UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharelado Interdisciplinar

Você está em: Bacharelado Interdisciplinar

A UFJF avança em uma nova estrutura de graduação. Além das formas de ingresso tradicionais, em que o candidato escolhe o curso que vai fazer logo na inscrição para o Vestibular ou PISM III, a federal de Juiz de Fora oferece, atualmente, os cursos de dois ciclos, também conhecidos como Bacharelados Interdisciplinares (Bis). Juntos, os Bis em Arte e Design, Ciências Humanas e Ciências Exatas representam cerca de 30% das vagas oferecidas todos os anos.

Eles constituem uma alternativa de renovação da arquitetura curricular das universidades brasileiras, seguindo uma tendências internacional, cujo objetivo maior é solucionar problemas enfrentados pelo ensino superior em todo o país. O fato de os estudantes terem que escolher qual carreira seguir em torno dos 17 anos, a pouca formação cultural e humanística dos graduando e a necessidade de mais interdisciplinaridade nos cursos foram alguns dos motivos que fizeram a Universidade adotar o modelo.

 

Estrutura Curricular

A Estrutura curricular de todos os cursos de bacharelado interdisciplinar oferecidos pela UFJF é semelhante: o aluno passa por um primeiro ciclo de formação mais abrangente, com disciplinas de áreas diversas de interesse, tendo até mesmo mais liberdade para montar sua grade curricular. Ao final deste ciclo, que pode durar de dois anos e meio a três anos, o estudante recebe o título de bacharel no curso.

Este título é de ensino superior. Dessa forma, pode-se escolher já ingressar no mercado de trabalho ou começar o segundo ciclo. Nele, o aluno se especializa em uma das áreas oferecidas pelos institutos, sem precisar de um novo vestibular.

Coordenação dos Bacharelados Interdisciplinares – PROGRAD