UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Dispensa de Disciplinas

Você está em: Para Alunos > Dispensa de Disciplinas

 

O aluno que já cursou alguma disciplina em outro curso de graduação poderá solicitar DISPENSA de cursar disciplinas do BACH, desde que a disciplina cursada atenda aos seguintes critérios:

 

 

O aluno deve ir à Coordenação do BACH, trazendo seu Histórico Escolar, onde constam a disciplinas cursadas anteriormente. Na Coordenação, receberá uma orientação preliminar sobre quais disciplinas possivelmente conseguirá ser dispensado.

 

Se o aluno cursou as disciplinas em instituição que NÃO é a UFJF, o aluno deve solicitar à instituição de ensino os PLANOS DE ENSINO das disciplinas cursadas que irá utilizar para solicitar a dispensa, se já não as tiver. Estas devem estar ASSINADAS E CARIMBADAS pela instituição de ensino.

 

De posse dessa documentação, o aluno deve retornar à Coordenação do BACH para solicitar a abertura de um processo de DISPENSA DE DISCIPLINAS, à qual irá anexar CÓPIA do Histórico Escolar (onde consta as disciplinas que deseja usar para a dispensa), e os seus respectivos Planos de Ensino. Se o aluno cursou as disciplinas na UFJF, não é necessário o plano de ensino. As disciplinas que o aluno for dispensado de cursar, constarão no Histórico Escolar do BACH do aluno, com a palavra “dispensado” no lugar da nota. Os nomes das disciplinas cursadas que foram usadas para a dispensa NÃO aparecem no Histórico.

 

Se o aluno cursou disciplinas NA UFJF e estas disciplinas tem O MESMO CÓDIGO E NOME de disciplinas do currículo do BACH, o aluno pode solicitar INCLUSÃO DAS DISCIPLINAS NO HISTÓRICO do BACH. É um processo mais simples e mais rápido do que a de Dispensa de Disciplinas. As disciplinas incluídas constarão no Histórico Escolar do BACH do aluno com as notas originalmente obtidas na disciplina. Em todo caso, o aluno deve fazer a solicitação na Coordenação do BACH.

 

 

Veja também: Atendimento na Coordenação, Histórico Escolar, Planos de Ensino.