Fechar menu lateral

Plano de Ensino

Disciplina: ART180 - SEMIÓTICA DA MODA

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE ARTES /IAD

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
A disciplina aborda, de uma perspectiva teórica, os aspectos estéticos da moda, do corpo e da cultura a partir do domínio da semiótica.
1 - Conceitos fundamentais de semiótica e semiologia.
2 - Semiótica como estudo dos sistemas e processos de significação.
3 - A moda como processo de comunicação.
4 - A semiótica aplicada à moda.
5 - O produto de Moda como linguagem de comunicação.
6 - As relações da moda com o contemporâneo.
7 - Reflexões sobre o fenômeno da moda na atualidade.
BARNARD, Malcolm. Moda e Comunicação. São Paulo: Rocco, 2003
BARTHES, Roland. Imagem e Moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CIDREIRA, Renata P.. Os sentidos da moda: vestuário, comunicação e cultura. São Paulo: Annablume, 2005.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1978.
CASTILHO, Kathia. Moda e Linguagem. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.
JOLY, MARTINE. Introdução à análise da imagem. São Paulo: Papirus, 1996.
SANTAELLA, Lúcia. Corpo e Comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
BAUDRILLARD, Jean. A troca simbólica e a morte. São Paulo: Perspectiva, 2002.
PERUZZOLO, Adair Caetano. Elementos de Semiótica da Comunicação: quando aprender é fazer. São Paulo: EDUSC, 2004.
VILLAÇA, Nízia. A edição do corpo: tecnociências, artes e moda. São Paulo: Estação das Letras, 2008.
Voltar