UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

IRA

Você está em: Para Alunos > Provas e Notas > IRA

 

O ÍNDICE DE RENDIMENTO ACADÊMICO (IRA) é a média ponderada das notas obtidas pelo aluno em todas as disciplinas cursadas por ele enquanto esteve matriculado em determinado curso da UFJF, em que o peso é a carga horária das disciplinas.

 

Disciplinas com uma carga horária maior têm maior influência no IRA do que disciplinas com uma carga horária menor. Disciplinas nas quais o aluno foi REPROVADO POR INFREQUÊNCIA entram no cálculo como se fossem nota zero. Por isso, é importante que o aluno sempre TRANQUE A DISCIPLINA, quando souber antecipadamente que não poderá frequentar a disciplina naquele semestre, por qualquer motivo, ou que TRANQUE O CURSO quando tiver que se ausentar de todas as disciplinas durante determinado semestre, ao invés de abandonar a aula e ser reprovado por infrequência.

 

O IRA do aluno, além de geralmente ser usado na UFJF como critério de pontuação em seleções para bolsas de monitoria, treinamento profissional, intercâmbio internacional, ingresso em cursos de mestrado, etc., o IRA também é o critério de desempate na avaliação das solicitações de matricula em disciplina, quando há mais alunos interessados em determinada disciplina do que vagas oferecidas nela naquele semestre.

 

A influência que o IRA do aluno tem no processo de matricula em disciplinas é especialmente importante para alunos do BACH, já que podem escolher a maioria das disciplinas que farão no curso. Um IRA muito baixo pode significar que o aluno terá mais dificuldade em conseguir matricula em disciplinas muito demandadas ou que têm poucas vagas para os alunos do BACH.

 

 

Veja também: Avaliações, 2ª Chamada, Revisão de Avaliação, Histórico Escolar, Trancamento.