Orientações para preenchimento

Você está em: Serviços > Ficha catalográfica > Orientações para preenchimento

Os dados fornecidos para geração da ficha são de responsabilidade do usuário.

Os campos com asterisco (*), são obrigatórios.

São eles: Nome do autor, sobrenome do autor, título do trabalho, trabalho, unidade acadêmica, instituição, nome do orientador, sobrenome do orientador, ano, descrição física, assunto.

Campos

Descrição / exemplos

Nome do Autor*

é responsável direto pela redação da obra. Informe seu  nome juntamente com os primeiros sobrenomes,  incluindo  as preposições (se for o caso).

Ex.: João da Silva e

OBS:   Apenas as letras iniciais em maiúsculo.

Sobrenome do autor*

digite seu último sobrenome. Utilize sempre o  sobrenome  da forma que você costuma publicar seus  trabalhos. Apenas  as letras iniciais em maiúsculo.

Exemplo:
 Luiz Dias Almeida (Luiz Dias = nome

Almeida = sobrenome)

Luiz Dias Júnior (Luiz = nome

Dias  Júnior = sobrenome)

Título do trabalho*

informe o título do seu trabalho conforme  consta no  documento. Somente a primeira letra e os nomes próprios em letras maiúsculas.

Subtítulo do trabalho

informe o subtítulo do seu trabalho conforme consta no  documento. Somente os nomes próprios em letras maiúsculas

Trabalho*

tipo de trabalho produzido. Em seguida, selecione o  curso  ou Programa de Pós Graduação ao qual você  pertence e  apresentou seu trabalho.

Unidade Acadêmica*

selecione a unidade acadêmica à qual está vinculado  seu    curso ou programa de pós graduação.

Instituição*

Selecione UFJF ou em caso de programa  interinstitucional,  selecione UFJF / UFV.

Nome do Orientador*

digite o nome do seu orientador e nomes/sobrenomes  intermediários, se for o caso. Apenas as primeiras letras  iniciais em maiúsculo. Não incluir títulos como Dr. ou Msc.

Sobrenome do orientador*

digite o último sobrenome do orientador.

Atenção: Caso seja uma orientadora, marque a caixa.

Nome do coorientador

digite o nome do seu coorientador e nomes/sobrenomes  intermediários, se for o caso. Não incluir títulos como Dr.  ou Msc.

Sobrenome do coorientador

digite o último sobrenome do coorientador.

Atenção: Caso seja uma Coorientadora, marque a caixa.

Ano*

registre o ano em que o trabalho  foi defendido e entregue.  Registre  na forma yyyy. (ex: 1990).

Descrição física*

registre o total de folhas (impressão somente no anverso) ou páginas (impressão no verso e anverso).

Ilustrações

marque esta opção, caso seu trabalho possua ilustrações (fotografias, mapas, desenho, fluxograma etc.).

Assunto (s)*

Informe no mínimo uma e no máximo cinco palavras-chave  do seu trabalho. Registre palavras ou expressões que  representam o conteúdo do seu trabalho. Devem aparecer  em ordem decrescente de importância. Evite termos  redundantes ou repetitivos.

Ao clicar em Enviar o programa gera a ficha de identificação da obra, como um arquivo pdf, disponível para download e/ou impressão, conforme apresentado abaixo:

Observações:

ficha catalográfica é gerada em formato A4, com base em informações fornecidas pelo usuário e deve constar no verso da folha de rosto de teses e dissertações de modo a possibilitar sua representação precisa pelas informações de autor, título, local, data, número de folhas, assunto, etc.

Para outros esclarecimentos entre em contato com a BU/UFJF:
Serviço de  Atendimento ao Usuário
E-mail: atendimento.cdc@ufjf.edu.br

Mais informações pelo telefone (32) 2102 3767

CRÉDITOS

O Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica de Teses e Dissertações foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e gentilmente cedido para ser adaptado às necessidades da Universidade Federal de Juiz de Fora. Maria Alice Soares de Castro,  Analista de Sistemas da Seção Técnica de Informática – ICMC-USP, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do software, encaminhou os códigos-fonte de seu sistema de elaboração de fichas catalográficas. A adaptação foi realizada por Cristina Perantoni, Analista de Sistemas do CGCO / UFJF e Bibliotecários do CDC / UFJF.

REFERÊNCIAS

CRISTIANINI , Gláucia Maria Saia; MORAES, Juliana de Souza; CASTRO , Maria Alice Soares de. Sistema para geração automática de ficha catalográfica para teses e dissertações: mais autonomia para o usuário. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERISTÁRIAS, 17., 2010, Rio de Janeiro. Anais . 2010. Disponível em:< http://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_293.pdf .>. Acesso em: 23 out. 2012

Clique aqui e acesse a página