UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Aniversário de GV: UFJF comemora as principais contribuições do campus avançado para a cidade

Data: 30 de janeiro de 2018

IMG_6398

Feira da Saúde da UFJF-GV. (Foto: divulgação)

O mês de janeiro é motivo de festa para Governador Valadares. A “Princesinha dos Vales”, como é conhecida a maior cidade do Leste de Minas, completa 80 anos de emancipação política nesta terça-feira, dia 30. A data também é de comemoração para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que escolheu o município para a implantação de seu campus avançado, em novembro de 2012.

 

Promover o desenvolvimento dessa região do Rio Doce está entre as finalidades do campus, que desde a sua criação estuda os problemas socioeconômicos, ambientais e de saúde, da cidade de Governador Valadares e seu entorno. Por isso, ao longo dos últimos cinco anos, várias atividades têm sido desenvolvidas pela UFJF-GV em parceria com o poder público, instituições educacionais, científicas, tecnológicas, artísticas e culturais e, principalmente, com a comunidade. Os projetos de extensão, os estágios e a iniciação científica estão entre as principais contribuições da Instituição para a população valadarense.

 

Extensão

Atualmente, o campus avançado conta com 68 projetos de extensão em andamento. Coordenados por professores ou servidores técnico-administrativos, esses projetos contam com a participação de acadêmicos dos dez cursos de graduação e também de pessoas que não pertencem ao meio acadêmico.  Dentre essas ações da UFJF-GV destacam-se o Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (Nepi), a Feira da Saúde e o Núcleo de Agroecologia (Nagô).

 

Projeto Gustavo (Foto 02)

Atividades de projeto de extensão da UFJF-GV. (Foto: divulgação)

Além disso, desde agosto do último ano, a UFJF-GV conta com o Boa Vizinhança, um programa da Instituição, que em Governador Valadares busca minimizar os danos causados ao Rio Doce pelo rompimento da barragem de Mariana. São cinco projetos em execução nas diversas comunidades da região, a maioria deles com foco na melhoria da qualidade da água e na educação ambiental. O projeto “Tecnologias Sociais – Gestão da Água e Produção Agroecológica no Médio Rio Doce”, coordenado pelo Técnico-Administrativo em Educação, Gustavo de Almeida Santos, já beneficiou 63 famílias por meio da construção de cisternas e hortas agroecológicas.

 

Estágios

O estágio é outra atividade que traz inúmeros benefícios à população. Isso porque, além de aliar o conhecimento teórico do acadêmico à prática profissional, garante o acesso gratuito a diversos serviços. É o caso das clínicas de Fisioterapia e de Odontologia, da Farmácia Universitária e do Núcleo de Práticas Jurídicas da UFJF-GV. Na clínica de Fisioterapia, por exemplo, oito estagiários, em média, ficam à disposição da comunidade durante cinco horas por dia, o que resulta em 800 atendimentos à comunidade todo mês.

 

Aliado a isso, um grupo de professores dos sete departamentos do Instituto de Ciências da Vida executa o projeto PET-Saúde GraduaSUS, um programa federal do Ministério da Saúde que visa à integração entre ensino dos cursos de graduação em saúde e os serviços de saúde locais. Atualmente, cerca de 150 pessoas participam dessas atividades, entre professores, estudantes e profissionais do serviço público municipal de saúde.

 

Produção científica

IMG_6421

Ações de saúde da UFJF-GV. (Foto: divulgação)

A área de inovação e tecnologia também tem beneficiado a cidade de Governador Valadares. Em 2016 e 2017, a UFJF-GV realizou a Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em cada uma das edições foram apresentados em média 60 trabalhos, vários deles já publicados em revistas científicas. Grande parte desses projetos e estudos tem sido aplicada nas comunidades, nas instituições em que a UFJF-GV está instalada e junto à sociedade valadarense.

 

Com relação aos docentes do campus, muitos já contam com publicações em livros e patentes depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A UFJF tem buscado inserir os trabalhos desses professores em editais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedects) de Minas Gerais.

 

Um deles, Hilton Manoel, do Departamento de Economia, foi contemplado recentemente no Startup Universitário. Entre os trabalhos coordenados por docentes do campus avançado, o Departamento de Ciências Econômicas produz periodicamente o Índice de Preços ao Consumidor de Governador Valadares (IPC-GV), que auxilia a comunidade no planejamento financeiro.

 

Cultura e atividades filantrópicas aliadas à recepção de calouros

A UFJF-GV promove, semestralmente, a Gincana Solidária, em meio às atividades de recepção aos calouros que ingressam na Instituição. Além de cadastrar doadores e receber doações de sangue e medula óssea, a Gincana arrecada alimentos e materiais de limpeza que são doados a instituições valadarenses. Em 2016, a Gincana bateu recordes de arrecadação, com a doação de 1,3 tonelada de alimentos a instituições filantrópicas de Governador Valadares.

 

IMG_9594

Arrecadações da Gincana Solidária. (Foto: divulgação)

Coral Universitário também representa uma das ações de integração entre a UFJF-GV e a comunidade valadarense. O projeto surgiu em 2016, através da articulação entre o setor de Comunicação, Cultura e Eventos e a regente Zilmar Eller. Atualmente, são 33 coralistas entre estudantes, professores, servidores e comunidade valadarense. O grupo se apresenta em locais abertos ao público, como o GV Shopping e a Praça dos Pioneiros.

 

Consolidação definitiva na região

Atualmente, o campus avançado conta com dez cursos de graduação, além de ser a única instituição a ofertar opções de pós-graduação stricto sensu gratuitas para a região do Médio Rio Doce: oferece Mestrado Profissional em Ensino de BiologiaMestrado e Doutorado em Educação Física, e ainda Pós-Graduação stricto sensu em Bioquímica e Biologia Molecular.

 

E o objetivo da UFJF-GV é continuar ampliando sua área de atuação, principalmente através de ações e programas que contribuam para o crescimento da cidade, conforme afirma o vice-diretor do campus avançado Fábio Pieri.

 

IMG_2602

Coral da UFJF-GV, com participação da comunidade. (Foto: divulgação)

“Parabenizamos o município de Governador Valadares pelo seu aniversário, e contamos com a parceria entre a universidade e os diversos entes que compõem a sociedade civil organizada para que em breve tenhamos a consolidação definitiva de uma universidade pública, gratuita e de qualidade para a região, que certamente se beneficiará imensamente com tudo que nossos discentes, docentes e técnicos administrativos têm para oferecer”, destacou Pieri.

Compartilhe:

    Campus Avançado Governador Valadares – UFJF

    Sede administrativa – Rua São Paulo, 745 – Centro
    Governador Valadares/MG – CEP 35010
    -180 (mapa)
    Telefone: 33.3301.1000
    E-mail: caad.gv@ufjf.edu.br

    Compartilhe: