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Serviços

 

Empréstimos

O empréstimo de obras do acervo e tablets é um serviço que está disponível  aos professores, funcionários e alunos com vínculo institucional ativo e que apresentem a carteirinha. Os usuários da comunidade externa somente poderão usufruir do empréstimo de obras para consulta na própria biblioteca.

Entenda mais sobre os serviços clicando nos ícones abaixo.

 

        

 

É possível reservar e renovar os empréstimos on-line.

Normalização

As bibliotecas auxiliam quanto a padronização de trabalhos científicos (trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e artigos de periódicos) em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação poderão agendar atendimento para tirar dúvidas quanto à normalização dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Para os cursos com biblioteca setoriais o agendamento é direto com o bibliotecário da Unidade Acadêmica. Demais cursos o agendamento deve ser feito na Biblioteca Central pelo telefone: 2101-3751 ou pelo e-mail: atendimento.cdc@ufjf.br.

 

– Orientações clicando nos ícones abaixo.

          

 

– Templates e modelos clicando nos ícones abaixo.

 

           

– Identificadores Digitais

Conheça clicando nos ícones abaixo.

 

            

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Outros serviços

Entenda mais sobre os serviços clicando nos ícones abaixo.

                 

                       

 

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Entenda os serviços

–> Empréstimo

O empréstimo de obras do acervo é um serviço disponível aos professores, funcionários, alunos, devidamente cadastrados no sistema, com matrícula ativa e portando a carteirinha. Os usuários da comunidade externa somente poderão usufruir do empréstimo de obras para consulta na própria biblioteca.

O acervo da biblioteca é composto por livros, publicações avulsas (PA’s), obras de referência, material audiovisual, periódicos, trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações, teses, computador portátil, CD-ROM e DVD.

 

1. Consulta Local: As obras de consulta podem ser utilizadas localmente e devem ser emprestadas através do balcão de empréstimos, sendo devolvidas ao final da consulta, no mesmo dia.

2.  Empréstimo DomiciliarPermite ao usuário com vínculo ativo e identificado através da carteirinha o empréstimo domiciliar de obras do acervo de empréstimo domiciliar.

  • Professores: até 6 materiais por 30 dias corridos
  • Alunos e funcionários: até 6 materiais por 14 dias corridos

 

3.  Empréstimo Especial: Aos fins de semana pode ser emprestado a partir das 16h (do último dia útil) e devolvido no próximo dia útil até às 10h da manhã.

4. Obras de referência: não são emprestadas.

 

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–> Renovação

O usuário poderá realizar a renovação on-line por até 4 vezes seguidas através do Meu Pergamum efetuando o login no SIGA3. A justificativa de atraso na entrega de material por impossibilidade de acesso à renovação on-line não é válida.

 

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–> Reserva

A reserva de exemplares poderá ser realizada exclusivamente para materiais que estão com todos os exemplares emprestados, ou seja,  quando não houver nenhum disponível.

O item reservado permanecerá disponível para o usuário solicitante por um período de 24 horas a partir do ato de devolução, sendo respeitada a ordem da lista de espera. O usuário é informado pelo e-mail cadastrado.

Para efetuar uma reserva on-line deve-se:

  1. Fazer login no SIGA 3
  2. Entrar em “Consulta ao acervo” (observe se aparece seu nome no canto superior direito – isso indica que você fez o login na consulta e poderá fazer a reserva)
  3. Fazer a busca do livro desejado.
  4. Verificar se tem exemplar disponível em Exemplares pois nesse caso não será permitido fazer reserva.
  5. Clicar em Reserva (abaixo do título escolhido)
  6. Verificar em qual biblioteca está sendo feita a reserva
  7. Clicar em Confirmar

Para acompanhar sua reserva deve-se:

  1. Fazer login no SIGA 3
  2. Entrar em “Meu Pergamum”
  3. Escolher em “Serviços” a opção “Reserva”
Imagem da página Meu Pergamum indicando onde realizar a renovação e a reserva de material emprestado da Biblioteca.

Tela indicando o local para renovações e reservas.

