UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Entenda a Matricula pelo SIGA

Você está em: Matricula > Alunos 2º ao 5º Períodos > Orientações 2019/2 > Entenda a Matricula pelo SIGA

 

 

A matricula na UFJF funciona com base na RESERVA DE VAGAS. As vagas nas disciplinas a serem ofertadas em determinado semestre são reservadas para alunos de cursos específicos. Os turnos diurno e noturno de um curso são considerados cursos diferentes. No BACH, os alunos que ingressam no 1º semestre do ano, ingressam no curso diurno/integral do BACH (72A), os alunos que ingressam no 2º semestre do ano ingressam no curso noturno do BACH (73A). Se não houver vagas reservadas para o seu curso em determinada disciplina, não conseguirá se matricular nela pelo SIGA. Por exemplo, se um aluno ingressou no curso noturno do BACH (73A), não conseguirá se matricular em disciplinas diurnas que tenham vagas reservadas apenas para o curso diurno do BACH (72A), e nem em vagas reservadas para o curso de História, Biologia ou Serviço Social, etc. Para se matricular nessas disciplinas, deve esperar pelo dia do AJUSTE DE MATRÍCULA NA COORDENAÇÃO ou da MATRICULA EM VAGAS OCIOSAS (“Bolsão”), em que o aluno pode solicitar ao Coordenador de seu curso matricula nas vagas reservadas para outro curso que ainda não foram ocupadas.

O número do curso do aluno é o 5º e 6º algarismo do seu número de matricula.

 

A MATRICULA PELO SIGA:

A “MATRICULA PELO SIGA” é, na verdade, uma SOLICITAÇÃO de matricula, que poderá ou não ser atendida, dependendo de quantas vagas houver para o curso do aluno naquela disciplina e de quantos alunos solicitarem matricula para aquela disciplina.

São estipulados, no Calendário Acadêmico da UFJF, os dias para a Matricula pelo SIGA.

Nos dois dias seguintes ao prazo da Matricula pelo SIGA, o CGCO executa um software que analisa as solicitações de matricula (1ª ANÁLISE DE MATRICULA) e concede a matricula nas vagas reservadas para o curso do aluno nas disciplinas solicitadas de acordo com as seguinte ordem de prioridade (RAG, Art. 24):

  – 1ª –  não repetentes;
  – 2ª –  reprovados por aproveitamento ou que tenham trancado a disciplina;
  – 3ª –  reprovados por infrequência.

 O critério de classificação dentro de cada um dos grupos anteriores (ou o critério de desempate) é o maior Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Por isso, é IMPORTANTE TRANCAR A MATRICULA na disciplina, ao invés de abandonar a aula e ser reprovado por infrequência. Além disso, a reprovação por infrequência CONTA COMO NOTA ZERO na hora de calcular o IRA, portanto, prejudica o aluno duas vezes na hora de conseguir a matricula. Além desses critérios de preferência, o Coordenador do Curso pode definir alguns extras, como em qual período do curso o aluno está, etc. No momento não existe nenhum critério adicional no BACH para a matricula pelo SIGA.

Não faz diferença se o aluno solicita a matricula no primeiro dia ou no último dia do prazo da Matricula pelo SIGA, contanto que seja em um dos dias estipulados para a matrícula.

 

AJUSTES DE MATRICULA PELO SIGA:

Logo após a 1ª Análise de Matricula, é aberto novo período de alguns dias para AJUSTES DE MATRICULA PELO SIGA. Nesse período, aparecerá no SIGA do aluno o resultado da solicitação de matricula: em quais disciplinas foi concedido a matricula e em quais disciplinas a matricula foi negada. No caso de ter sido negada, haverá uma mensagem informando o porquê da negativa (seja qual for o motivo da negativa (mesmo ‘excedente’), se o aluno ainda quiser matricula naquela disciplina, deverá solicitá-la NOVAMENTE no ajuste pelo siga (as vagas do BACH que sobraram podem ser disponibilizadas para os alunos do turno oposto (noturno/diurno) nesta fase), ou se ainda não conseguir no ajuste via siga, ao Coordenador do seu curso durante período de ajuste na Coordenação).  Durante o período de ajuste pelo SIGA, o aluno poderá solicitar matricula em disciplinas adicionais, para completar a sua grade.  Não é possível cancelar a matricula nas disciplinas que o aluno já conseguiu na etapa anterior, só é possível ACRESCENTAR disciplinas nesta fase.

Nos dois dias seguintes ao prazo de Ajustes pelo SIGA, o CGCO executa novamente o mesmo software que analisa as solicitações de matricula (2ª ANÁLISE DE MATRICULA). A ordem de prioridade das matriculas neste período de ajuste de matricula é igual ao do período de matrícula.

 

AJUSTES DE MATRICULA NA COORDENAÇÃO DO CURSO:

Começando cerca de 01 semana antes do início das aulas e indo até uma semana após o início das aulas, é ainda possível fazer ajustes adicionais na matricula pela Coordenação do Curso, caso o aluno ainda não tenha conseguido matricula no número de disciplinas que precisava. É neste momento que o aluno deve solicitar ao seu Coordenador de curso a matrícula nas disciplinas que NÃO conseguiu via SIGA. A critério do Coordenador de curso, ele poderá dar vagas inicialmente reservadas para o turno noturno ou diurno do curso para alunos do turno oposto. Se as vagas estiverem reservadas para um curso diferente (do qual ele não é coordenador), o aluno terá que aguardar o dia do BOLSÃO para solicitar matrícula na disciplina.

 

BOLSÃO (OU MATRICULA EM VAGA OCIOSA DE OUTRO CURSO):

É estipulado um dia no Calendário Acadêmico da UFJF, na semana seguinte ao início das aulas, a partir do qual qualquer aluno pode se matricular nas vagas reservadas para outro curso que ainda não foram ocupadas. Nesse dia é possível se matricular em qualquer disciplina da UFJF na qual ainda tenha sobrado vaga. A solicitação desta matricula deve ser feita na Coordenação do SEU CURSO (não é feito pelo SIGA do aluno).

 

COINCIDÊNCIA DE HORÁRIOS:

Somente é permitida a coincidência de horários entre 2 (duas) únicas disciplinas quando estiver faltando ao discente menos do que 20% (vinte por cento) da carga horária para a integralização do seu curso e desde que haja a possibilidade de frequência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária semanal em cada uma dessas disciplinas (RAG, Art. 23 ,§ 1º). A autorização da coincidência de horários deve ser solicitada ao Coordenador do Curso, que pode autorizá-la ou não. Se autorizar, ele terá que lançar uma justificativa formal no SIGA para permitir a coincidência.

 

Veja também: Orientações 2/2019, Lista de Disciplinas 2/2019, Contagem de Horas, Passo-a-Passo da Matricula Pelo Siga.