Depoimento Camila Ribeiro Almeida Rezende

fotoMesmo que essa frase pareça clichê, não encontrei algo parecido para descrever o meu intercâmbio: “Foi a MELHOR experiência da minha vida”. Mesmo que eu viva milhões de outras experiências maravilhosas, essa sem dúvida será a melhor de todas, pois a intensidade e a sede de descoberta nesta etapa da minha vida nunca será de igual tamanho em qualquer outra.

Quando digo experiência, digo realmente com todas as atribuições do termo: conhecimento adquirido, novas descobertas, experimentações, multiplicação de informações. O intercâmbio não proporciona somente o conhecimento cultural, acadêmico, humano e turístico, proporciona sobretudo o conhecimento de si mesmo. Novos valores, novos rumos, novas diretrizes, novos projetos, novos amigos, o intercâmbio não marca somente em um único espaço de tempo, mas sim para toda a vida.

Estudar Belas Artes na Universidade do Porto (Portugal),  foi um grande privilégio, além de ser uma cidade linda e com uma infraestrutura impecável, a Universidade oferecia uma vasta gama de conhecimento artístico e cultural, pois recebia um grande número de alunos Intercambistas do mundo inteiro. Os seis meses que morei em Porto pareceu seis semanas. A intensidade e o entusiasmo que banham os dias fazem o tempo correr e a sede de conhecimento aumentar.  Porto é lindo, aconchegante, humano, caloroso, as pessoas são agradáveis prestativas, tanto vizinhos quanto os colegas de turma, professores e amigos.

Tudo passa depressa e se eu pudesse voltar atrás e mudar alguma coisa não mudaria nada. Conselho útil: leve o mínimo de tudo! Volte com o máximo de tudo! Bagagens só atrapalham, em Porto tudo é barato, não vá com muita coisa, leve somente o necessário. Meu maior desafio foi ter que despedir de Porto, na verdade ele se despediu de mim, pois eu ainda penso nele!

Exposição com participação de Camila durante intercambio: moveup