UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Escola de Escritores

Você está em: Acervo > Escola de Escritores

Ler e contar histórias. Durante todo o ano, é a rotina de crianças que participam do projeto “Escola de Escritores”, desenvolvido pela Biblioteca Municipal Murilo Mendes, gerenciada pela Funalfa.

Criada em 2014, a Escola de Escritores tem reuniões semanais de uma hora e meia. Não existe a pretensão de lançar escritores no mercado, embora isso possa acontecer. Nosso foco é despertar o amor pela leitura, preparando nossos alunos para que consigam interpretar textos e se expressar com clareza e criatividade na linguagem escrita, em qualquer situação.

A partir de textos formais e histórias da cultura popular, são criadas oficinas que mesclam a literatura com atividades de grande apelo para as crianças, como culinária, bordado, pintura, desenho e teatro. Sem o protocolo das escolas formais, o projeto cativa pela capacidade de dialogar com o universo infantil, seja em uma competição de aviões de papel ou, até mesmo, por meio de uma cápsula do tempo, enterrada nos jardins da biblioteca em 2015, para ser aberta em dez anos, seja pelos livros lançados a cada formatura.

 

Boa leitura a todos!

 

Gerda Juliana

Margareth Marinho

1

2

 

Biblioteca Virtual Infantil