Fechar menu lateral

Plano de Ensino

Disciplina: PSI177 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 1

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE PSICOLOGIA /ICH

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
O campo da psicologia do desenvolvimento humano e a ciência do desenvolvimento humano. Métodos de pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento. Desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo-emocional e social na infância.
Unidade 1
Introdução à Psicologia do Desenvolvimento
- Principais questões da Psicologia do desenvolvimento humano
- Métodos e técnicas de pesquisa em Psicologia do desenvolvimento
- Principais teorias do desenvolvimento humano
Unidade 2
Fundamentos biológicos do desenvolvimento
- Influências hereditárias no desenvolvimento
- Desenvolvimento pré-natal e nascimento
- Desenvolvimento na primeira, segunda e terceira infância.
Unidade 3
Desenvolvimento cognitivo e da linguagem
- Desenvolvimento da percepção e da atenção
- Desenvolvimento da memória
- Desenvolvimento do raciocínio e da Inteligência
- Desenvolvimento da linguagem e das habilidades de comunicação
Unidade 4
Desenvolvimento emocional, social e moral
- Desenvolvimento emocional, temperamento e apego
- Desenvolvimento do self e cognição social
- Diferenças sexuais e desenvolvimento dos papéis de gênero
- Agressividade, altruísmo e desenvolvimento moral
Unidade 5
O contexto do desenvolvimento
- Papel da família, dos pares e da escola no desenvolvimento infantil
- Efeito da mídia no desenvolvimento infantil
Dessen, M., & Costa Júnior, A. (2005). A ciência do desenvolvimento humano - tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed.
Mota, M. (2010). Metodologia de pesquisa em desenvolvimento humano: velhas questões revisitadas. Psicologia em Pesquisa, 4(2),144-149.
Shaffer, D., & Kipp, K. (2012). Psicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. São Paulo: Cengage Learning.

Artigos disponibilizados no Portal Periódicos CAPES (www.periodicos.capes.gov.br/) e artigos publicados em revistas científicas nacionais especializadas em Psicologia.
Bandura, A. (2009). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: ArtMed. Bee, H., & Boyd, D. (2011). A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: ArtMed.
Flavell, J., Miller, P., & Miller, S. (1999). Desenvolvimento cognitivo. Porto Alegre: Artes Médicas.
Gauvain, M., & Cole, M. (2008). Readings on the development of children. New York: Worth Publishers.
Harris, M. (2008). Exploring developmental psychology: understanding theory and methods. London: SAGE Publications Ltd.
Miller, P. (2011). Theories of developmental psychology. New York: Worth Publishers.
Papalia, D., & Feldman, R. (2013). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH Editora LTDA.
Piaget, J. (1970). O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
Piaget, J. (1986). A linguagem e o pensamento da criança. São Paulo: Martins Fontes. Prior, J., & Herwegen, J. (Ed.). (2016). Practical research with children (Research methods in developmental psychology: a handbook series). New York: Routledge.
Siegler, R. (2004). Inteligência e desenvolvimento da criança. Lisboa: Editora Instituto Piaget.
Slater, A., & Quinn, P. (Ed.). (2012). Developmental Psychology: revisiting the classic studies. London: SAGE Publications Ltd.
Vygotsky, L. (1987). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Vigotski, L., Luria, A., & Leontiev, A. (1988). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone.
Voltar