UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Vagas Ociosas

Você está em: Graduação > Vagas Ociosas

SOBRE AS VAGAS OCIOSAS
Regimento Acadêmico da Graduação: Art. 2º e seguintes.

 

Vagas Ociosas é uma oferta da UFJF que disponibiliza vagas não ocupadas para serem preenchidas por meio de sete modalidades (Excedentes do PISM/Vestibular/SISU; Reinscrição; Mudança de Curso dentro do mesmo campus; Mudança de Curso entre campi; Inscrição em Segundo Curso, tendo concluído 50% da grade curricular de destino; Transferência entre IES; e Ingresso como Graduado). O número de vagas ociosas é definido pela diferença entre o total de vagas de um curso e os discentes nele efetivamente matriculados ou com matrícula trancada. A cada semestre são lançados editais para ocupação das vagas e a inscrição deve ser feita no período determinado no Calendário Acadêmico.

Para os cursos que ainda não cumpriram pelo menos uma vez o seu ciclo completo de períodos (com exceção dos cursos do campus de Governador Valadares), as vagas ociosas são destinadas aos excedentes no último processo seletivo de ingresso originário,de acordo com o grupo de ingresso gerador das vagas.

Para os cursos que já cumpriram pelo menos uma vez o seu ciclo completo de períodos, metade das vagas ociosas é destinada a candidatos classificados além do limite das vagas oferecidas para cada curso no mais recente processo seletivo público, realizado pela UFJF, observada a ordem de classificação e respeitada a proporção de alocação de vagas definidas pelo órgão competente.

A outra metade observa a seguinte ordem de prioridade dos candidatos:

a) reinscrição em cursos da UFJF;

b) inscrição em outro curso de segundo ciclo da mesma ABI;

c) mudança de curso no mesmo campus;

d) mudança de curso entre campi;

e) graduados da UFJF, havendo cursado, com aproveitamento, pelo menos 50% da carga horária total do curso pretendido;

f) transferência de mesma área de outras IES;

g) graduados em geral.

 

Veja a tabela abaixo:

I – Reinscrição

A reinscrição ao curso de origem é permitida à discente desligada ou ao discente desligado em função da não efetivação de matrícula ao final do prazo de trancamento do curso, observadas as seguintes condições:

I – haja vaga no curso pretendido, de acordo com o edital de vagas ociosas;
II – só pode ser requerida uma única vez, observado o prazo máximo de 2 (dois) anos, contados a partir da perda do vínculo.

II – Mudança de Curso no mesmo campus ou entre os campi

O ingresso por mudança de curso é facultado às discentes e aos discentes da UFJF que ingressaram por processo seletivo público de ingresso originário, mediante atendimento das seguintes condições:

I – haja vaga no curso pretendido;
II – tenha a requerente ou o requerente concluído, no mínimo, 20% (vinte por cento) e no máximo 80% (oitenta por cento) da carga horária total do currículo pleno do curso de origem;
III – parecer da Coordenação do Curso competente;
IV – homologação da Pró-Reitoria de Graduação.

III – Graduadas e graduados da UFJF, havendo cursado, com aproveitamento, pelo menos 50% da carga horária total do curso pretendido

Ingresso para obtenção de outra graduação na UFJF, tendo já cursado 50% do da grade curricular do curso pretendido.

IV – Transferência de mesma área de outras IES

O ingresso por transferência é facultado às discentes ou aos discentes de mesma área de outra IES, mediante as seguintes condições:

I – haja vaga no Curso pretendido;
II – tenha o pretendente concluído, no mínimo, 20% (vinte por cento) da carga horária total do currículo pleno do curso da IES de origem.
III – somente são aceitas transferências se faltarem mais de 20% (vinte por cento) da carga horária exigida para a integralização do curso na IES de origem.

V – Graduadas e Graduados em geral

Diplomados pela UFJF ou por outra IES podem solicitar o ingresso em uma nova de graduação.

 * Conferir os documentos exigidos em edital.

 

As vagas ociosas serão contabilizadas para os cursos e suas respectivas vagas declaradas. No caso dos cursos de segundo ciclo e as respectivas vagas não declaradas, a divisão das vagas ociosas entre o curso de primeiro ciclo e os cursos de segundo ciclo deve ser estabelecida no PPC (Projeto Pedagógico do Curso) do Bacharelado Interdisciplinar correspondente. Somente serão aceitos pedidos para uma modalidade e que estejam documentação completa.

 

Segundo o §6º do art. 2º do RAG, a classificação dos candidatos dentro da mesma modalidade é realizada segundo o aproveitamento de atividades curriculares no curso pretendido e obedece aos seguintes critérios:

a) maior carga horária;
b) em caso de empate, maior carga horária em atividades obrigatórias;
c) persistindo o empate, o maior índice de rendimento acadêmico.

Clique aqui para ver o período de inscrição para as vagas ociosas.

 

Para informações sobre Ingresso em Nova Graduação na Mesma Área Básica de Ingresso (ABI) clique aqui.

 

MAIS INFORMAÇÕES

CDARA (Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos): http://www.ufjf.br/cdara/ ou telefone (32)2102-3733.
EDITAIS: Clique aqui para acessar os editais
RAG: Leia o Regimento Acadêmico da Graduação (RAG), resolução que dispões sobre o ingresso por vagas ociosas.

Central de Atendimento – UFJF

🕿 (32) 2102-3911

faleconosco@ufjf.edu.br.

Horário de Atendimento: 9h às 16h (segunda a sexta-feira)

9h às 11h (sábados)