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–> Tablets

As bibliotecas dispõem de tablets para empréstimo somente aos usuários com vínculo na instituição, estudantes, servidores, professores e residentes. Esse material fica disponível apenas na Biblioteca Central.

O empréstimo é por horas e o uso local.

Acesse o regulamento.

 

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–> Multa

O usuário que devolver o material informacional ou a chave do escaninho fora do prazo estipulado está sujeito a cobrança de multa por dia ou por hora, considerando finais de semana e feriados. No regulamento são apresentadas as justificativas para abono.

Campus  JF – Guia de Recolhimento da União – GRU  com envio do recibo e da GRU para multas.cdc@ufjf.br

Campus GV – Guia de Recolhimento da União – GRU  com apresentação do recibo nas bibliotecas.

 

Especificação Valor
  Livros de circulação normal – empréstimo domiciliar R$ 0,50 por dia e obra
  Livros de empréstimo no recinto R$ 5,00 por dia e obra
Livros “não circula” empréstimo domiciliar R$ 1,00 por dia e obra
 Chave do guarda-volumes R$ 5,00 por dia
Substituição do segredo da chave do guarda- volumes e 2 cópias da chave valor cobrado pelo chaveiro
 Tablets R$ 5,00 por hora

 

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–> Carteirinha

A carteirinha é o documento imprescindível para efetuar os empréstimos nas bibliotecas. Em caso de usuários com mais de uma matrícula ativa, o empréstimos só poderá ser efetuado na matrícula em que a carteirinha for apresentada.  Não serão aceitas carteirinhas de modelos antigos, ilegível ou danificada. Em caso de troca de curso ou ciclo é necessário efetuar a troca da carteirinha.

Todas as informações e a solicitação estão disponíveis no endereço: carteirinha.ufjf.br.

Outras informações: (32) 2102-3491 – Restaurante Universitário

 

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–> Declaração de Nada Consta

O  Nada Consta é um documento que comprova a ausência de débitos junto às bibliotecas. Ele é necessário para qualquer alteração no status do usuário no SIGA . Os casos mais comuns são para colação de grau, trancamento de matrícula, transferência e aposentadoria. Setores da universidade  (CDARA e PROGEPE) fazem esta solicitação para conferência internamente e, na maioria dos casos, não há a necessidade do usuário se deslocar à biblioteca para a emissão. A Central de Atendimento também emite o Nada Consta  em processos de alunos abertos no setor. É possível verificar a sua situação em Meu Pergamum acessando pelo ícone Biblioteca do Siga 3 (azul).

O Nada Consta para aposentadoria é solicitado pelo próprio servidor dentro do processo aberto no SEI.

Para casos não previstos acima, para retirar o Nada Consta é preciso ir pessoalmente à Biblioteca Central munido de documento oficial com foto, salvo as situações descritas abaixo:

a) pais com documentos pessoais e do filho para comprovar a relação;

b) qualquer pessoa com procuração simples e cópia dos documentos dos envolvidos, a procuração deverá ser arquivada na Gerência de Atendimento;

c) casos de alteração de status de TAES e professores (redistribuição para outra instituição, rescisão de contrato, exoneração e aposentadoria) o processo é tramitado via SEI;

d) casos de alunos de intercâmbio, o nada consta é solicitado pelo setor: Coordenação de Mobilidade Acadêmica.

 

Caso haja pendência junto às bibliotecas do CDC é preciso regularizar.

São consideradas pendências: livro, tablet e chave de escaninho emprestados (em atraso ou dentro do prazo de devolução) além de multas não pagas.

Formandos: só é necessário solicitar o nada consta se estiver com pendência após o prazo estipulado pela biblioteca para regularização de pendências. Este prazo é divulgado no site da biblioteca a cada final de semestre.

 

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–> Normalização bibliográfica

Os trabalhos acadêmicos de fim de curso (trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses) devem seguir a formatação determinada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A biblioteca oferece esse serviço para auxiliar a comunidade acadêmica a normalizar seus trabalhos.

Para os cursos com biblioteca setoriais o agendamento é direto com o bibliotecário da Unidade Acadêmica. Demais cursos o agendamento deve ser feito na Biblioteca Central pelo telefone: 2101-3751 ou pelo e-mail: atendimento.cdc@ufjf.br.

