UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Laboratório Avançado

Você está em: Ensino > Ensino a Distância > Videoaulas > Laboratório Avançado

Experimento 1: Radiação de Corpo Negro

Videoaula sobre o experimento de radiação de corpo negro realizado no laboratório de Física Moderna da Universidade Federal de Juiz de Fora. Essa videoaula tem como objetivo preparar os alunos de Laboratório de Física Moderna, antes da realização da experiência. A experiência mostra que o espectro de uma fonte de luz incandescente tem um comportamento equivalente ao espectro de radiação de corpo negro. A partir do espectro experimental, é possível determinar a temperatura da fonte de luz incandescente.

 

Experimento 2: O Efeito Fotoelétrico

Videoaula sobre a experiência do efeito fotoelétrico realizada no laboratório de Física Moderna da Universidade Federal de Juiz de Fora. Essa videoaula tem como objetivo preparar os alunos de Laboratório de Física Moderna, antes da realização da experiência. 
A experiência mostra como medir o potencial frenador e o limiar fotoelétrico de um metal.

 

Experimento 3 – Parte 1: A Razão Carga/Massa do Elétron

Videoaula sobre o experimento da razão carga/massa do elétron realizado no laboratório de Física Moderna da Universidade Federal de Juiz de Fora. Essa videoaula tem como objetivo preparar os alunos de Laboratório de Física Moderna, antes da realização da experiência. A experiência é uma versão moderna da experiência clássica de J. J. Thomson que possibilitou a identificação do elétron como uma partícula de carga negativa.

 

Experimento 3 – Parte 2: A Experiência de Millikan

Videoaula sobre a experiencia de Millikan realizada no laboratório de Física Moderna da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Essa videoaula tem como objetivo preparar os alunos de Laboratório de Física Moderna, antes da realização da experiência.
Por meio de medidas das cargas elétricas de gotas de óleo de silicone que se deslocam num campo elétrico e campo gravitacional,
a experiência de Millikan mostra que a carga do elétron é negativa e tem características de carga elementar.

 

Experimento 4: A Velocidade da Luz

Videoaula sobre a velocidade da luz realizada no laboratório de Física Moderna da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Essa videoaula tem como objetivo preparar os alunos de Laboratório de Física Moderna, antes da realização da experiência.
A velocidade da luz é medida por meio de medidas dos tempos de ida e volta de um pulso elétrico que se propaga através de um
cabo coaxial.

 

Experimento 5: Atenuação das radiações ionizante

Videoaula sobre atenuação das radiações ionizante realizada no laboratório de Física Moderna da Universidade Federal de Juiz de Fora. Essa videoaula tem como objetivo preparar os alunos de Laboratório de Física Moderna, antes da realização da experiência. 
Uma fonte de césio 137 e um contador Geiser – Müller são usados para estudar a atenuação das radiações ionizantes por lâminas de chumbo de diferentes espessuras.

 

Experimento 6 – Parte 1: O Espectro Atômico

Videoaula sobre o espectro atômico realizada no laboratório de Física Moderna da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Essa videoaula tem como objetivo preparar os alunos de Laboratório de Física Moderna, antes da realização da experiência.
A estrutura interna dos átomos é investigada por meio da observação do espectro óptico de átomos de hidrogênio, hélio e sódio.
Com o resultado obtido para o átomo de hidrogênio, verifica-se o modelo atômico de Bohr.

 

Experimento 6 – Parte 2: A experiência de Franck-Hertz

Videoaula sobre a experiência de Franck-Hertz realizada no laboratório de Física Moderna da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Essa videoaula tem como objetivo preparar os alunos de Laboratório de Física Moderna, antes da realização da experiência.
A estrutura interna do átomo de mercúrio é investigada por meio da medida da corrente elétrica que atravessa uma região que contém vapor de mercúrio à baixa pressão para diferentes voltagens aplicadas. O resultado da experiência mostra que as transições internas dos átomos de mercúrio são quantizadas.