UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

Você está em: O Curso > Apresentação

 

OS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES:

 

Os Bacharelados Interdisciplinares (BIs) são programas de formação em nível de graduação de natureza geral, que conduzem a diploma, organizados por grandes áreas do conhecimento.

 

Os BIs proporcionam uma formação com foco na interdisciplinaridade e no diálogo entre áreas de conhecimento e entre componentes curriculares, estruturando as trajetórias formativas na perspectiva de uma alta flexibilização curricular.

 

O Bacharelado Interdisciplinar (ou PRIMEIRO CICLO) é o espaço de formação universitária onde um conjunto importante de competências, habilidades e atitudes, transversais às competências técnicas, aliada a uma formação geral com fortes bases conceituais, éticas e culturais, assume a centralidade nas preocupações acadêmicas dos programas. Por seu turno, o SEGUNDO CICLO de estudos, de caráter opcional, está dedicado à formação PROFISSIONAL em áreas específicas do conhecimento. O TERCEIRO CICLO compreende a pós-graduação stricto senso (Mestrado e Doutorado), que poderá contar com alunos egressos diretamente do Bacharelado Interdisciplinar.

 

— Texto adaptado, extraído dos “Referenciais Orientadores para Bacharelados Interdisciplinares e Similares“.

Confira no texo completo mais informações sobre o contexto de criação dos BIs e a proposta delineada para esta modalidade diferente de curso de graduação.

 

 

O BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS – BACH/UFJF:

 

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas (BACH) da UFJF, é um curso de graduação na grande área das HUMANIDADES.

 

O curso tem duração média de 05 semestres, durante o qual o aluno deverá cursar em média 05 disciplinas por semestre.

 

Durante os quatro primeiros semestres, o aluno cursa 72 créditos eletivos (cerca de 18 disciplinas) nas áreas de Filosofia e Ciência da Religião (16 créditos), Tempo e Espaço (16 créditos), Sociedade e Cultura (16 créditos), Letras e Artes (16 créditos) e Formação Científica (08 créditos), e faz 120 horas de Atividades Complementares. Além disso, deverá cursar 01 disciplina obrigatória na área de Humanidades no primeiro semestre do curso. Esta é a FORMAÇÃO GERAL: o conjunto das disciplinas eletivas voltadas à cultura humanística, artística e científica.

 

No quinto semestre, o aluno escolhe uma das áreas específicas que integram o conjunto de áreas de 2º Ciclo disponíveis para egressos do BACH (Ciência da Religião, Ciência Social, Filosofia ou Turismo), e cursa as 05 disciplinas obrigatórias daquela área (a chamada ÀREA DE CONCENTRAÇÃO). Estas cinco disciplinas determinarão o 2º Ciclo para o qual o aluno estará habilitado a ingressar após a conclusão do BACH. Além das disciplinas, o aluno realiza o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nesse semestre.

 

Após a conclusão desses requisitos, o aluno estará habilitado para receber o diploma de CIÊNCIAS HUMANAS e ingressar em um dos cursos de 2º Ciclo, se assim desejar.

 

 

Veja também: Objetivos, Público Alvo, Formação, Perfil Profissional, Atuação Profissional.