UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Equipe gestora comenta realizações de 2017 na UFJF-GV

Data: 29 de dezembro de 2017

formatura 2

A UFJF-GV inseriu mais de 50 profissionais no mercado de trabalho em 2017.

Conquistas, desafios e realizações marcaram o ano no campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). Docentes, professores e servidores tiveram um motivo adicional para comemorar: em 2017, a UFJF-GV completou cinco anos de atividade na região Leste de Minas Gerais. Através das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, a UFJF reforçou seu papel de Instituição formadora e sua inserção na comunidade valadarense.

 

Em 2017, o campus avançado recebeu excelentes notas nas avaliações do Ministério da Educação. Através do trabalho conjunto realizado por 260 professores e 183 técnico-administrativos em Educação, os cursos de Farmácia e Nutrição foram avaliados com nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, reconheceu que as notas obtidas pelos cursos de GV “denotam a qualidade da formação oferecida pela Universidade”. “É o resultado do empenho conjunto da administração, dos docentes e dos técnicos, e a seriedade e responsabilidade dos estudantes que participaram do exame. Sem dúvida, valoriza a nossa Instituição, demonstrando que nossos egressos estão à altura dos desafios da vida profissional”.

 

Atuação na comunidade valadarense

Segundo a gerente de Graduação e Apoio Estudantil do campus avançado, Sibele Aquino, em 2017, a UFJF-GV manteve seu compromisso de se inserir na comunidade de Governador Valadares. Além dos projetos de extensão e do trabalho realizado nas clínicas e núcleos de prática profissional, a Universidade esteve presente também em diversos eventos realizados na cidade, em praças, escolas e comunidades. “A Feira da UFJF-GV e a Mostra de Profissões são exemplos da consolidação do contato com a comunidade. Nesses eventos, há uma integração de todos os estudantes para oferecer serviços à população e apresentar os cursos da Universidade aos estudantes do ensino médio”, comentou.

 

Durante o ano, foram realizadas também atividades do Projeto Boa Vizinhança, que, em Governador Valadares, auxilia moradores atingidos pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco. O projeto “Prevalência e aspectos epidemiológicos de enteroparasitoses na comunidade ribeirinha de Ilha Brava, Governador Valadares, MG” busca avaliar os moradores da comunidade ribeirinha através da realização de exames parasitológico de fezes, a fim de determinar os parasitos prevalentes e propor ações que possam ser empregadas nesta comunidade. 

ufjfgv na mostra de profissoes

UFJF-GV na Mostra de Profissões do Colégio Ibituruna

 

Através da Gincana Solidária, competição realizada semestralmente no campus avançado, a UFJF-GV manteve seu compromisso com instituições filantrópicas da cidade. Na última edição, foram doados mais de 850 kg de alimentos e 1.500 itens de limpeza.  Além disso, as equipes conseguiram 56 doações de sangue e 19 cadastros de medula óssea junto ao Hemominas. Todos os números ultrapassam os índices das edições anteriores.

 

Em 2017, o Coral Universitário da UFJF-GV repetiu os feitos do ano anterior e realizou mais apresentações à população valadarense, reunindo centenas de pessoas no espetáculo “Nos embalos da MPB”. Neste ano, a equipe de coralistas conquistou ainda mais espaços na cidade, e se apresentou na Praça dos Pioneiros, localizada no centro de Governador Valadares. 

 

Eventos acadêmicos de pesquisa e conquistas estudantis

Em 2017, o campus avançado realizou a segunda edição da Semana da Ciência, Tecnologia e Sociedade, evento que integra Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação – os eixos de atuação da Universidade. O evento recebeu a participação da pró-reitoria de Extensão, e contou com workshops, minicursos e apresentações dos projetos desenvolvidos pelos estudantes, docentes e servidores da UFJF-GV. Segundo Sibele Aquino, neste ano, foram incluídas as atividades de Ensino (Treinamento Profissional e Monitoria) em parceria com a Coordenação Acadêmica e a Pró-reitoria de Graduação, o que também representa uma vitória para o campus avançado.

