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Aproveitamento de Estudos

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Para os alunos que pretendem pedir dispensa, equivalência, inclusão ou cômputo opcional de disciplinas, os pedidos deverão ser feitos na Central de Atendimento da UFJF pelo próprio candidato, munido de documento oficial com foto; ou por terceiros, através de procuração simples  acompanhada de cópia da identidade do outorgante e do outorgado.

 

Período para solicitar o aproveitamento de estudos:

Os períodos para as solicitações de aproveitamento de estudos são definidos nos Calendários Acadêmicos (clique aqui para acessá-los). Os discentes no último período letivo podem entrar com o pedido de aproveitamento a qualquer momento.

Para o 2º semestre de 2017, no campus de Juiz de Fora, os pedidos de aproveitamentos de estudos serão recebidos pela Central de Atendimento e pelos polos de cursos EAD entre os dias 1º de agosto e 1º de setembro de 2017.

 

Formulários:

Preencher o formulário  e imprimir em frente e verso na borda curta:

Portable Document Format (PDF): Formulário de Aproveitamento de Estudos (.pdf)
Microsoft Word (Windows ou Mac): Formulário de Aproveitamento de Estudos  (.doc)
Libreoffice (Windows, Mac ou Linux): Formulário de Aproveitamento de Estudos (.odt)

Atenção: Preencher somente um formulário por modalidade (Por exemplo, um formulário para dispensa de disciplina e outro para pedido de cômputo de opcional).

Modalidades e Documentos:

As modalidades de Aproveitamento de Estudo aceitas pelo Regimento Acadêmico da Graduação (Res. 13/2014), são:

 

  Dispensa de disciplina Equivalência de Disciplina Inclusão de Disciplina Cômputo de Opcional
Disciplina cursada na própria UFJF: Cópia do Histórico Cópia do Histórico Cópia do Histórico Cópia do Histórico
Disciplina cursada em outra instituição de ensino superior (IES): Cópia do Histórico;
Cópia da Ementa
    Cópia do Histórico

 Os documentos emitidos pela IES de origem (exceto os da própria UFJF) devem estar devidamente autenticados, seja eletronicamente ou por meio de assinatura.

 

Intercâmbio:

Documentos oriundos de universidade estrangeira, caso não esteja devidamente autenticados, deverão passar pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) para reconhecimento.

Além disso, os documentos em língua estrangeira deverão estar acompanhados de tradução para a língua portuguesa. A tradução poderá ser feita pelo próprio interessado.

A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA),  setor que realizará a primeira análise do processo de aproveitamento, exige que sejam juntados somente as cópias dos documentos, não aceitando-se os originais.

 

Flexibilização Curricular:

Mini-cursos, palestras, seminários, iniciação científica, iniciação à docência, estágio não obrigatório, representação estudantil entre outras certificações poderão ser aproveitadas como créditos através da Flexibilização Curricular, que, segundo previsto no Regimento Acadêmico, deverá ser solicitado junto à Coordenação do respectivo Curso do interessado; não se confundindo, portanto, com o instituto do Aproveitamento de Estudos.

 

Mais informações:

Acesse o Regimento Acadêmico de Graduação (Res. 13/2014).

Para acessar os Calendários Acadêmicos clique aqui.

CDARA: (32) 2102-3733 ou cdara@ufjf.edu.br.

Central de Atendimento – UFJF

🕿 (32) 2102-3911

faleconosco@ufjf.edu.br.

Horário de Atendimento: 9h às 16h (segunda a sexta-feira)

9h às 11h (sábados)