UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Institucional

Você está em: Institucional

Projeto Campus GV

Projeto Campus GV

O Campus Avançado Governador Valadares iniciou suas atividades no dia 19 de novembro de 2012 e oferece atualmente 850 vagas anuais em dez cursos de graduação presenciais: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia – opções também ofertadas na sede e com conceitos máximos no Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante) A relação de cursos foi acordada, conforme a demanda regional, entre o Ministério da Educação, UFJF e Prefeitura de Governador Valadares. Não está descartada a possibilidade de aumentar, futuramente, a lista de graduações. A fim de atender a nova demanda, serão contratados gradualmente 566 servidores: 266 professores e 300 técnico-administrativos em educação.  

Maquete do projeto de construção do campus GV

Maquete do projeto de construção do campus GV

Até a criação da nova cidade universitária, as aulas acontecem em um prédio novo de quatro andares, com 24 salas de aula, localizado no Centro de Governador Valadares. Ao mesmo tempo, será dado início ao processo de construção da nova unidade em um terreno doado à UFJF, com aproximadamente 1 milhão de metros quadrados, onde funcionava uma fazenda, a cerca de quatro quilômetros da região central. Há a possibilidade de o hospital regional, que será construído próximo ao novo campus, ou o municipal sirvam à UFJF como hospital universitário. 

 

Histórico

A criação do campus em Governador Valadares foi aprovada pelo Conselho Superior da UFJF (Consu), formado por diretores de unidades, representantes de professores, técnicos, alunos e Administração Superior. A votação ocorreu no dia 16 de fevereiro de 2012, com a aprovação de todos os 38 membros que estavam presentes.

 

 A cidade

Governador Valadares

Governador Valadares

Também conhecida como “A Princesa do Vale”, Governador Valadares foi fundada em 1938 e conta com população aproximada de 275.568 habitantes (Fonte: IBGE-2013). Sua história remonta a ocupação do Vale do Rio Doce por militares, no século XIX, como estratégia de guerra ofensiva aos índios Botocudos. Nas últimas décadas, a cidade também ficou conhecida pelo grande número de imigrante para os Estados Unidos.

Situada a 324 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade é cortada pela ferrovia Vitória Minas e pelas BRs 116, 381 e 259. Em um terriório de 2.342 km², um dos pontos mais importantes e visitados da cidade é o Pico da Ibituruna, Com 1.123 m de altitude, o Pico possui as melhores térmicas (massas de ar quente em ascensão) do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do voo livre. Além do voo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura. É uma marca registrada de Governador Valadares, sendo um dos seus cartões postais (Fonte: Prefeitura Governador Valadares). 

 

 Localização UFJF-GV

Os cursos da área das Ciências Sociais do Campus Governador Valadares (Administração, Ciência econômicas, Ciências contábeis, Direito)  funcionam provisoriamente nas dependências da Faculdade Pitágoras no endereço: Av. Dr. Raimundo Monteiros Rezende, 330 – Centro – Governador Valadares – MG – CEP: 35010-177.

Mapa

Os cursos da área da Saúde do Campus Governador Valadares (Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia)  funcionam provisoriamente nas dependências da UNIVALE no endereço Rua Israel Pinheiro, 2000 – Bairro Universitário –  Governador Valadares/MG – CEP: 35020-220.

Mapa

 

CNPJ: 21.195.755/0003-20

Compartilhe:

    Veja também: Conselho Gestor, Institutos, Evolução das obras, Gestão.

    Campus Avançado Governador Valadares – UFJF

    Avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 330 – Centro
    Governador Valadares/MG – CEP 35010
    -177 (mapa)
    Telefone: 33.3301.1000
    E-mail: caad.gv@ufjf.edu.br

    Compartilhe: