UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Primeira colação de grau do ano da UFJF-GV reúne 71 formandos

Data: 1 de fevereiro de 2018

Estudantes de 8 cursos  receberam, ontem, o título de bacharel.

Estudantes de 8 cursos receberam, ontem, o título de bacharel.

Um clima de emoção e festa marcou a colação de grau unificada do campus avançado de Governador Valadares, realizada ontem, 31, no auditório do Colégio Imaculada Conceição. Ao todo, 71 estudantes receberam do reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) o título de bacharel e já saíram com o diploma na mão. A cerimônia reuniu cerca de 500 pessoas, entre formandos, familiares e servidores da instituição.

 

Entre essas pessoas estava Raimunda Simões da Conceição, 89. Tímida e de voz mansa, a ex-costureira que só estudou até o terceiro ano do ensino fundamental, observava com atenção e curiosidade à formatura da filha, Vanilda Simões do Nascimento, 42, a primeira da família a concluir o ensino superior.

 

Trajetória de luta e superação

Aluna do curso de Ciências Contábeis, Vanilda relembra seu esforço para ingressar na universidade. “Tive que abrir mão de muita coisa para estar aqui. Sempre tive vontade de estudar, mas nunca imaginei que chegaria em uma faculdade, ainda mais uma federal”.

Vanilda Nascimento ao lado da mãe, Raimunda Conceição. A formanda pensava que universidade pública "era só para rico".

Vanilda Nascimento ao lado da mãe, Raimunda Conceição. A formanda pensava que universidade pública “era só para rico”.

 

Essa luta começou, mesmo, aos 29 anos, quando possuía apenas o quarto ano do ensino fundamental. Já casada e com dois filhos – com 3 e 5 anos à época – Vanilda decidiu se mudar da zona rural do município mineiro de Nacip Raydan para Governador Valadares, a fim de trabalhar e continuar os estudos. Por meio de um curso supletivo concluiu os ensinos médio e fundamental. Logo depois fez técnico em contabilidade e chegou a ingressar em uma faculdade particular. Cerca de um ano depois, Vanilda, que até então acreditava que universidade pública “era só para rico”, recebia a notícia de sua aprovação na UFJF-GV.

 

Quanto à sua trajetória na universidade, ela é enfática. “Foi muito gratificante, não dá para descrever. Você consegue uma outra dimensão, uma outra visão de mundo”. A meta dela, agora, é ingressar no serviço público e aplicar todo o conhecimento adquirido ao longo dos últimos quatro anos em prol da sociedade.    

 

Ensino de qualidade

Rodrigo Silva, do curso de Direito, e orador na cerimônia. Para ele, o compromisso de cada formando é com a sociedade.

Rodrigo Silva, do curso de Direito, e orador na cerimônia. Para ele, o compromisso de cada formando é com a sociedade.

Esse mesmo objetivo foi destacado pelo orador Rodrigo Lopes da Silva, do curso de Direito. Em seu discurso, o jovem ainda exaltou a qualidade da UFJF. “Colegas, encerramos, hoje, nossa graduação em uma das melhores universidades públicas do país. Universidade que é custeada pelos tributos de uma população trabalhadora e sofrida. E, é por isso, que devemos assumir, hoje, com a sociedade o compromisso de levarmos um retorno a ela”, afirmou.

 

A qualidade e a relevância das universidades federais, notadamente a UFJF, também foi tema do discurso do reitor Marcus Vinicius David.   

 

“Agora em Governador Valadares nós podemos nos orgulhar de termos uma instituição pública de altíssima qualidade. O fato de se implantar uma universidade pública nesta região é a certeza e a garantia que nós temos de transformá-la, não apenas pela qualidade dos profissionais que serão formados aqui, mas pelos vários projetos que a universidade vai desempenhar em termos de desenvolvimento social e econômico da região”, afirmou o reitor.

 

Marcus David atribui essa qualidade ao trabalho conjunto dos servidores da UFJF-GV e dos próprios alunos. ”Uma universidade que se instala em cinco anos e já tem três programas de pós-graduação e seus cursos avaliados com nota máxima, com todas as dificuldades de infraestrutura que nós enfrentamos, mostra a imensa competência desse grupo de professores, dos nossos técnicos e dos nossos estudantes”, enfatizou.

 

Defesa das universidades públicas

O reitor Marcus David alertou para a necessidade de luta em prol das universidades públicas.

O reitor Marcus David alertou para a necessidade de luta em prol das universidades públicas.

O reitor aproveitou a oportunidade para incentivar toda a comunidade a lutar em prol das instituições federais de ensino superior, as quais, segundo ele, estão “sob ameaça”, hoje, no Brasil.

 

“Lutar pelo patrimônio das universidades públicas é lutar pelo futuro do nosso Brasil, pelo potencial que nós temos de transformar a economia nessa sociedade. Lutar pela implantação de uma universidade federal em Governador Valadares é a garantia do futuro dessa cidade e dessa região”, destacou.

 

Essa transformação da sociedade valadarense é o que se espera da Vanilda Nascimento, do Rodrigo Silva, enfim, de todos os formandos da noite de ontem, ou, como o próprio reitor Marcus David prefere chamá-los, “71 novos profissionais”.

 

Várias autoridades da UFJF participaram da colação de grau

Além do reitor Marcus Vinícius David, participaram da cerimônia de colação de grau: a pró-reitora de Graduação, Maria Carmem Simões Cardoso de Melo; o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure; a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Aparecida Purgato Marques; o secretário geral da UFJF, Rodrigo de Souza Filho; a representante do DCE, Mellyssa Cota; o diretor e o vice-diretor do campus avançado, Peterson Marco de Oliveira Andrade e Fábio Pieri; a vice-diretora do ICV, Waneska Alves e o diretor do ICSA, Henrique Queiroz.

 

Também acompanharam o evento os coordenadores dos cursos da UFJF-GV ou seus representantes: Vinícius Firme (Ciências Econômicas), Daniel Mendes Ribeiro (Direito), Meirele Rodrigues Inácio da Silva (Educação Física), Alexandre Barbosa (Fisioterapia), Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro (Nutrição), Margarida Oliveira (vice coordenadora – Administração), Shirley Maria Policarpo (representante – Ciências Contábeis) e Simone de Araújo Medina Mendonça (vice coordenadora – Farmácia).

 

 

Confira algumas imagens da cerimônia. Em breve, todas as fotos da colação de grau.

Compartilhe:

    Campus Avançado Governador Valadares – UFJF

    Sede administrativa – Rua São Paulo, 745 – Centro
    Governador Valadares/MG – CEP 35010
    -180 (mapa)
    Telefone: 33.3301.1000
    E-mail: caad.gv@ufjf.edu.br

    Compartilhe: