Fechar menu lateral

Núcleo de Periódicos (NP)

O Núcleo de Periódicos está localizado na Biblioteca Universitária (BU), é o setor responsável pelas revistas e jornais.

O acervo conta com títulos nacionais e estrangeiros de periódicos científicos e informativos e foi desenvolvido a partir de compra e doação. O usuário pode realizar consulta local. O empréstimo dos periódicos é apenas para reprodução restrita de pequenos trechos, de acordo com a Lei de Direitos Autorais.

Atualmente compõem o acervo mais de 1.626 títulos e 77.424 fascículos, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Está organizado por ordem alfabética de títulos, dentro de cada título os fascículos estão dispostos em ordem numérica crescente, assim distribuídos:

– ACERVO GERAL – é formado pelos títulos que foram comprados e os que foram selecionados das doações recebidas.

– ACERVO DE TÍTULOS PUBLICADOS PELA UFJF – formado pelas revistas que utilizam a chancela da UFJF.

– ACERVO PARA EXPOSIÇÃO – são duplicatas, boletins informativos e de propaganda que estão disponíveis em local de acesso público para consulta e doação.

 

Como fazer doações de revistas para biblioteca?

Baixe o formulário, liste os periódicos e encaminhe o formulário preenchido para o e-mail periodicos.cdc@ufjf.br.

Após análise dos títulos será enviada uma resposta informando se há interesse ou não da biblioteca em receber a possível doação.

O acervo de periódicos está sendo informatizado o que vai permitir a consulta através do catálogo online do Pergamum.

 

– Títulos impressos – abril 2023

Comutação Bibliográfica (COMUT)

Sistema de Comutação Bibliográfica  (COMUT) permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas. Entre os documentos acessíveis encontram-se periódicos técnico-científicos, teses e dissertações, anais de congressos, relatórios técnicos, partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais, etc.

Envie o formulário de solicitação preenchido através do e-mail periodicos.cdc@ufjf.br. É necessário ter a referência completa para o pedido poder ser feito corretamente. O custo é de R$2,20 a cada 5 páginas de documento.