UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Perguntas frequentes

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     Consulte as questões abaixo e veja se uma delas atende a sua dúvida. Caso ainda precise de atendimento, clique na janela localizada ao canto inferior direito da página para atendimento on-line.

 

01 – Para frequentar as bibliotecas e consultar os seus acervos precisa de algum documento?

R: Não, o acesso e consulta são livres a qualquer pessoa, excetuando as bibliotecas da Faculdade de Engenharia, Serviço Social e Administração e Ciências Contábeis que possuem acervos restritos. Nestas, para ir até as estantes é preciso acompanhamento de um funcionário.

 

02 – Qual horário de funcionamento das bibliotecas?

R: Cada uma possui horário diferenciado, consulte no site os horários.

 

03 – Todas as bibliotecas estão no Campus da UFJF?

R: Não, há cinco unidades fora, em Juiz de Fora a biblioteca do Colégio de Aplicação João XXIII, a do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAMM), a do Instituto Itamar Franco. No Campus Avançado em Governador Valadares, Biblioteca de Ciências Sociais Aplicadas e a Biblioteca de Saúde. 

 

04 – Onde fica o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAMM)?

R: O MAMM fica localizado na Rua Benjamim Constant 790, Centro. Tel.: 3229-7653

 

05 – Onde fica o colégio João XXIII?

R: Rua Visconde de Mauá, 300 Bairro Santa Helena

(http://www.ufjf.br/joaoxxiii/localizacao/) linha de ônibus e horários

 

06 – Quais tipos de materiais e assuntos eu encontro nas bibliotecas da UFJF?

R: O acervo da UFJF é bastante diversificado. Temos livros, revistas, dissertações, teses, monografias, publicações avulsas (anais de eventos), CDs. Todas as áreas do conhecimento são contempladas.

 

07 – Como faço para pegar materiais emprestados?

R: Caso seja professor, aluno ou servidor da UFJF, compareça ao Restaurante Universitário (RU) do Campus no horário de 09h às 18h de segunda a sexta ou de 10:00 às 13:00 aos sábados para fazer a  carteirinha de uso das bibliotecas e do próprio RU. 

 

08 – Quantos materiais eu posso pegar emprestado e quanto tempo fico com eles?

R: A quantidade de materiais e o tempo de empréstimo varia conforme o perfil do usuário:

       Professores: até 6 materiais por 30 dias corridos

       Alunos e funcionários: até 6 materiais por 14 dias corridos

 

09 – Como funciona o empréstimo no recinto e de fim de semana?

R: Estes empréstimos são de materiais “não circula”. O empréstimo recinto é para que o usuário fique com o material nas dependências da biblioteca durante um dia. O de fim de semana é emprestado 2h antes da biblioteca fechar e devolvido no próximo dia útil até às 10h da manhã.

 

10 – Se eu não devolver o material no dia determinado, o que acontece?

R: A devolução atrasada gera multa por dia corrido e por exemplar.

 

11 – Caso eu perca o material ou seja assaltado e levem o material junto com meus pertences, como proceder?

R: Comunique imediatamente à biblioteca via telefone ou e-mail (2102-3767 ou atendimento.cdc@ufjf.edu.br) e assim que puder procure a Gerência de Atendimento na Biblioteca Central.

 

12 – Somente professores, alunos e servidores da UFJF, podem pegar materiais emprestados?

R: Sim, o empréstimo domiciliar só é permito a quem tem vínculo com a UFJF. Porém, a comunidade externa pode usar o acervo para consulta local.

 

13 – Quais serviços a biblioteca oferece?

R: Orientação a pesquisa local, empréstimo do acervo, treinamentos de turmas e grupos de pesquisa no Portal de Periódicos Capes e outras bases científicas, comutação bibliográfica (COMUT), Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD), Normalização e Elaboração de Ficha Catalográfica.

 

14 – O que são o COMUT e SCAD?

R: São serviços de obtenção de cópia de partes de documentos (artigos, livros, teses). As bibliotecas da UFJF participam desses dois sistemas nacionais e caso o usuário precise, é possível conseguir um artigo que esteja em outras bibliotecas participantes. O serviço é cobrado e deve ser solicitado na Biblioteca Central.

 

15 – O que é a Normalização?

R: Os trabalhos acadêmicos de fim de curso (trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses) devem seguir formatação determinada pela ABNT. A biblioteca oferece esse serviço para auxiliar a comunidade acadêmica a normalizar seus trabalhos. A orientação deve ser agendada pelo telefone (32) 2102-3751 ou e-mail atendimento.cdc@ufjf.edu.br

 

16 – O que é a ficha catalográfica?

R: A ficha catalográfica é uma formalidade que deve constar nos trabalhos acadêmicos, conforme orienta a ABNT. Para solicitá-la acesse: http://www.ufjf.br/biblioteca/servicos-e-produtos/normalizacao-2/ficha-catalografica/

 

17 – Posso acessar as bases de dados da minha residência?

R. Sim, por meio do SIGA é possível acessar as bases em qualquer lugar fora da UFJF.

 

18 – Não consigo visualizar as normas da ABNT.

R. Utilize o Internet Explorer como navegador, pois a visualização das normas só é possível através dele.

 

19 – Posso fazer downloads de documentos disponibilizados pelas fontes de informação?

R: ABNT: não permite.

Biblioteca Virtual 3.0 Pearson: não permite.

Atheneu: sim é permitido.

Vlex: sim é permitido.

JSTOR: sim é permitido.

Heinonline: sim é permitido.

IEEE E-books: sim é permitido

 

Mais informações: http://issuu.com/ufjfbibliotecas   

 

20 – Quais são os procedimentos necessários para configurar o visualizador de normas da ABNT?

R. Utilizando o navegador Internet Explorer, instale o arquivo executável www.abntcolecao.com.br/viewer/colecao20.exe

Mais informações: http://issuu.com/ufjfbibliotecas/docs/tutorial_abnt_220312

 

21 – Posso imprimir os e-books de todas as fontes de informação adquiridas pela UFJF ?

R: ABNT : solicite a impressão das normas no Balcão de Atendimento da Biblioteca Universitária. O custo é de R$ 0,82 por folha.

Biblioteca Virtual 3.0 Pearson: a quantidade de páginas autorizadas para impressão e os valores  são informados diretamente no site, no momento da pesquisa.

Atheneu, Vlex, JSTOR, Heinonline : permite a impressão pelo próprio usuário sem custos.

 

22 – Tenho alguns livros para doar como procedo?

Baixe o formulário (clique aqui),  liste os livros e encaminhe o formulário preenchido para o e-mail atendimento.cdc@ufjf.edu.br. Após análise dos títulos você receberá uma resposta informando se há interesse ou não por parte da biblioteca pela possível doação.

 

23 – Como solicitar o Nada Consta e para que ele serve?

O Nada Consta é um documento necessário para qualquer alteração no status do usuário no SIGA. Os casos mais comuns são para coleção de grau e trancamento de matrícula. Caso haja pendências junto às bibliotecas do CDC próximo ao dia da colação de grau, o estudante precisa regularizar a situação e levar o Nada Consta à Central de Atendimento. 
Para solicitar o Nada Consta é preciso ir  pessoalmente à Biblioteca Central munido de documento oficial com foto, salvo as situações descritas abaixo:

a) pais com documentos pessoais e do filho para comprovar a relação;
b) qualquer pessoa com procuração simples e cópia dos documentos dos envolvidos, a procuração deverá ser arquivada na Gerência de Atendimento;
c) funcionários da Central de Atendimento munidos de autorização do estudante via e-mail, assinada e datada pelo funcionário. Este documento deverá ser arquivado junto à Gerência de Atendimento;
d) Funcionários da Pró-RH responsáveis pela aposentadoria por invalidez munidos de documento assinado pela coordenação do setor se responsabilizando pelo Nada Consta.