UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Avaliações

Você está em: Para Alunos > Provas e Notas > Avaliações

 

A aprovação em disciplinas depende da FREQUÊNCIA do aluno nas atividades presenciais e de suas NOTAS nas avaliações.  A escala das notas nas disciplinas vai de 0 (zero) a 100 (cem). Pode ser obtida da média aritmética, média ponderada ou da soma cumulativa da nota em cada uma das avaliações.

 

A nota final MÍNIMA para aprovação em disciplinas é 60. Os decimais não são registrados na nota FINAL; a nota final é arredondada para as unidades imediatamente inferior ou superior, quando for inferior a 5 (cinco) décimos ou igual ou superior a 5 (cinco) décimos, respectivamente.

 

Cada disciplina deverá ter, no mínimo, 03 avaliações parciais, todas APLICADAS DURANTE O PERÍODO LETIVO. Nenhuma delas pode, sozinha, ultrapassar 40% da nota máxima da disciplina. Geralmente, há uma avaliação no final do 2º mes de aulas, outra no final do 3º e a última no final do 4º mês de aulas.

 

O número, formato, método, critérios, forma de cálculo das notas e modalidade da 2ª chamada das avaliações deve estar previsto no Plano de Curso da disciplina. O Plano de Curso deve ser apresentado ao aluno na 1ª semana de aulas, pelo professor da disciplina.

 

As notas devem ser lançadas no SIGA, pelo professor da disciplina, no máximo até 03 dias antes da próxima avaliação. Os alunos conseguem visualizar as notas lançadas acessando o SIGA. As avaliações corrigidas devem ser disponibilizadas para os alunos conferirem. O aluno que discordar da nota recebida pode requerer vista ou REVISÃO DA AVALIAÇÃO, no prazo de ATÉ 03 DIAS ÚTEIS após a publicação das notas.

 

O aluno que tiver sido impossibilitado de comparecer a qualquer avaliação, pode REQUERER A REALIZAÇÃO DA 2ª CHAMADA da avaliação, desde que apresente requerimento ao professor da disciplina em ATÉ 03 DIAS ÚTEIS APÓS A DATA DA AVALIAÇÃO.

 

As avaliações de aprendizagem estão regulamentadas no Regulamento Acadêmico da Graduação da UFJF (RAG), especialmente nos Artigos 32 a 37.

 

A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) segue critérios diferentes, definidos pelo Colegiado do Curso.