 

Entre as conquistas acadêmicas deste ano, está também a oferta de novos cursos para a UFJF-GV. Além do  Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, o campus avançado passou a oferecer também Mestrado e Doutorado em Educação Física

 

IMG_2427

2ª Semana da Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF-GV

O ano que se encerra marcou o início da vida profissional de mais de 50 formandos na UFJF-GV. Em 2017 foram realizadas três cerimônias de colação de grau, com a participação da reitoria da UFJF, professores, servidores e familiares dos estudantes, em momentos de grande emoção e orgulho. Entre os formandos do curso de Odontologia, cinco tiveram motivo especial para comemorar: foram aprovados e nomeados em concursos públicos antes mesmo de terminar os estudos na Universidade. 

 

Os destaques em aprovações foram comemorados também no Departamento de Direito, quando a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) chegou a quase 90% na primeira turma da UFJF-GV. 

 

Conquistas de infraestrutura e busca por melhorias contínuas

Ainda segundo Peterson, o ano de 2017 foi marcado pelo empenho coletivo em conquistar melhorias nas condições de infraestrutura do campus avançado. Os projetos para a licitação de obra no bairro Santa Rita foram desenvolvidos, a partir do trabalho em conjunto de equipes em Juiz de Fora e em Governador Valadares. “A  parceria intercampi e dedicação dos servidores pode inspirar outras iniciativas em colaboração. Acompanhar o desenvolvimento dos projetos pelos servidores e a observação do amadurecimento da equipe foi a minha maior satisfação deste ano, pois o empenho e espírito de colaboração foram exemplares”, relatou.

 

Também entre os avanços de 2017, está a presença de um procurador da Advocacia Geral da União (AGU) em Governador Valadares, para tratar de questões relativas ao campus avançado. “A descentralização de ações em GV oferecerá uma maior agilidade para o tratamento das questões jurídicas relacionadas com a UFJF em Governador Valadares. O apoio da Procuradoria de GV tem sido decisivo para a condução dos processos há um tempo, mas agora será de forma oficial e descentralizada”, comentou.

 

coral

Apresentação do Coral Universitário em dezembro de 2017.

A UFJF-GV conquistou, também esse ano, parceria com a Prefeitura de GV, que disponibilizou salas do município para uso noturno da Universidade. Para Peterson, “a disponibilidade de salas para o uso noturno sempre representou um desafio para a comunidade acadêmica de GV. O uso das salas da Escola Estadual Israel Pinheiro foi  relevante para a extensão das atividades acadêmicas para o período noturno”. Ele destaca ainda que já houve diálogo com outras escolas na região central da cidade, para que em breve sejam organizados os processos de reserva de outros locais. 

 

Desafios para 2018

A gerente de Graduação e Apoio Estudantil, Sibele Aquino, espera, para 2018, a manutenção das atividades realizadas pela UFJF-GV e a expansão da atuação na comunidade valadarense, “através de convênios, estágios e parcerias com o município, órgãos públicos e instituições privadas, abrindo possibilidade de maior integração entre instituições”. Ela destaca também a expectativa de que sejam realizadas ainda mais ações voltadas aos docentes, como capacitações em metodologias ativas.

 

Segundo Peterson Andrade, a aquisição de um imóvel próprio em Governador Valadares é a principal expectativa da UFJF-GV para 2018. “Desenvolvemos todas as ações possíveis para o andamento do processo e neste momento as ações estão concentradas no Campus Sede para a efetivação da compra”, destacou. Um dos principais desafios, de acordo com o diretor, é a retomada das obras na cidade. “Existem questões jurídicas, técnicas e  orçamentárias relacionadas a esta ação. Neste ano o MEC esteve presente conosco em quatro oportunidades para tratar, especificamente,  do Campus de GV”, comentou, citando três visitas realizadas a Governador Valadares e um encontro em Belo Horizonte, na Advocacia Geral da União.

 

Ainda de acordo com Peterson, “a retomada das perspectivas com a alocação de recursos para o desenvolvimento de projetos no ano que vem poderá representar a abertura de uma licitação até novembro do próximo ano. Essa é a nossa expectativa e trabalharemos para isso”, finalizou. 

Compartilhe:

    Campus Avançado Governador Valadares – UFJF

    Avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 330 – Centro
    Governador Valadares/MG – CEP 35010
    -177 (mapa)
    Telefone: 33.3301.1000
    E-mail: caad.gv@ufjf.edu.br

    Compartilhe: