036-900. Os contatos telefônicos são:
(32) 2102-3911
(32) 2102-3978
(32) 2102-3979 (fax)
Endereço eletrônico: faleconosco@ufjf.edu.br.
As informações referentes aos canais de relacionamento com a Central de Atendimento da UFJF estão postadas no sítio www.ufjf.br/cat para consulta.

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3. A Central de Atendimento possui alguma página na internet que divulga as informações gerais da UFJF acerca de editais e atividade acadêmicas programadas no Calendário Acadêmico?

R. Sim, o sítio é www.ufjf.br/cat. A página da Central de Atendimento (CAT) divulga informações gerais sobre a universidade, orientações acerca de editais e atividades acadêmicas programadas no Calendário Acadêmico da UFJF.
Mas é muito importante também conferir as notícias da UFJF na página principal www.ufjf.br. Informações sobre documentos acadêmicos podem ser encontradas na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) www.ufjf.br/cdara.

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4. Qual é o horário de funcionamento da Central de Atendimento da UFJF?

R. A Central de Atendimento funciona de Segunda a Sexta-feira, das 08 às 20h, e aos Sábados, das 9 às 12h, exceto feriados e recessos previstos nos calendários nacional, municipal e acadêmico.

Atenção: durante o recesso acadêmico conferir o horário nos avisos e no rodapé da página www.ufjf.br/cat.

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5. Quais são as principais linhas de ônibus para acesso ao Campus de Juiz de Fora e à Central de Atendimento?

R. A partir do ponto no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), Rua Benjamim Constant, 790, Centro, Juiz de Fora – MG, passam as linhas de ônibus: 530, 531, 532, 533, 534, 535, 536, 540, 541 e 555.
Com subida pela Av. Itamar Franco (antiga Av. Independência), passam as linhas 525, 544, 545, 548 e 560.
Com saída da Zona Sul, estão disponíveis as linhas 190 e 590.
A população da Zona Norte possui a disposição a linha 755.
Para mais informações acessar a página www.pjf.mg.gov.br/onibus/.

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6. Como faço para acessar o Calendário Acadêmico da UFJF?

R. O Calendário Acadêmico está disponível no sítio principal da UFJF, www.ufjf.br, para consulta e orientação acerca das atividades acadêmicas. A página virtual da Central de Atendimento, www.ufjf.br/cat também possui o link no canto superior direito para o Calendário Acadêmico.
Acesse o Calendário Acadêmico da Graduação

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7. Quais são os cursos de Graduação oferecidos pela UFJF?

R. A relação de cursos de graduação está disponível para consulta no sítio www.ufjf.br/cat/graduacao/cursos. Clique no curso desejado para visualizar os currículos.

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8. Qual o procedimento para confecção da Carteira de Estudante?

R. As Carteiras de Estudante são emitidas pelo Restaurante Universitário do Campus da UFJF em Juiz de Fora.
A Carteira de Estudante permite a utilização dos serviços das Bibliotecas e dos Restaurantes Universitários (RU’s) da UFJF. A utilização externa, como os descontos de ingressos em casas de diversão, de espetáculos, de cinema entre outros estabelecimentos, está condicionada à colagem do selo de autenticidade feita pelo Diretório Central de Estudante (DCE) da UFJF para a sua validação, conforme legislação federal, estadual e municipal (Vide MP 2.208/01, Leis estadual 11.052/93 e Lei Municipal 10.589/03).
Para mais informações: www.ufjf.br/cat

Telefones: (32) 2102-3491 (Restaurante Universitário)

(32) 2102-3758 (DCE)

156 (PROCON – JF)

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9. Quais são os documentos disponíveis no SIGA para os alunos da Graduação acessarem?

A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) disponibilizou os seguintes documentos para os acadêmicos da graduação da UFJF:
a) Atestado de Matrícula (Atestado de Vínculo);
b) Atestados de Formandos no Atual Período;
c) Atestado com os períodos de Integralização (Tempos Mínimo, Médio e máximo para a Conclusão do Curso);
d) Critérios de Promoção do Regimento Acadêmico da Graduação;
e) Grade Curricular do Curso;
f) Histórico Escolar de Graduandos;
g) Histórico Escolar de Graduados.
Mais Informações: CDARA –

www.ufjf.br/cdara

(32) 2102-3733

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10. Central de Atendimento oferece um catálogo telefônico para acesso aos telefones da UFJF?

R. Sim. A Central de Atendimento disponibilizou no sítio www.ufjf.br/cat/catalogo/ a relação dos telefones mais procurados.
Importante: a Central de Atendimento não informa números de telefones particulares dos docentes, servidores ou acadêmicos. Encontram-se listados no sítio apenas os números dos setores e unidades acadêmicas da UFJF.

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11. Como tenho acesso ao Estatuto da UFJF, ao Regimento Acadêmico da Graduação (RAG) e à outras normas da universidade?

R. O Estatuto da UFJF, bem como o Regimento Acadêmico da Graduação (RAG), estão disponíveis no sítio www.ufjf.br/ufjf/sobre/legislacao/ para consulta.

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12. É possível mudar de curso na UFJF?

R. Sim. A Mudança de Curso é feita pelos Editais de Vagas Ociosas e é exclusiva dos alunos da UFJF, enquadrados nas condições estabelecidas no Regimento Acadêmico da Graduação e pelos Editais.
O período de inscrição é disponibilizado no Calendário Acadêmico. O procedimento, a documentação, bem como os editais publicados, estão disponíveis nos sítios www.ufjf.br/cat e www.ufjf.br/cdara/editais-vagas-ociosas para consulta e orientação.
Mais Informações: Regimento Acadêmico da Graduação;

(32) 2102-3733 (CDARA);

(32) 2102-3911 (Central de Atendimento).

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13. Quais são as forma de ingresso na UFJF?

R. Todas as informações sobre os programas de ingresso na UFJF estão postadas nos sítios www.ufjf.br para informações sobre Vestibular, PISM e SISU, e www.ufjf.br/cat/vagas-ociosas/ quanto ao ingresso pelos editais de Vagas Ociosas.

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14. Como funciona o processo de Transferência externa de alunos de outras Instituições de Ensino Superior (IES’s) para a UFJF?

R. A Transferência de outra Instituição de Ensino Superior (IES) pode se dar por ‘Transferência Ex-Officio (ou de Aceitação Obrigatória)’ ou por ‘Transferência por Edital de Vagas Ociosas’.
A Transferência por Edital de Vagas Ociosas é regulamentada pelo Regimento da Graduação e pelos editais de Vagas Ociosas. O período de inscrição é disponibilizado no Calendário Acadêmico. O procedimento, a documentação, bem como os editais publicados, estão disponíveis nos sítios e para consulta e orientação.
Para informações sobre Transferência Ex-Officio consultar a próxima pergunta.
Mais Informações: Regimento Acadêmico da Graduação;

(32) 2102-3733 (CDARA);

(32) 2102-3911 (Central de Atendimento)

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15. Quem pode solicitar, quando e quais são os requisitos para uma Transferência Ex-Officio (ou Transferência de Aceitação Obrigatória)?

R. Quando um servidor público federal, civil ou militar, é transferido de sua sede para Juiz de Fora ou região, ele ou seus dependentes possuem o direito garantido em lei (art. 49 da lei nº. 9.394/96 e lei nº. 9.536/97) a uma vaga na UFJF, independente de disponibilidade, se na antiga localidade estavam matriculado em outra Instituição de Ensino Superior (IES).
Os pré-requisitos e os documentos necessários estão disponíveis para consulta na página www.ufjf.br/cat/transferencia/.

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16. Posso ingressar em um curso de graduação na UFJF como portador de diploma?

R. Sim, os alunos diplomados contam com três possibilidades:
I – Solicitar o ingresso para a obtenção de nova graduação na mesma Área básica de Ingresso (ABI).
O ingresso para a obtenção de nova graduação na mesma Área básica de Ingresso (ABI) do curso já concluído na UFJF obedecerá às seguintes condições: a)seja a graduação pretendida desdobrada do curso concluído; b) haja vaga nas disciplinas e nos estágios, na graduação pretendida, ouvida a Coordenação do Curso; c) não ocorra intervalo superior a 4 (quatro) períodos letivos entre a conclusão e a graduação pretendida; d) em caso de intervalo superior ao previsto no item ‘C’, a candidata é submetida ou o candidato é submetido a uma avaliação de conhecimentos, mediante critérios fixados pelo Colegiado de Curso ou Conselho da Unidade; e)o prazo máximo para conclusão da nova graduação é determinado pelo PPC.
O procedimento obedece ao período estabelecido pelo Calendário Acadêmico da UFJF; as datas e documentação necessária podem ser obtidas na página da Central de Atendimento.

