UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Fisioterapia

Você está em: Universidade > Graduação > Fisioterapia

cabecalho cursos-07

ModalidadeBacharelado
TitulaçãoFisioterapeuta
RegimeSemestral
PeríodoIntegral
Duração10 semestres
Vagas por semestre30 vagas
CoordenadoraProfa. Vanessa Cardoso Silva
Chefe de DepartamentoProfa. Alessa Sin Singer Brugiolo
MaisAcesse o portalEmail

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, a Fisioterapia é uma Ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.

Perfil do Profissional:

O fisioterapeuta, tendo como seu objetivo de intervenção o aprimoramento da funcionalidade do indivíduo. Para tanto, pode utilizar diversos recursos para sua atividade profissional, tais como recursos físicos (eletroterapia, termoterapia, crioterapia, fototerapia, etc.), recursos manuais próprios (massoterapia, mobilização articular, manipulação vertebral, etc.) e exercícios físicos localizados ou globais (cinesioterapia), no sentido de preservar ou recuperar as boas condições de saúde dos indivíduos.

O fisioterapeuta é um profissional habilitado para a construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e execução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

Além de avaliar, prescrever, planejar e realizar o tratamento de uma dada disfunção, o fisioterapeuta, sempre que necessário, encaminha o paciente a terapias paralelas com outros membros da área da saúde e, também, se relaciona com outros profissionais que possam colaborar no processo terapêutico.

O fisioterapeuta pode atuar em vários locais como: hospitais, clínicas, consultórios, ambulatórios, empresas públicas ou privadas, escolas, academias de ginástica, centros esportivos e recreativos, instituições de ensino superior (nas áreas de docência e pesquisa) entre outros.

O fisioterapeuta atua em diversas áreas da saúde, dentre elas a traumato-ortopedia, reumatologia, neurologia, cardiologia, pneumologia, ginecologia e obstetrícia, geriatria, pediatria e saúde pública.

Informações Gerais:

O currículo atual abrange estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da patologia de órgãos e sistemas do corpo humano, além de disciplinas comportamentais e sociais. São desenvolvidas atividades teóricas e práticas, além da possibilidade de participação em projetos de pesquisa, extensão, treinamento profissional e monitoria. Os últimos dois períodos do curso são constituídos de atividades de estágio desenvolvidas no Hospital Universitário da UFJF (ambulatórios, enfermarias e CTI), em Unidades Básicas de Saúde e em clínicas e hospitais conveniados, atuando nas áreas de traumato-ortopedia, reumatologia, neurologia, respiratória, gineco-obstetrícia, cardiologia, geriatria e pediatria, nos três níveis de níveis de atenção à saúde.

Compartilhe:

    Campus Avançado Governador Valadares – UFJF

    Avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 330 – Centro
    Governador Valadares/MG – CEP 35010
    -177 (mapa)
    Telefone: 33.3301.1000
    E-mail: caad.gv@ufjf.edu.br

    Compartilhe: