Fechar menu lateral

Plano de Ensino

Disciplina: TUR056 - FUNDAMENTOS DO TURISMO

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE TURISMO / ICH

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
O conhecimento das viagens através dos tempos situa o desenvolvimento do turismo nos periodos pré e pós-capitalista. Os conceitos e definicoes de turismo tem como função mostrar uma padronização de entendimento do fenomeno turistico. Os efeitos da atividade turistica sobre o destino nos contextualiza os impactos produzidos pela atividade sobre a economa, a cultura, a sociedade e o meio ambiente. O mercado e o marketing no turismo é mostrado através de seus elementos e componentes. A gestão governamental do turismo demonstra a existencia de uma política de turismo brasileira. As perspectivas do turismo e a atuação profisional coloca atividade como uma setor produtivo de importancia nacional e mundial.
1.HISTORIA DO TURISMO
1.1. Sociedades pré-capitalistas
1.2. Sociedades capitalistas
1.3. Sociedades comunistas e socialistas
2. CONCEITOS DE TURISMO
2.1. Definições de viagem, turismo e seus agentes
3. INTRODUÇÃO A ALGUMAS ABORDAGENS TEÓRICAS SOBRE TURISMO
3.1. O Viés Sistêmico
3.2. Perspectiva Fenomenológica
3.3. O Pensamento Materialista Histórico-Dialético
3.4. O Olhar Interdisciplinar
4. OS ESPACOS E OS IMPACTOS TURÍSTICOS
4.1. Características das destinações
4.2. Principais espaços turísticos litoral, montanha, rural, urbano e regiões extremas
4.3. Impactos socioculturais, econômicos e ambientais do turismo
4.4. Relações entre turistas e residentes
5. MERCADO TURÍSTICO
5.1. Conceitos de mercado
5.2. Oferta turística
5.2.1 Recurso e atrativo turístico
5.2.2 Produtos turísticos
5.2.3 Equipamentos e organizações
5.3. Demanda turística
5.4. Marketing de destino
5.5. Segmentações turísticas
6. O PAPEL DO ESTADO NO TURISMO
6.1. Conceitos de políticas publicas no turismo
6.2. A infraestrutura e o turismo
6.3. A superestrutura turística brasileira
6.4. O turismo como vetor de construção e promoção de imagens nacionais
7. TENDÊNCIAS PARA O TURISMO
7.1. O estudo das tendências em turismo
7.2. O contexto internacional e nacional e as influências no mercado turístico
8. O PROFISSIONAL DE TURISMO
8.1. Código de Ética do Turismo
8.2. A questão da regulamentação da profissão de turismólogo
8.3. Competências e habilidades: as exigências legais e as práticas cotidianas
8.4. Diferentes áreas de atuação
CASTRO, Celso; GUIMARAES, V. L.; MONTENEGRO, A. (Orgs.). História do turismo no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2013.
DIAS, Reinaldo. Introdução ao turismo. São Paulo: Atlas, 2005.
LOHMANN, Guilherme ; NETTO, Alexandre Panosso. Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo, SP: Ed. Aleph, 2008.
ANSARAH, Marília Gomes dos Reis. Turismo: segmentação de mercado. São Paulo: Futura, 1999.
______. Formação e Capacitação do profissional em Turismo e Hotelaria: Reflexos e cadastros das instituições educacionais
do Brasil. São Paulo, Aleph, 2002.
BARBOSA, Ycarim Melgaço. O despertar do turismo: um olhar crítico sobre os não-lugares. São Paulo, SP: Ed. Aleph, 2001.
AGUIAR, Maria de Fátima; BAHL, Miguel. Competência profissional no turismo e compromisso social. São Paulo: Roca,
2006.
BENI, Mário Carlos. Política e planejamento de turismo no Brasil. São Paulo: Aleph, 2006.
BOULLÓN, Roberto C. Planejamento do espaço turístico. Bauru, SP: Ed. EDUSC, 2002.
BRUHNS, T. Heloisa; SERRANO, Célia M. Toledo (orgs.). Viagens à natureza: turismo, cultura e ambiente. Campinas, SP:
Papirus, 1997.
CAMARGO, Haroldo Leitão. Uma pré-história do Turismo no Brasil: recreações aristocráticas e lazeres burgueses (1808-
1850). São Paulo: Aleph, 2007.
GASTAL, Suzana. Turismo, imagens e imaginários. São Paulo: Aleph, 2005.
_____ ; MOESCH, Marutscka Martini. Turismo, políticas públicas e cidadania. São Paulo, SP: Ed. Aleph, 2007.
HORNER, Susan; SWARBROOKE, John. O comportamento do consumidor no turismo. São Paulo: Aleph, 2002.
KOTLER, Philips. Marketing de lugares. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e viagens. São Paulo, SP: Aleph, 2000.
MIDDLETON, Victor T. C. Marketing de turismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
MOLINA, E. Sergio. O pós-turismo. São Paulo: Aleph, 2003.
OURIQUES, Helton Ricardo. A produção do turismo: fetichismo e dependência. Campinas, SP: Alínea, 2005.
SANTANA, Agustín. Antropologia do turismo: analogias, encontros e relações. São Paulo, SP: Ed. Aleph, 2009.
SWARBROOKE, John. Turismo sustentável: conceitos e impacto ambiental. São Paulo, SP: Ed. Aleph, 2002. Vol. 01.
_____. Turismo sustentável: meio ambiente e economia. São Paulo, SP: Ed. Aleph, 2002. Vol. 02.
_____. Turismo sustentável: setor público e cenários geográficos. São Paulo, SP: Ed. Aleph, 2002. Vol. 03
THOMAZI, Silvia Maria. Cluster de turismo: introdução ao estudo de arranjo produtivo local. São Paulo: Aleph, 2006.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi et al. Análises regionais e globais do turismo brasileiro. São Paulo, SP: Ed. Roca, 2005.
URRY, John. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel, 1996
Voltar