Orientações

Para a padronização de trabalhos científicos (trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e artigos de periódicos) em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orienta-se o uso dos documentos listados abaixo.

Manual de normalização 22.11.23 – 2 (formato .pdf , tamanho 1 MB)

Folha de aprovação ABNT – 2019 (formato .odt , tamanho 11 KB)

Teses e dissertações  seguem a Resolução 16/2016 da CSPP que normatiza o processo de homologação de defesa dos trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação.

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Templates

Disponibilizamos os templates (modelos) normalizados para teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso, além do artigo científico. Entretanto, cada revista científica possui suas próprias regras, consulte-as antes de fazer a submissão.

 

Template em Word:

 

Em Latex:

O arquivo modeloLatexUFJF.zip contém o template em Latex para a elaboração de teses e dissertações que segue o padrão de formatação da UFJF dentro das normas da ABNT. Após descompactar (extrair) esse arquivo no seu computador, deve-se trabalhar com os arquivos abntbibufjf.cls e modelo.tex em uma mesma pasta, não no arquivo compactado zip. O arquivo abntbibufjf.cls não deve ser renomeado nem editado. O arquivo modelo.tex pode ser renomeado e é para ser editado com o preenchimento dos dados do trabalho de conclusão de curso, da tese ou da dissertação do(a) discente.

 

A UFJF disponibiliza, por intermédio do Laboratório de Estudos Econômicos (ECONS) da Faculdade de Economia (FE), Treinamento em Latex em Latex para a produção de textos científicos, dentre outros serviços.

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Referências bibliográficas

  • MORE – referências ABNT: O Mecanismo on-line de Referências (MORE) é uma ferramenta gratuita que elabora automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT. São disponibilizados quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

 

  • APA: O Gerador de Referência APA auxiliará a criar e formatar automaticamente suas citações no estilo APA.

 

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Identificadores digitais

DOI

O DOI, Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital), é um padrão de números e letras que identificam publicações. Ele faz essa identificação exclusivamente em ambiente virtual, dando ao objeto singularidade e permanência reconhecida na web. Artigos, periódicos, imagens, copyright, livros, capítulos de livros e qualquer conteúdo digital pode receber um código de especialização DOI. Ele facilita a busca em campos digitais e valoriza a legitimidade dessa publicação.

O DOI é formado por uma junção de códigos no seu prefixo e sufixo. O prefixo é usado para encontrar o banco de dados de uma editora e o sufixo é definido pelos responsáveis pela publicação, como os periódicos científicos. O DOI também relaciona o Currículo Lattes com o site do periódico em que o artigo publicado se encontra e é valorizado pela criação de hiperlinks entre arquivos.Para solicitar o código, é preciso entrar em contato com a CrossRef, agência de registro de DOI sem fins lucrativos.

Informações sobre o DOI na UFJF: (32) 2102-3759

Maiores informações: https://www.crossref.org/

Fonte: http://twixar.me/C7r1

 

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ORCID

O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e O Currículo Lattes (CNPq) já utiliza o ORCID iD na identificação dos pesquisadores. Em 22 de maio de 2018 foi assinado o Consórcio Brasileiro ORCID, congregando esforços do CNPq-CAPES-IBICT-CONFAP-RNP-SciELO para integração de sistemas de identificação e bases de dados nacionais ao registro ORCiD.indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como “0000-0002-0123-208X.”. Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc).

Informações sobre ORCID

na UFJF: (32) 2102-3759

Maiores informações e cadastro no Orcid: https://orcid.org/

Fonte: http://twixar.me/Y7r1

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–> Ficha catalográfica

É onde estão descritas as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar o documento no acervo de uma biblioteca.

O CDC disponibiliza uma ferramenta que gera a ficha catalográfica automaticamente diante do preenchimento do formulário. Os dados fornecidos são de responsabilidade do usuário.

Consulte as orientações de preenchimento dos campos.

Acesse o sistema.