II – Ingressar em um segundo curso já tendo 50% dele concluído na UFJF e feito o primeiro curso na própria universidade, concorrendo a uma das vagas do edital de Vagas Ociosas.

III – Ingresso como graduado ou graduada. Diplomados pela UFJF ou por outra IES podem solicitar o ingresso em uma nova de graduação.

Para mais informações, acessar as páginas da CDARA e da Central de Atendimento.

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17. Onde encontro os editais de vagas ociosas?

R. Todas as informações e documentos referentes aos editais de vagas ociosas podem ser encontrados no sítio da Central de Atendimento www.ufjf.br/cat/vagas-ociosas/ e na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) www.ufjf.br/cdara.

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18. Como faço para trancar a matrícula na UFJF?

R. Segundo o Regimento Acadêmico da Graduação, o trancamento do curso só pode ser requerido a partir do terceiro período letivo a contar da data do ingresso, não podendo o período total de trancamentos ultrapassar três períodos letivos regulares.O trancamento de curso deve ser realizado diretamente pelo discente no SIGA, acessando a página siga.ufjf.br.
Qualquer dúvida ou dificuldade procurar a Central de Atendimento para auxílio.

Mais informações no Regimento Acadêmico da Graduação.

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19. O que é SIGA?

R. O SIGA, Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, desenvolvido pela equipe de Analistas e Técnicos em TI do CGCO, integra os processos administrativos e acadêmicos da UFJF. Está em constante processo de aperfeiçoamento e atualização, conforme as demandas e práticas utilizadas pela Administração em geral. Utiliza Banco de Dados proprietário, softwares livres, e o framework Maestro, ferramenta de programação também desenvolvida pelo CGCO.
O acesso ao sistema pode ser feito pelo endereço siga.ufjf.br.
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20. Já cursei algumas disciplinas em outra Instituição de Ensino Superior e gostaria de solicitar dispensa das disciplinas semelhantes do curso no qual estou matriculado na UFJF. Como proceder?,

R. Caso tenha cursado em outra Instituição de Ensino Superior (IES) uma mesma disciplina oferecida pelo curso em que está matriculado na UFJF, você pode pedir dispensa desta na Central de Atendimento, presencialmente, ou por terceiro mediante procuração simples com as cópias das identidades do outorgante e do outorgado. O deferimento ou indeferimento deverá será feito conforme o Regimento Acadêmico da Graduação e Resoluções esparsas. O período para solicitação é estabelecido pelo Calendário Acadêmico.
Mais informações podem ser acessadas no sítio www.ufjf.br/cat.

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21. A UFJF possui mapa dos campi?

R. A UFJF disponibiliza na página www.ufjf.br/ufjf/sobre/mapadocampus/ acesso ao mapa do campus de Juiz de Fora com localização dos diversos setores e unidades acadêmicas. A Central de Atendimento encontra-se na ‘Reitoria’.
A Central de Atendimento também disponibiliza em seu sítio www.ufjf.br/cat um mapa com sua localização específica.

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22. Como faço para revalidar um curso de Graduação, de Mestrado ou de Doutorado que fiz fora do Brasil?,

A pessoa que fez um curso de Graduação, de Mestrado ou de Doutorado fora do Brasil e quer queele tenha validade no território nacional, precisa fazer a revalidação do seu diploma em uma universidade que possua o curso e seja credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), como a UFJF.
Na UFJF há data prevista no Calendário Acadêmico para protocolar os pedidos. As informações, tais como documentos necessários e taxa, podem ser acessadas nos sítios www.ufjf.br/cat e www.ufjf.br/cdara.

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23. A UFJF oferece serviço de Ouvidoria?

R. A UFJF oferece o serviço de Ouvidoria, onde coloca à disposição um canal para ouvir a comunidade, encaminhar sugestões e reclamações, apresentar denúncias e elogios aos órgãos da universidade. Mais informações www.ufjf.br/ouvidoria.

Contatos: ouvidoria@ufjf.edu.br

(32) 2102-3380

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Mais Informações

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC): www.acessoainformacao.gov.br/sistema/

Central de Atendimento – UFJF

🕿 (32) 2102-3911

faleconosco@ufjf.edu.br.

Horário de Funcionamento: 8h às 20h (segunda a sexta-feira)

9h às 12h (sábados)