UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Núcleo de Periódicos (NP)

Você está em: Serviços > Núcleo de Periódicos (NP)

            O Núcleo de Periódicos está localizado no interior da Biblioteca Universitária (BU), que pertence ao Centro de Difusão do Conhecimento (CDC), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O NP é o setor responsável pelas revistas, jornais e pela normalização das revistas publicadas pela UFJF.

             O acervo do Núcleo de Periódicos é composto por compra e doação, com um total aproximado de 2.971 títulos e 95.788 fascículos, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Está organizado por ordem alfabética de títulos e dentro de cada título os fascículos estão dispostos em ordem numérica crescente, assim distribuídos:

 – ACERVO GERAL – é formado pelos títulos que foram comprados e os que foram  selecionados das doações recebidas.

– ACERVO DE TÍTULOS PUBLICADOS PELA UFJF – atualmente 25 revistas utilizam a chancela da UFJF.

– ACERVO DE TÍTULOS NOVOS – são títulos de interesse para a UFJF que também foram recebidos através de doação, os quais poderão ser incorporados ao acervo.

– ACERVO DE DUPLICATAS – são fascículos idênticos. Mantém-se somente 1 (uma) revista de cada no acervo.

– ACERVO PARA EXPOSIÇÃO – são boletins informativos e de propaganda que estão disponíveis em local de acesso público para consulta e doação.  

           O acervo conta com títulos nacionais e estrangeiros de periódicos científicos e informativos. O usuário pode realizar consulta local. O empréstimo dos periódicos é por tempo reduzido e apenas para reprodução restrita de pequenos trechos, de acordo  com a Lei de Direitos Autorais. O serviço de reprodução é terceirizado.

 

Títulos_periódicos_impressos

– Lista de duplicatas

 

Como fazer doações de revistas para biblioteca?

Baixe o formulário (Clique aqui),  liste os periódicos e encaminhe o formulário preenchido para o seguinte e-mail:

periodicos.cdc@ufjf.edu.br. Após análise dos títulos você receberá uma resposta informando se há interesse ou não pela possível doação.