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–> Treinamentos

As bibliotecas realizam treinamentos para estudantes e professores com demonstração dos serviços e recursos disponíveis. Os treinamentos são oferecidos em agenda disponível na secretaria do CDC e podem ser solicitados para turmas com no mínimo 15 estudantes. Para os cursos com biblioteca setoriais o agendamento é direto com o bibliotecário da Unidade Acadêmica. Demais cursos o agendamento deve ser feito na Biblioteca Central pelo telefone: 2101-3751 ou pelo e-mail: atendimento.cdc@ufjf.br.

 

Estão disponíveis os treinamentos:

– Normalização Bibliográfica – ABNT

– Portal de Periódicos da Capes

– Bases de dados (e-books, normas técnicas, artigos)

– Uso da biblioteca – Sistema Pergamum

– Gerenciador de bibliografias Mendeley e EndNote

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–> Scanner planetário

 

As bibliotecas do CDC disponibilizam Scanners Planetários A3. São equipamentos de autoatendimento que permitem a digitalização dos documentos possibilitando salvar o material em pendrive, enviar por e-mail ou via Dropbox.

 

 

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–> Doações

As bibliotecas da ufjf recebem doações de materiais em bom estado de conservação, que não estejam rasgados, mofados, rabiscados, com mofo, contaminados por insetos, etc. Todo material oferecido às bibliotecas será previamente analisado pelo bibliotecário da unidade responsável, antes de ser incorporado ao acervo.

Para efetuar doação, o formulário (inicial) a seguir deverá ser preenchido e enviado por e-mail para a Biblioteca que receberá o material.

Formulário inicial para doação – formato .odt

Formulário inicial para doação – formato .doc

Após o aceite da biblioteca, o formulário (final) a seguir deverá ser preenchido: 

Formulário FINAL para doação – formato .doc

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–> Aplicativo da UFJF / Biblioteca

O UFJF App é um canal moderno e com novas possibilidades de interações entre a comunidade acadêmica e a Instituição. Através do aplicativo é possível renovar o empréstimo e efetuar reservas de livros além de consultar o acervo da Biblioteca.

 

                                                                              

 

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–> WIFI UFJF

Veja os tutoriais para acessar a rede WIFI da UFJF:

                      

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–> Guarda-volumes

Para que possa ter acesso aos espaços das bibliotecas é necessário que o usuário, guarde seus pertences particulares, em escaninho fechado. O material guardado ficará trancado e o usuário se responsabilizará pela chave em seu poder, que será fornecida através de empréstimo (com carteirinha) efetuado pelos funcionários da biblioteca.

O armário de guarda-volumes é para uso exclusivo dos usuários durante sua permanência na Biblioteca.

É expressamente proibida a saída do usuário da biblioteca portando a chave.

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–> Achados e Perdidos

Todo material esquecido por usuários dentro da biblioteca, é direcionado para o balcão de atendimento onde é registrado e se mantêm até que seja solicitado pelos usuários ou encaminhado para descarte.

Em caso de documentos oficiais (rg, cpf carteirinhas), só poderão ser retirados pelo proprietário. Estes ficam organizados no expositor no hall da biblioteca.

As carteirinhas da UFJF são encaminhadas para o RU semanalmente.

Materiais perdidos são descartados de acordo com a tabela abaixo:

 

MATERIAL

PRAZO PARA DESCARTE

Documentos 1 mês para documentos oficiais – após este período os documentos serão encaminhados para os correios;
Carteirinhas Toda segunda feira as carteirinhas serão enviadas para o RU;
Material de papelaria 6 meses – após este período o material será descartado
Chaves e outros 6 meses – após este período o material será descartado

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–> Visitas orientadas

A Biblioteca Universitária disponibiliza visitas orientadas para apresentação do espaço, serviços e acervos da biblioteca. Para os cursos com biblioteca setoriais o agendamento é direto com o bibliotecário da Unidade Acadêmica. Demais cursos o agendamento deve ser feito na Biblioteca Central pelo telefone: 2101-3751 ou pelo e-mail: atendimento.cdc@ufjf.br.

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–> Infocentro

Centros equipados com microcomputadores conectados à Internet, disponibilizados para funcionários, professores e alunos. Na Biblioteca Central também pode ser utilizado por usuários da comunidade em externa. São administrados pela Pró-reitoria de Infraestrutura (ProInfra).

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