UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Ingresso

Você está em: O Curso > Ingresso

 

O BACH é oferecido nos turnos Diurno e Noturno.

O ingresso no 1º semestre letivo (março) é para o curso INTEGRAL (manhã e tarde – mas majoritariamente à tarde, de 14-18 horas), com 150 vagas distribuídas entre o PISM (30%) e SISU (70%).

O ingresso no 2º semestre letivo (agosto) é para o curso NOTURNO (19-23 horas), com 150 vagas distribuídas entre o PISM (30%) e SISU (70%).

Ao todo, são 300 vagas por ano.

Na UFJF, 50% das vagas são destinadas à ampla concorrência, e 50% são vagas específicas para políticas de ações afirmativas, seja no PISM ou no SISU.

 

 

 

VAGAS OCIOSAS:

 

Se houver sobra de vagas dos processos seletivos de ingresso (PISM e SISU), após esgotado todas as reclassificações possíveis, 50% das vagas que não foram ocupadas são destinadas para os alunos excedentes do processo seletivo de ingresso. Os 50% restante das vagas entram no EDITAL DE VAGAS OCIOSAS, publicada semestralmente pela CDARA. Esse Edital anuncia todas as vagas ociosas em todos os cursos da UFJF.

 

Podem se candidatar a ocupar as vagas ociosas no BACH (listados em ordem de prioridade de ingresso):

  1. alunos do BACH que perderam a vaga no curso por não terem destrancado o mesmo no período certo (REINSCRIÇÃO no curso de origem)
  2. alunos de outro curso da UFJF que desejam MUDAR DE CURSO (PARA O BACH)
  3. alunos que já concluiram um curso de graduação na UFJF (GRADUADOS DA UFJF), e já cursaram 50% DA CARGA HORÁRIA total do BACH (885 horas, ou aproximadamente 15 disciplinas do currículo do BACH)
  4. alunos de outra Instituição de Ensino Superior, pública ou privada, que estejam cursando um curso de graduação na mesma área que o BACH, que queiram solicitar TRANSFERENCIA de seu curso para o BACH
  5. GRADUADOS EM GERAL (quem já se formou em qualquer outro curso de graduação)

 

O Edital com as vagas para ingresso no curso DIURNO (início no 1º semestre letivo do ano) é publicada geralmente em OUTUBRO.

O Edital com as vagas para ingresso no curso NOTURNO (início no 2º semestre letivo do ano) é publicada geralmente em MAIO.

As datas para inscrições de candidatos às vagas é sempre estipulada no Calendário Acadêmico da Graduação da UFJF.

 

 

Veja também: PISM, SISU, Via Mudança de Curso, Via Transferência, Como Graduado, Desistência do Curso.