UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Acesso ao SIGA

Você está em: Utilidades > Acesso ao SIGA

 

O SIGA é um sistema online que gerencia as informações acadêmicas e administrativas da UFJF. Através desse sistema, alunos podem acessar informações sobre disciplinas, horários, salas, notas, imprimir histórico escolar e comprovante de matrícula, solicitar matricula em disciplinas, solicitar trancamento de disciplinas ou do curso, atualizar informações cadastrais, reservar e renovar o empréstimo de livros da biblioteca, consultar vagas de estágio e empresas conveniadas, e participar de sorteios de ingressos para eventos patrocinados pela UFJF.

 

O SIGA é acessível de qualquer aparelho com acesso à internet, pelo site: http://siga.ufjf.br

 

O acesso ao SIGA somente estará disponível para alunos INGRESSANTES alguns dias antes do primeiro dia de aulas. Alunos com pendências de matricula na UFJF poderão ficar com o acesso bloqueado até terem sido resolvidas. Acesse clicando no ícone AZUL escrito “SIGA 3″.  O acesso ao horário das aulas pode ser encontrado no caminho ACADÊMICO> ALUNO> COMPROVANTE DE MATRÍCULA> EMITIR HORÁRIO DE AULA.

 

Para acessar o SIGA é solicitado um LOGIN e uma SENHA. O login é o CPF do aluno, e a senha inicial é 010101 ou a data de nascimento do aluno com 6 digitos (DDMMAA). A senha é obrigatoriamente trocada no primeiro acesso. Se não conseguir acesso com uma dessas senhas, clique em “esqueci minha senha” e siga as instruções. O sistema enviará uma nova senha para o e-mail que o aluno informou na época da matricula na UFJF.  Se não houver nenhum e-mail do aluno cadastrado no SIGA ainda, será necessário enviar um e-mail para cdara@ufjf.edu.br solicitando o cadastro do e-mail.

 

Para quem já teve alguma matricula anterior na UFJF, no Colégio de Aplicação João XXIII, ou no IFSEMG – Campus Juiz de Fora (antigo CTU), poderá ser necessário clicar no link “TROCAR PERFIL”, exibido no canto superior direito da tela após entrar no SIGA,  para acessar sua nova matricula (perfil) de aluno do BACH. Pode ser que haja um conflito entre a senha do perfil novo e a do antigo, e o usuário receber uma mensagem de “senha errada”. Se isso acontecer, troque a senha, clicando em “ESQUECI MINHA SENHA”.

 

No início do período letivo, acesse o seu SIGA para descobrir seu número de matricula, atualizar as suas informações cadastrais, para conferir em quais disciplinas está matriculado, e os horários e as salas em que serão lecionadas. Também vale a pena gastar um tempo explorando os outros links disponibilizados pelo SIGA, como os da Biblioteca, por exemplo.